Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Governo anuncia incentivos a carros elétricos e híbridos
O Ministério da Indústria e Comércio Exterior ainda não definiu como será o próximo programa para a indústria automobilística brasileira, mas revelou no início desta semana que irá reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos veículos híbridos para 7%, a mesma dos veículos com cilindrada de até 999 cm³. A redução do IPI para os híbridos e elétricos é a segunda medida de incentivo a esses tipos de veículo; desde o final de 2016 os híbridos e elétricos são isentos dos 35% do Imposto de Importação.
O anúncio foi feito pelo ministro interino, Marcos Jorge, durante a comemoração dos 60 anos da Toyota no Brasil — que, não por acaso, é a fabricante do Prius, o híbrido mais vendido no Brasil. A redução ainda não tem data para ser implementada mas, segundo o ministro, será anunciada entre o final de janeiro e início de fevereiro — ou seja: nesta ou na próxima semana — e deverá entrar em vigor em até 180 dias.
Audi é acusada de fraudar emissões – mais uma vez
A fumaça do Dieselgate estava começando a se dissipar neste início de 2018, mas as autoridades alemãs encontraram mais um dispositivo para burlar os testes de emissões nos carros a diesel da Audi equipados com o motor 3.0 V6 TDI — que também passou a equipar a Volkswagen Amarok depois que seu motor 2.0 TDI foi envolvido no escândalo inicial.
Segundo a Kraftfahrt-Bundesamt (KBA), um órgão análogo ao nosso Denatran, o software do sistema de gerenciamento do motor 3.0 V6 TDI do Audi A8 é capaz de detectar as condições de teste e ativar um mapa com medidas de redução de emissões, que é desativado assim que o carro é desligado após os testes e volta a ser usado em condições normais.
Há menos de um mês a Audi encerrou seu comitê de investigação sobre o Dieselgate, dando o assunto por encerrado. Como consequência desta nova descoberta da KBA, a Audi anunciou o recall de mais de 127.000 unidades de todos os seus modelos em todo o mundo, e deverá enfrentar novas ações judiciais coletivas de clientes destes modelos.
Fernando Alonso agora quer testar um carro da NASCAR
Fernando Alonso não parece muito preocupado com a Fórmula 1 nos últimos meses. Depois de participar das 500 Milhas de Indianápolis e manifestar interesse nas 24 Horas de Le Mans deste ano (usando as 24 Horas de Daytona como experiência para decidir se irá ou não à França), o piloto espanhol agora disse que gostaria de participar de uma prova da NASCAR.
Em entrevista ao site Autosport durante as coletivas de imprensa das 24 Horas de Daytona, Alonso disse que adora assistir à Daytona 500: “É uma corrida que definitivamente está entre as melhores e mais icônicas do planeta”. Questionado sobre as possibilidades de disputar a categoria, ele respondeu dizendo que “precisaria de muita experiência, muitos anos de disputa” e que “provavelmente não tem mais esse tempo de carreira”, mas disse que seria “legal testar um carro da NASCAR para sentir a pilotagem” e saber “se gostaria de competir ou não”. “A NASCAR é uma categoria muito diferente. O gerenciamento do tráfego, a estratégia, o draft e o traçado. Esse tipo de estratégia é algo que eu não teria se corresse na NASCAR”, disse.
McLaren apresenta versão de rua do 570S GT4
A McLaren Special Operations, a divisão de personalização e restauração da fabricante britânica, revelou nesta semana mais um modelo especial: o McLaren MSO X. Trata-se de uma versão de rua do seu 570S GT4, com todos os upgrades que a versão de pista precisa, porém com altura de rodagem e pneus mais apropriados para as ruas.
Ele tem o mesmo snorkel funcional no topo da cabine, as mesmas aletas aerodinâmicas no para-choques dianteiro (dive planes/canards), o mesmo escape de titânio, e a mesma asa traseira que produz 100 kg de downforce e a mesma carroceria e interior de fibra de carbono do carro de corridas. O lado de dentro, aliás, também manteve os bancos de fibra de carbono e o compartimento para alojar um capacete, bem como uma barra de afixação dos cintos de seis pontos, embora o carro venha com cintos convencionais retráteis de três pontos.
Serão feitos apenas dez exemplares, todos para uma única concessionária da McLaren, a loja de Newport Beach, na Califórnia. Todos eles já estão vendidos.
Emerson Fittipaldi é o novo “garoto propaganda” da Kia
Emerson Fittipaldi historicamente teve sua imagem associada aos modelos da Chevrolet, como o Monza 500 E.F. e o Omega Fittipaldi. Por isso nos surpreendemos duplamente quando a Kia revelou que ele será uma das estrelas de seu novo comercial, que irá apresentar o sedã-fastback Stinger no intervalo do Super Bowl.
A fabricante coreana publicou um teaser que mostra Fittipaldi recostado sobre um Stinger que está alinhado na linha de largada de algum circuito oval americano ao lado de outro exemplar do sedã esportivo, que será dirigido por um piloto (ou pilota?) misterioso. Segundo a Kia tanto Fittipaldi quanto o piloto misterioso são “lendas eternamente jovens que passaram muito tempo nos carros mais potentes e exóticos do planeta”.
Não é preciso observar muito para notar que a mão que liga o carro usa um anel, unhas longas e pintadas, o que indica que o desafiante pode ser uma mulher — ou então Dennis Rodman, mas ele não é reconhecido mundialmente por curtir carros. Poderíamos apostar em Michelle Mouton, se ela não fosse praticamente patrimônio da Audi, então nosso palpite é Danica Patrick — só porque não conseguimos pensar em outra pilota ou celebridade do sexo feminino que tenha passado um bom tempo a bordo de supercarros. Edição de 28/01: como bem observou o leitor Rafa2810, as unhas parecem ser de Steven Tyler, o frontman do Aerosmith, famoso por seu gosto peculiar por supercarros exóticos até mesmo no universo dos supercarros exóticos.