um caso relativamente recente que ainda deixa os entusiastas um tanto chateados e o do mitsubishi eclipse o carro que ja foi um cupe esportivo cultuado mesmo com traçao dianteira ao longo de ; e que tornou se um dos icones do tuning nos anos 2000 hoje e um crossover cupe chamado eclipse cross uma vez que voce amadurece e entende que o mundo nao funciona da forma como voce quer o eclipse cross faz sentido um nome forte que pode ate ser nostalgico para quem ja quis ou ja teve um eclipse tunado mas hoje e um chefe de familia que so compra crossovers e poderia ser pior poderia ser so eclipse sem o cross ja pensou ao menos do jeito que esta e como se o eclipse original ainda nao estivesse morto de vez ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] a ultima das quatro geraçoes que o eclipse teve foi descontinuada em 2011 como modelo 2012 nao foi a mais marcante as duas primeiras disputam esse posto mas era um carro mais que digno por seu visual que remetia a segunda geraçao e pelo motor v6 de 267 cv da versao gt pecava pela traçao dianteira mas no mundo real era um carro estiloso de potencia mais que razoavel e em retrospecto merecia o nome eclipse vamos fazer um exercicio de imaginaçao e realidade alternativa aqui e se a mitsubishi tivesse aproveitado a base do ultimo eclipse para dar a ele uma versao esportiva verdadeiramente desejavel seria possivel salva lo o mais ironico e que sequer precisamos quebrar a cabeça ou ir muito longe porque a propria mitsubishi ja mostrou o que teria feito la no distante salao de detroit de 2006 seu nome mitsubishi eclipse ralliart concept mas pode chamar de eclipse evo porque convenhamos ele era exatamente isso um eclipse com todo o powertrain do lancer evolution contemporaneo o evo viii o resultado ficou tao fodastico quanto esse ai que voce imaginou o carro foi feito como o nome diz pela divisao ralliart da mitsubishi a mesma responsavel pelos evo que correram e venceram no wrc com tommi makinen ao volante mas que tambem estava por tras dos pajero que dominaram o rally dakar nos anos 2000 e boa parte dos esportivos de rua da mitsubishi tinham um dedo da ralliart ou as duas maos no processo de desenvolvimento a ideia era demonstrar o potencial da quarta geraçao do eclipse entao recem revelada era uma tarefa importante pois a terceira geraçao que durou entre 2000 e 2005 nao obteve a mesma aceitaçao das anteriores tinha estilo carregado com vincos profundos nos para choques e na parte inferior das portas tambem era mais pesado e com o motor v6 de tres litros que entregava 210 cv na melhor das hipoteses nao empolgava tanto o quarto eclipse era mais potente e para a maioria bem mais bonito com todos os recursos a mao e um belo powertrain ja pronto por que nao juntar tudo e fazer o eclipse que todo mundo gostaria de ver a ralliart partiu do eclipse gt como base a versao mais potente e com visual mais agressivo o motor v6 de 3 8 litros deu lugar ao consagrado 4g63t 2 0 turbo que na encarnaçao do evo viii entregava pelo menos 280 cv potencia da versao japonesa sujeita ao acordo de cavalheiros entre as fabricantes bem como todo o sistema de transmissao incluindo a traçao integral algo que o eclipse havia perdido desde a terceira geraçao o motor foi instalado sem grande dificuldade afinal era um projeto oficial com todo o suporte de fabrica a que tinha direito e ate poderia ter ficado totalmente stock mas nao a ralliart procurou a hks e descolou com eles comandos de perfil mais agressivos e uma nova admissao alem de outros itens que nunca foram revelados para chegar a aproximadamente 400 cv de acordo com o material da epoca apostamos tambem em um retrabalho de fluxo no cabeçote e claro uma reprogramaçao na ecu alem do motor a transmissao toda foi transplantada cambio manual de seis marchas com embreagem de disco triplo e o sistema de traçao nas quatro rodas do evo mr que nao era qualquer um pois vinha com toda as assistencias controle ativo de guinada super ayc diferencial ativo acd e abs recalibrados com enfase no desempenho nao parava por ai a ralliart tambem deu fez um complete makeover na carroceria com paineis de fibra de carbono no capo para lamas teto e para choques o capo tinha uma entrada de ar para ajudar na admissao e tambem no resfriamento do 4g63t e a tampa do porta malas ganhou uma nova asa que surpresa tambem era de fibra de carbono o composito tambem foi usado acredite se quiser nas rodas em 2006 as rodas de 20 polegadas eram pintadas de dourado escondendo o material de que eram feitas e calçavam pneus yokohama [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 288300 288299 ] por dentro havia mudanças relativamente simples como instrumentos aftermarket um volante momo com forraçao em alcantara com costuras vermelhas bancos concha com cintos de quatro pontos e manopla de cambio de aço escovado para ajudar na reduçao de peso o banco traseiro foi eliminado fora os instrumentos tudo parecia pronto para ganhar as ruas e provavelmente alimentou esperanças em muita gente quando o eclipse ralliart foi revelado ha 15 anos mas evidentemente nao aconteceu a mitsubishi diz que o carro nunca foi testado de verdade na pista mas sinceramente nos duvidamos que os engenheiros e pilotos de teste da ralliart nao tenham colocado esse monstrinho para rodar tambem apostamos firmemente que eles adorariam ter colocado o eclipse ralliart nas lojas mesmo que em uma serie limitadissima isso nao aconteceu por um motivo simples apesar no capricho no projeto e dos gastos fibra de carbono nao e um material barato hoje e muito menos em 2006 a mitsubishi ainda estava em uma situaçao delicada no ano anterior o grupo mitsubishi precisou intervir investiu o equivalente a r$ 2 4 bilhoes para adquirir a maior parte da mitsubishi motors que operava de forma independente naquela epoca foi o bastante para garantir a sobrevivencia da fabricante mas nao era o suficiente para apostar alto em carros de nicho havia porem um segundo fator o proprio evo que na geraçao viii converteu se de lenda dos ralis a icone cultural influenciado por apariçoes na franquia velozes e furiosos e nos games de corrida da epoca onde qualquer um podia fazer seu evo dos sonhos um eclipse com o mesmo powertrain poderia causar conflito na linha mesmo que os dois carros tivessem propostas diferentes por outro lado podemos ser otimistas retroativos e pensar que um eclipse evo podia ter sido a salvaçao do cupe provando que ele tinha muito mais potencial a ser explorado so nao teve tempo para isso se serve de consolo a asa traseira chegou as concessionarias como acessorio
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