que tal mais um post inspirador para começar a semana entao se prepare porque hoje vou falar de um carrinho bem interessante o toyota starlet kp61 trata se de um hatchback japones que original de fabrica pesa 700 kg tem traçao traseira e cambio manual para gente normal ele e so um carrinho velho e barato agora para os entusiastas da terra do sol nascente ele e um icone especialmente por causa de seu potencial como project car [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] vamos aos fatos e argumentos o toyota starlet foi fabricado entre 1973 e 1999 ao longo de cinco geraçoes a primeira se chamava toyota publica starlet 40 series e na real parecia um corolla encurtado era um carrinho muito charmoso com versoes seda de duas portas seda de quatro portas e perua de duas portas e motores de 0 9 litro e 1 2 litro foi a segunda geraçao porem que cultivou uma enorme base de fas o starlet de segunda geraçao ou 60 series que estreou a carroceria hatchback e nao e por acaso que os hatches compactos de traçao traseira sao meio que um fetiche entre os entusiastas peso mais baixo entre eixos curto e balanços menores resultam quase sempre em um carro agil e divertido mesmo que ele seja um popular feito para custar pouco e beber menos ainda o starlet 60 series por coincidencia esta fazendo 40 anos este mes ele começou a ser produzido em fevereiro de 1978 e seguiu em linha ate outubro de 1984 alem de intruduzir a carroceria hatchback com um estilo muito simpatico lembrando bastante as duas primeiras geraçoes do civic ele tambem estreou a versao de 1 3 litro 1 290 cm³ do motor 4k da toyota um indestrutivel quatro cilindros em linha com comando no bloco diametro x curso de 75x73 mm o que lhe ajudava a subir de giro mais rapido e versoes carburada e injetada com carburador aisan de corpo duplo o motor entregava 65 cv a 5 400 rpm e 9 9 mkgf de torque ja o motor com injeçao de combustivel mecanica aparentemente chegava aos 74 cv a 5 600 rpm e 10 8 mkgf de torque a 3 600 rpm era este o motor da versao sprint que tinha interior com aspecto mais esportivo e rodas iguais as dos primeiros toyota ae86 voce provavelmente lembra desse carinha aqui sim outro carro de gran turismo 2 o starlet verdinho foi o primeiro carro de muita gente no classico do playstation eu mesmo cheguei a comprar um a certa altura meu primeiro carro era sempre o toyota supra mk3 branco atraido pelo turbo no nome provavelmente porem foi um erro de traduçao o turbocompressor so chegou ao starlet na terceira geraçao que passou a contar com um motor transversal e traçao dianteira [youtube id= kwnsufmzg u width= 620 height= 350 ] alias falando em ae86 da uma ligada no que keiichi tsuchiya o drift king e capaz de fazer com um starlet preparado na pista ou melhor dois [youtube id= wy1gkdyu7qe width= 620 height= 350 ] o video tem legendas em ingles que podem ser traduzidas automaticamente pelo youtube neste episodio do hot verion tsuchiya conduz dois starlet kp61 preparados o primeiro usa um motor t com comando duplo no cabeçote produzido entre 1970 e 1985 e utilizado em dezenas de modelos da toyota e da daihatsu que e uma divisao da toyota com corpos de borboleta individuais comando trd e deslocamento ampliado para 1 430 cm³ o quatro cilindros e capaz de girar a 9 800 rpm ainda que a potencia nao tenha sido revelada no video o ronco do motor e a velocidade que o carro atinge nas maos de tsuchiya dao uma boa noçao do quanto ele anda nao e para menos com interior todo aliviado apenas com uma gaiola de proteçao parcial o starlet pesa 650 kg o segundo carro e ainda mais forte ele recebeu o motor 4a ge do toyota ae86 que gira menos mas recebeu um supercharger apesar de estar com 800 kg o motor e mais pesado o hatch tambem e muito rapido os dois exemplares tiveram a suspensao dianteira equipada com braços triangulares enquanto a traseira permaneceu com o eixo rigido four link naturalmente molas e amortecedores mais firmes foram colocados no quatro cantos no primeiro carro e visivel que a carroceria quase nao rola nas curvas e que a traseira escapa facilmente mesmo com pneus mais largos e bifudos [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] mas sabe o que e ainda mais incrivel ver o pequeno starlet dar um banho em um skyline gt r r34 na pista um carro que pesa o dobro do starlet mas tem um seis em linha biturbo de pelo menos 280 cv e traçao integral o hatchback se da melhor com o layout truncado do circuito atacando as curvas com muito mais agressividade e segurando as pontas nas retas [youtube id= w5vsteu21 i width= 620 height= 350 ] este video nao tem legendas infelizmente mas como sempre dissemos o ronco dos carros e uma lingua que todo entusiasta entende o proprio tsuchiya alias tem um starlet kp61 em seu passado antes de seu lendario ae86 com cabeçote de 20 valvulas o dorikin pilotava um starlet preto como podemos conferir neste trecho do classico pluspy a partir da marca dos 2 minutos [youtube id= kskk_um351q width= 620 height= 350 ] no japao o starlet de segunda geraçao com motor de 1 3 litro e um daqueles carros conhecidos por seu codigo kp61 havia tambem o motor 1 0 kp60 e o motor 1 2 kp62 mas o kp61 e o mais procurado e graças a sua dinamica divertida foi o que mais fez sucesso no reino unido e nos estados unidos onde foi vendido em pequena quantidade starlet turbo s de terceira geraçao era estiloso mas tinha traçao dianteira e por isso nao tem o mesmo reconhecimento que o kp61 os starlet que vieram depois tambem tem seus fas especialmente a versao turbinada de terceira geraçao cujo motor 4e fte chegava a 135 cv mas so o starlet de segunda geraçao trazia a combinaçao magica que me fez compara lo a um chevette hatch e por isto ela e a mais popular sera que e tao dificil importar um deles para ca
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.