no meio da semana retrasada recebo uma mensagem do amigo fabio castellotti aquele cara do azera que acelera em track days e que se voce nao conhece em breve conhecera por aqui me convidando para ir com ele no 15º passeio entre amigos do motorgrid tour de superesportivos e exoticos que acontece trimestralmente ocasiao perfeita para se unir o util ao agradavel em primeiro lugar ha muito tempo devia para voces uma cobertura fotografica do pea em segundo a carona nao seria em qualquer carro mas em um mercedes benz s600 v12 1994 este imenso luxuoso e brutal cupe equipado com o mesmo motor m120 do pagani zonda c12 praticamente original exceto dois upgrades bacanerrimos um jogo de rodas brabus monoblock iii aro 18 e sistema de escape direto em aço inox ficou com vontade de ouvir a musica mecanica em breve amigos combinamos de nos encontrarmos as 8 30 na garagem do predio dele o cafe da manha rolaria no proprio shopping jk iguatemi oferecido pela iwc na forneria san paolo este costuma ser o ponto de partida do pea abrindo mais cedo exclusivamente para os convidados os carros participantes devem ser membros do motorgrid e cada um deve contribuir com 10 kg de alimentos nao pereciveis que sao recolhidos pelos proprios organizadores no corredor que antecede o local reservado para o estacionamento nesta ediçao estamos falando de 342 automoveis e de mais de 10 toneladas de alimentos arrecadados para dez instituiçoes de caridade de porto feliz cidade destino do 15º pea no staff ha 13 voluntarios sete colaboram durante os eventos e cinco alem desta funçao se dedicam diariamente a parte comercial e organizacional ricardo fanin renne arantes daniel koraicho leone andreta que aparece no fundo da foto abaixo e esta atuando como apresentador no canal de youtube e eduardo schkair fundador do motorgrid ao chegar na entrada do estacionamento jk ja havia ao menos quinze car spotters os apaixonados fotografos que durante os finais de semana costumam ficar na av europa onde estao as principais importadoras e show rooms de exoticos aguardando a nossa chegada para nao perder um registro sequer e logico uma fila de esportivos de todo tipo cutucando o acelerador em neutro e fazendo do tunel do estacionamento uma verdadeira camara de ressonancia de musica mecanica era um universo de vozes v8 de virabrequim de plano simples basicamente todas as ferrari v8 destacando as aspiradas 360 challenge stradale 430 scuderia e 458 speciale aperta e a turbinada 488 spider na maravilhosa cor blu corsa brutamontes v8 de virabrequim com plano cruzado e seu ronco de muscle car c63 amg incluindo o black series audi rs6 biturbo e ate dois antigos um impala 1962 e uma ford f1 e v10 de diversos lamborghini e audi r8 incluindo um gt spyder e um gallardo superleggera seis cilindros muita coisa em linha havia classicos como um m3 e36 impecavel bmw m2 e m4 e uma dupla japonesa assombrosa de nissan skyline r33 e silvia s14 este ultimo um de nossos carros favoritos do evento em v era possivel reconhecer de longe o canto anasalado do nissan gt r e dos 350z sem falar e claro nos boxer porsche de um classico 911 super carrera 1980 a um gt3 997 e cayman gt4 ate os quatro cilindros estavam muitissimo bem representados do sincopado ronco de um subaru wrx sti ao rosnado de uma alfa romeo gtv 2000 caracterizada ao estilo da scuderia jolly gancia vamos a primeira das galerias clique nas imagens para ampliar para fechar as imagens ampliadas aperte esc a saida por volta das 11 20 me juntei ao grupo dos car spotters reunidos na saida do estacionamento do shopping jk que se comporta quase como uma passarela de desfile ajudado pelo chao de concreto e pela luz mais difusa e angulada do inverno pois o termometro indicava algo mais proximo aos 30ºc o resultado foi uma bateria de fotos muito interessante curiosamente o momento mais marcante da saida foi justamente causado por um carro que nao participou do pea uma maravilhosa ferrari f12 tour de france e seu v12 de 780 cv quando a tdf parou no semaforo da juscelino kubitschek os spotters voaram por todos os lados em direçao a avenida bem ali eu era um deles antes de o risco de atropelamento ficar serio demais pude fazer apenas uma foto agora aprecie sem moderaçao a saida dos esportivos rumo a porto feliz o passeio nao e feito em comboio de forma que cada um segue o seu ritmo alguns preferem andar juntos outros vao isolados alguns vao na velocidade regular outros sofrem uma misteriosa açao da gravidade no pe direito o local o destino do 15º pea foi o condominio porto sao pedro recem loteado e que acabou se tornando um parceiro do motorgrid todos estacionaram nas vias em volta da area social do condominio onde foi servida uma bela feijoada de almoço o ceu estava absolutamente perfeito caindo como uma luva na carroceria blu corsa da 488 spider o primeiro passeio do motorgrid começou de forma ingenua uma descida ao litoral guaruja para comer uma empada reunindo 16 esportivos entre amigos desde entao amigos de amigos foram se juntando em ritmo exponencial sempre por indicaçao e sempre com o indicado sob a responsabilidade de quem o indicou passando pelo crivo do staff de dois anos para ca ele cresceu em ritmo explosivo depois do terceiro passeio que teve o apoio da itatiaia começamos a seguir um rumo mais profissional e la pelo quinto passeio notamos que o motorgrid era algo importante para as pessoas que participavam comenta schkair algo como uma especie de maçonaria na qual os membros ocasionalmente se reconhecem fora do passeio por meio do token do grupo a pulseira de borracha do motorgrid e acabam se tornando amigos e se ajudando hoje o grupo possui nada menos que 758 membros distribuidos ao longo de tres grupos de whattsapp principal ferramenta de comunicaçao utilizada para o nao entusiasta talvez seja facil estereotipar o motorgrid de forma pejorativa basicamente por envolver automoveis de altissimo valor mas no fim das contas as motivaçoes sao exatamente as mesmas de outros grupos de entusiastas que nasceram e cresceram recentemente como o muscle tour e o race to um pretexto para juntar pessoas com uma paixao em comum e curtir uma estrada e um encontro de carros e ainda fazendo um trabalho filantropico no caminho
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.