passa das duas da manha faz pouco mais de 10 graus na serra da cantareira sp quando o silencio da madrugada e cortado por um berro rouco seco agressivo mas harmonioso poucos motores cantam com a musicalidade de um seis cilindros em linha engolindo marcha atras de marcha a quase 7 000 rpm ocasionalmente devolvidas por punta taccos e entradas de curva velozes o suficiente para assustar esportivos modernos o ronco fica mais alto ja e possivel ver os rastros dos projetores de xenonio a 4300k emoldurados por um quatrilho de angel eyes ccfl riscando a neblina por entre as arvores clique nas fotos deste post para visualizar as imagens em alta resoluçao o bmw 330i e46 de fabio aro para a minha frente um dos unicos modelos 330i motorsport de cambio manual existentes no brasil seis cilindros traçao traseira balanços curtos centro de gravidade baixo distribuiçao de peso de 50% sobre cada eixo upgrades de fabrica e aftermarket o que inclui os pneus dunlop direzza dz101 seu sucessor o direzza dz102 foi lançado recentemente 225/45 r17 na dianteira e 245/40 r17 na traseira que estao com os ombros quentes um verdadeiro banquete entusiasta as montanhas da cantareira sao o playground de aro e de seus amigos entusiastas chegados num bom e velho touge o que explica a ironica homenagem ao crew akina speed stars do anime initial d morei na serra quando era criança e mesmo hoje estou a poucos quilometros de la quando tirei a carta de motorista ia muito pra caieiras seja pela estrada da roseira seja pela santa ines entao conheço muito bem as duas uma das partes mais legais de ir a casa dos meus amigos sempre foi o caminho e isso continuou depois de adulto com outros amigos mas na mesma regiao pouco tempo depois que comprei meu honda civic vti ek houve aquela febre do initial d na turma entao este meio que virou nosso mountain pass brinca o lugar onde foi realizado o ensaio e justamente onde estes amigos costumam se encontrar geralmente para comer uma pizza falar sobre carros e como sobremesa dobrar alguns pneus na madrugada fabio e um entusiasta como nos banhado de cultura automotiva e o seu hobby e o seu trabalho neste ano ele completa exatamente uma decada como fotografo automotivo profissional funçao que o permitiu ter acelerado mais de 200 modelos de automoveis diferentes sem contar versoes e nessa degustaçao e que cresceu o seu fascinio pelos bmw toda vez que aparecia um bmw para ser fotografado eu voltava feliz pra casa havia uma conexao algo natural ergonomia incrivel posiçao dos pedais incrivel uma dinamica muito esportiva e comunicativa lembro que o primeiro choque foi quando provei o 335i e90 ha muitos anos mas o que realmente acendeu a chama de vez que me fez correr atras do sonho foi quando fotografei dois modelos em sequencia o m5 f10 e o 335i f30 sendo que este ultimo acabei ficando durante um fim de semana para fazer o ensaio nao teria mais volta nessa epoca eu ja tinha a ideia de pegar um outro carro de entusiasta alem do meu vti e a overdose de bmw acabou definindo isso meu sonho de adolescencia era o m3 e46 mas sabia que seria economicamente inviavel eu ja vinha acompanhando os 330i e46 sabia que havia manuais e que eram rarissimos mas nunca tinha visto um anunciado ate que das aulas de ingo hoffmann a garagem de fabio na segunda feira em que aro devolveu a 335i fotografada ele decidiu fazer mais uma busca por modelos de transmissao manual da bmw e entao surge o inesperado um rarissimo 330i motorsport a venda o nome motorsport foi dado pela bmw no brasil e se refere aos 330i equipados com todos os componentes de performance sport oferecidos na europa de forma individual pela marca para se ter uma ideia da raridade apenas seis bmw 330i motorsport manuais foram importados pela bmw na epoca todos pretos todos 2003 todos manuais e com a placa com as iniciais fdt e a sigla de frota driver training nome do curso de direçao de defesa pessoal e controle dinamico limitrofe da bmw ministrado na epoca pelo piloto ingo hoffmann e que ficou conhecido entre os entusiastas pelas derrapagens controladas nas demonstraçoes de como recuperar um veiculo em situaçoes de sobre esterço com pista molhada a bmw nunca importou ao consumidor final um 330i m sport manual apenas os carros do driver training que vieram da planta de munique cambio zf de cinco marchas tem escalonamento esportivo quinta marcha 1 1 a posiçao de pedais e perfeita para o punta tacco como que por obra do destino este carro havia sido anunciado um dia antes e curiosamente alguns membros do forum bimmer brazil ja tinham localizado o anuncio mas acharam que o carro estava com a pintura danificada e sua experiencia como fotografo o fez tirar a prova em uma das fotos a metade do lado direito parecia fosca de uma forma especifica mas na foto de traseira era o outro lado que parecia fosco exatamente da mesma forma olhando com mais atençao vi que era gordura na lente talvez uma impressao digital nao perdi tempo na terça feira fui visitar o carro em alphaville sp e na sexta feira ja estava voltando pra casa com ele seria a sua primeira vez ao volante de um 330i e46 acostumado aos bmw mais modernos e esportivos sera que haveria alguma quebra de expectativa pelo tiro no escuro na saida de alphaville rumo a rodovia castelo branco ha um tipo de s sem transito algum nao tive duvida botei minha duvida a prova e fiquei muito impressionado positivamente mesmo com algumas buchas com folga com alguns detalhes de manutençao que logo de cara percebi ele fez muito mais curva do que eu esperava o potencial estava claro e o dna que eu tinha provado nos irmaos mais novos estava ali comenta aro empolgado em vez de ja partir para uma mistura de manutençao com upgrades fabio fez questao de antes restaurar o veiculo ao seu estado ideal de manutençao preventiva oem a razao para isso e que ele queria experimentar o carro do jeito que a fabrica havia o idealizado antes de considerar qualquer alteraçao especialmente porque a versao motorsport ja concentra uma serie de melhorias dinamicas em relaçao aos modelos 330i top amortecedores bandejas buchas bobinas sondas todos os o rings nada sobrou sem ser revisto upgrades de fabrica e aftermarket como falamos la em cima o modelo motorsport traz uma serie de upgrades de performance em relaçao a versao de luxo top no padrao de nomenclatura atual da bmw seu nome seria algo como m330i ele traz suspensao m sport codigo 226 com maior carga discos de freio redimensionados 325 mm x 25 mm na dianteira e 320 mm x 22 mm na traseira contra 286 mm x 22 mm e 276 mm x 19 mm do modelo top kit aerodinamico m aerodynamics package ii com para choques m tech ii o dianteiro tem dutos de refrigeraçao para os freios da frente e saia lateral sport rodas esportivas 17 x 7 5 na dianteira e 17 x 8 5 na traseira e escape bmw performance para se ter uma ideia ate mesmo a geometria de suspensao do modelo motorsport e diferente em relaçao a top ate 0 42 grau de cambagem negativa extra na dianteira e 0 56 grau negativo a mais na traseira e a bateria no porta malas sempre em posiçao diagonal oposta ao motorista de serie em todas as versoes coisas de engenheiros entusiastas na parte estetica e de conforto a versao motorsport traz volante msport multifuncional revestido em couro e com diametro menor soleiras e emblemas m bancos sport revestidos de couro e com ajuste eletrico mascara negra nos farois de xenonio com acabamento preto nos projetores frisos do painel no padrao aluminum black cube lembra um pouco a textura de fibra de carbono teto e colunas revestidas em tecido na cor cinza anthracite frisos externos bmw individual com pintura em preto solido depois de deixar o 330i em condiçoes impecaveis aro partiu para melhorias sutis com filosofia minimalista mais resistencia mais fluxo mais aderencia instalou um kit de reforço nas torres dos amortecedores dianteiros original bmw bandejas de suspensao reforçadas e com buchas e pivos tambem heavy duty da meyle sistema de escape magnaflow stainless catback com dois tubos de 2 5 e como soluçao de cold air intake um air box afe magnum force stage 1 pro 5r um jogo de coletores dimensionados e remapeamento de injeçao e igniçao estao no radar como proximos passos atualmente o carro rende 218 cv e 26 5 mkgf nas rodas aferidos em dinamometro algo proximo a 265 cv e 35 mkgf no motor um ganho de 18 hp nas rodas na lista de upgrades fabio escolheu os pneus dunlop direzza dz101 eu ja tinha usado pneus dunlop no meu civic vti gosto bastante da marca e do desempenho deles e queria algo com laterais flancos mais firmes com resposta de direçao mais rapida que os originais que estavam no bmw originalmente eu iria usar os dunlop sport maxx mas a medida dos traseiros que precisava 245/40 r17 nao havia em catalogo felizmente no caso dos direzza dz101 sim foi uma boa escolha fiquei muito satisfeito com o grip no seco e no molhado e com o feedback de direçao deles como cereja do bolo aro acrescentou pequenos toques de personalizaçao angel eyes ccfl projetores de xenonio h3c 4300k nos farois de neblina grades dianteiras na cor preto solido originais bmw e lampadas internas e de placa em led branco entre muitas viagens subidas de montanha e esticadas em estradas de todo o sudeste uma experiencia ficou marcada em sua memoria o dia em que ele andou no autodromo da capuava totalmente sozinho apos um ensaio fotografico de um outro veiculo quando terminei as fotografias levei o bmw ate os boxes para guardar o equipamento coisa de praxe e brinquei com a turma da pista putz pra sair daqui vou precisar fazer a volta inteira na pista hein esperando uma risada ou algo do tipo tomei como resposta claro anda ai e eu fui sozinho na pista num belo fim de tarde foi muito legal pra experimentar os limites do carro e la deu pra ver o quanto que a dinamica dele e neutra ate levemente traseira em algumas situaçoes e a sensaçao de fotografar o proprio carro e aquela coisa santo de casa a gente acaba nunca fotografando o proprio carro no maximo alguma coisa de celular mas nada produzido entao foi engraçado foi diferente tratar as fotos foi trabalhoso tecnicamente porque fotografar um carro preto e um inferno um carro preto a noite e um inferno vezes dois um carro preto a noite iluminado vezes tres e com a umidade do sereno manchando a carroceria vezes quatro mas o resultado foi mais do que compensador talvez eu nunca tivesse o registrado dessa forma memoravel nao fosse este projeto fiquei muito feliz e muito honrado por ter sido escolhido para iniciar este canal espero que voces curtam o 330i motorsport de fabio aro foi a escolha da equipe do flatout para iniciar o canal da dunlop por uma serie de motivos e um carro extremamente raro no brasil tem todas as caracteristicas que um gearhead entusiasta sonha traçao traseira motor torcudo elastico e com ronco eletrizante dinamica precisa e envolvente cambio manual bastante veloz e no topo disso nao e um automovel de valor exorbitante e um sonho possivel mais do que isso tanto ingo hoffmann quanto o fabio aro fazem parte da historia do flatout nao poderia ser diferente [youtube id= uilackbmvvw width= 620 height= 349 ] dunlop direzza dz102 clique aqui para acessar a pagina deste pneu no site oficial da dunlop onde comprar clique aqui para acessar a lista de distribuidores de varejo da dunlop em todo o brasil o nome direzza remete diretamente aos pneus de competiçao usados no campeonato japones de super gt o dz102 lançado no fim do ano passado e a evoluçao do dz101 de acordo com a dunlop o novo modelo teve performance de frenagem melhorada 5% de aumento no molhado e 3% no seco resistencia aumentada em 28% e ainda ficou 26% mais silencioso o direzza dz102 e um pneu uhp ultra high performance muito usado por entusiastas por combinar otima relaçao de custo beneficio respostas dinamicas precisas e bastante aderencia tanto no seco quanto no molhado para isso ele combina carcaça rigida e reforçada banda de rodagem de desenho esportivo e construçao inteiriça sem emendas sun system tres largos canais de escoamento e por fim o composto silicarbon matrix que mistura carbono preto e silica material que deixa o composto mais flexivel aumentando seu encaixe com o asfalto em escala molecular note o tamanho dos blocos da banda de rodagem especialmente nos ombros meant to be driven hard como no sp sport maxx o direzza dz102 tem estrutura reforçada com dupla cinta de aço alem do max flange shield um reforço adicional na lateral do pneu feito para proteger as suas rodas de ralados acidentais treadwear utqg 460
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