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Ele está de volta! Novo Toyota Supra é apresentado em Genebra em versão de corrida

No texto de introdução do GR Supra Racing Concept, a Toyota faz questão de mencionar Gran Turismo e “Velozes e Furiosos” logo nas primeiras linhas. Eles sabem o quanto seu esportivo com motor de seis cilindros em linha é querido por seus fãs, e sabem que ele marcou época especialmente na virada dos anos 90 para os anos 2000. Isto é um bom sinal, para nós, pois indica que eles têm consciência de que estão lidando com um público apaixonado e que não podem decepcioná-lo.

O GR Supra Racing Concept é a primeira visão “oficial” que temos do carro, e a primeira vez que a Toyota assume publicamente que ele vai mesmo se chamar Supra. Aliás, a revelação do conceito só confirma diversas suspeitas que a gente tinha.

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O número 90 na lateral é uma referência ao código do novo Supra, A90. O Supra Mk4 tinha código A80

Para começar, ele foi mesmo revelado como um carro de competição. Para quem não sabe (ou não lembra), “GR” significa “Gazoo Racing”, a divisão de esportivos e carros de corrida da Toyota. Por enquanto a sigla só estampou algumas versões esportivadas de sedãs e cupês da Toyota, mas o objetivo principal é mesmo que a empresa se torne uma submarca. O cenário mais provável, embora não confirmado, é que o Supra seja vendido no Japão como GR Supra, mas que chegue a outros mercados como Toyota Supra. Afinal, o peso do nome ainda é grande.

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O enorme difusor traseiro e os para-lamas bem mais largos são os principais responsáveis pelo aumento nas dimensões. O modelo de produção deverá ser um pouco menor que o Supra Mk4

Na versão conceitual de corrida o Supra é extremamente parecido com as projeções que foram divulgadas até agora: o desenho das entradas de ar na dianteira, os canards aerodinâmicos na frente dos arcos de roda e as saídas de ar no capô estão lá.

A disposição dos elementos em vermelho e preto na pintura de corrida é um pouquinho diferente e os faróis não têm lentes amarelas, mas no mais as apostas foram bem precisas. O Supra é mesmo parecido com o conceito FT-1, criado para Gran Turismo 6. Aliás, a Toyota já disse que o GR Supra Concept será disponibilizado em um update futuro para Gran Turismo Sport. A tradição será mantida, graças aos deuses da velocidade.

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As lanternas horizontais e o spoiler esculpido na tampa traseira formam uma silhueta que remete à traseira do Supra Mk4. Mas é preciso uma boa dose de imaginação temperada com nostalgia para perceber

A Toyota diz que o conceito faz uso extensivo de “materiais compósitos de baixo peso” (ou seja, fibra de carbono) na asa traseira com suporte do tipo “pescoço de ganso”, os para-lamas alargados, os para-choques, carcaças dos retrovisores, saias laterais e difusor traseiro. O capô também é feito de fibra de carbono, e o para-brisa e as janelas laterais são de acrílico.

Havia (ao menos a gente tinha) certa esperança de saber como o Supra seria por dentro, mas era mesmo mais provável que o interior fosse aliviado para as pistas. Há apenas um banco de competição OMP, com cinto de competição, volante destacável (também da OMP) com data logger e todos os comandos para o piloto, gaiola de proteção integral, painel de instrumentos minimalista com acabamento flocado e revestimentos de fibra de carbono nua para as portas. As rodas são BBS com cubo rápido, calçadas com pneus slick Michelin, e os freios usam discos e pinças Brembo.

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A Toyota diz que não se trata apenas de decoração: a gaiola de proteção, o sistema de combate a incêndio, as linhas de freio e combustível, a caixa de pedais e a bateria são todos funcionais, projetados e instalados segundo normas internacionais de segurança para carros de competição.

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Por outro lado, nada ainda foi dito a respeito do conjunto mecânico do conceito. A únicas pista são as aletas para trocas de marcha atrás do volante e uma foto dos pedais, que são três, o que indica que o carro tem uma caixa sequencial. De qualquer forma, vale lembrar que tudo indica que o Supra vá usar o motor 3.0 turbo já visto nos BMW 40i (140i, 240i, 340i) e uma versão do motor 2.0 turbo dos BMW 28i (228i, 328i), em ambos os casos com câmbio automático de oito marchas.

No mais, a Toyota deu as dimensões do conceito: 4.574 mm de comprimento, 2.048 mm de largura, 1.230 mm de altura e 2.470 mm de entre-eixos.

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São medidas ligeiramente maiores que no Supra da geração anterior, que tinha apenas o entre-eixos mais longo, com 2.550 mm. Por outro lado, não devemos esquecer que os aparatos de competição acrescentam alguns centímetros ao comprimento e a largura, e que a versão de rua tem tudo para ser mais esbelta e esguia.

É provavel que todo mundo estivesse esperando a versão de rua, mas esta não deve demorar a chegar. Como dissemos no nosso dossiê a respeito do novo Supra, a produção tem tudo para começar ainda neste ano, então na pior das hipóteses poucos meses nos separam da revelação final. Sim, estamos ansiosos demais.

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