Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Emerson Fittipaldi de volta às pistas?
A pergunta pode parecer um devaneio desse inverno quente, mas Emerson Fittipaldi foi incluído no ranking atualizado da FIA com os pilotos participantes do Mundial de Endurance. Quem “descobriu” o nome de Emerson na lista foi o jornalista americano John Dagys, da Fox Sports.
Logicamente isso não significa que ele realmente pretende voltar a correr ou disputar o campeonato completo, mas se seu nome foi incluído na relação — por um pedido especial —, é possível que ele esteja preparando algo para o futuro.
Vale lembrar que Fittipaldi é o promotor da etapa brasileira do campeonato, as 6 Horas de São Paulo. Sim, ele tem 67 anos, mas até aí o piloto-ator Paul Newman disputou Daytona com 80 anos — e ele nem era campeão mundial de F1, nem da Indy. Será que veremos o velho Emmo de volta à pista de Interlagos?
Mini Rocketman pode ser lançado em 2016
Em 2011 a Mini exibiu no Salão de Genebra um conceito subcompacto batizado como Rocketman. Ele seria o modelo de entrada da marca, mas os planos de fazer uma versão de produção do modelo foram cancelados — ou melhor suspensos, como descobrimos nesta semana.
Isso por que a BMW, dona da marca, está analisando as possibilidades de lançar um modelo menor para a atual gama — desta vez, quem sabe, com as proporções do Mini original. A informação é dos britânicos do Auto Express, que especulam que o modelo será produzido em parceria com a Toyota, com base no compacto iQ — o mesmo que serviu à Aston Martin para criar o Cygnet. Caso torne-se realidade, o modelo será oferecido apenas no Reino Unido, onde a marca tem maior participação no mercado, e deve chegar em 2016 por £ 11.500.
Curitiba inicia testes com radares de velocidade média
A prática de frear em cima do radar e voltar a acelerar pode estar com os dias contados, ao menos em Curitiba (PR). A prefeitura mais divertida do Facebook está testando um sistema de radares de velocidade média com limite de 60 km/h. Os equipamentos irão funcionar em caráter experimental na Avenida Fredolin Wolf.
O sistema irá medir o tempo que o veículo leva para percorrer a distância entre dois pontos — caso o tempo seja inferior ao programado para a velocidade, o infrator poderia ser multado caso os radares estivessem em operação real. O que acontece é que o código de trânsito não permite esse tipo de radar que mede a velocidade média, embora a proposta para torná-los legais já esteja tramitando no Congresso.
Peugeot RCZ não terá nova geração
Um dos cupês mais interessantes dos últimos anos pode estar perto do fim. A Peugeot voltou atrás na decisão de produzir uma nova geração para o RCZ, o cupê nascido esportivo e dotado de motores 1.6 Turbo com até 200 cv. Segundo o presidente da PSA, Carlos Tavares, os futuros modelos esportivos da marca serão todos desenvolvidos sobre outros modelos já existentes, como o 208 GTI e o 308 GTI. Como o RCZ não deriva de nenhum outro produto da marca (embora guarde semelhança com o 207 europeu) ele não ganhará um sucessor.
Fala-se ainda que o RCZ não trouxe o retorno esperado para a marca devido às suas fracas vendas em nível mundial. Contudo, ele ainda será produzido por mais algum tempo antes de sair de linha definitivamente.