ha poucas semanas um de nossos leitores nos mostrou a foto de uma locomotiva da decada de 1930 um belo trem um trem de passageiros da decada de 30 e a foto nos deu uma ideia dar inicio a uma minisserie sobre trens e locomotivas para começar esta serie escolhemos um trem chamado chamado empire state express que começou a circular nos estados unidos no fim do seculo 19 dizem que ele era o trem mais rapido do mundo na epoca mas nao se sabe se isto e verdade o que sabemos com certeza ele e um dos mais populares o empire state express começou a operar oficialmente em 1892 e permaneceu em atividade por 75 anos aposentando se em 1967 a linha ferroviaria na qual o empire state express operava e mais antiga a new york central railroad começou as atividades em 1853 quando os trens ainda estavam entre os principais meios de transporte de longa distancia junto com os veiculos de traçao animal sim faz tempo os carros sequer haviam sido inventados ainda velocidade luxo e conforto eram exigencias da maior parte dos passageiros afinal se alguem quisesse viajar devagar sofrer com solavancos e suportar mau cheiro ja haviam as carruagens assim naquela epoca havia uma concorrencia muito grande entre as fabricantes de locomotivas e tambem entre as proprias linhas ferroviarias por exemplo nos anos 1890 a maior rival da new york central railroad era a pennsylvania railroads as duas empresas serviam a mesma regiao com ferrovias que abrangiam toda a regiao ao sul dos grandes lagos havia um bom motivo para isto em 1893 aconteceria a feira mundial de chicago e as duas linhas estavam brigando para ver quem oferecia o transporte mais rapido ate o local do evento e importante lembrar que naquela epoca as feiras mundiais eram aguardadissimas pois proporcionavam aos visitantes conhecer de perto os maiores avanços tecnologicos do planeta nao havia como ver tudo pela tv ou pela internet obviamente [caption id= attachment_238344 align= aligncenter width= 1400 ] abertura da feira mundial de chicago de 1893[/caption] em virtude disto a pennsylvania railroads deu uma repaginada geral em suas locomotivas em resposta e logo a administraçao a new york central railroad começou a trabalhar em um novo trem de passageiros o empire state express um super trem capaz de quebrar a barreira das 100 mph 161 km/h sem duvida aquele seria um chamariz e tanto para o publico ao mesmo tempo teve inicio a fabricaçao da chamada new york central railroad nº 999 uma locomotiva a vapor feita pela nyc west albany shops sob encomenda da linha ferroviaria ela ficou pronta em 1893 e estava destinada a tornar se uma das mais famosas dos eua a no 999 era uma locomotiva do da classe 4 4 0 ou seja ela tinha quatro rodas lideres a frente menores; mais quatro rodas motrizes maiores com 220 cm de diametro nao havia rodas nao tracionadas na parte posterior esta era uma das classes de locomotivas mais popular nos eua e por isso tambem e chamado de locomotiva americana existiam literalmente dezenas de classes de locomotivas a vapor que nos eua eram sempre divididas pela sua disposiçao de rodas por exemplo uma locomotiva 2 2 2 tinha duas rodas lideres a frente duas rodas tracionadas ao centro e duas rodas traseiras livres o peso sobre as rodas motrizes era de 38 1 toneladas e os cilindros tinham 3 81 metros de comprimento a no 999 tambem foi a primeira locomotiva a trazer freios nas rodas dianteiras a pintura era preta com acabamento acetinado e o tender o segundo vagao do trem que ficava logo atras da locomotiva e levava o carvao usado para aquecer a caldeira trazia o letreiro empire state express folheado a ouro a no 999 começou a operar exatamente em 1893 sempre partindo da cidade de syracuse nova york com destino a chicago illinois no dia 9 de maio daquele ano registros internos da locomotiva registraram uma velocidade de 102 8 mph 165 4 km/h no dia seguinte ela foi ainda mais veloz chegando as 112 5 mph 181 1 km/h o feito garantiu a locomotiva o apelido the queen of speed a rainha da velocidade e teoricamente fez dela o primeiro veiculo sobre rodas a superar a barreira das 100 mph https //www youtube com/watch v=2frvwaq9nbm no entanto as coisas nao sao simples fora os relatos verbais dos operadores e calculos feitos por jornalistas nao ha documentaçao que comprove a velocidade atingida pelo empire state express alem disso um relato de j p pearson cronometrista de trens que na epoca escrevia para a revista railways & scenery dizia que a no 999 atingiu no maximo 81 mph 130 35 km/h velocidade compativel com a de outras locomotivas da mesma categoria o proprio tacografo do trem acusava uma velocidade maxima de 86 mph 138 4 kmh outras publicaçoes que inicialmente noticiaram o feito da locomotiva no 999 emitiram notas de retrataçao pouco tempo depois no entanto esta controversia nao afetou a fama do empire state express que continuou muito popular nos anos seguintes ele era um trem muito luxuoso e confortavel a locomotiva geralmente puxava entre ito a dez vagoes cada um deles com restaurante leitos e cadeiras https //www youtube com/watch v=fdezhsboznc mesmo depois que a feira mundial de chicago acabou a no 999 continuou operando dentro do estado e nova york em um percurso entre syracuse e buffalo contudo sem a necessidade de afirmar superioridade a locomotiva teve as rodas de 220 cm trocadas por peças menores de 180 mm que garantiam mais estabilidade em troca de uma velocidade final menor a locomotiva continuou em atividade ate 1924 e ela foi popular ate o fim na decada de 1920 era muito comum ver miniaturas da no 999 em parques de diversoes https //www youtube com/watch v=vl0yyz19gn0 alem disso outras fabricantes de locomotivas começaram a utilizar numeros em sequencia para batiza las esta pratica inspirou ate mesmo os cigarros 555 que ficaram famosos na decada de 1990 por patrocinar a subaru no wrc naquela altura as locomotivas a vapor ja estavam começando a ficar obsoletas especialmente com a chegada das locomotivas diesel eletricas assim a no 999 foi desmontada restaurada e exibida em uma feira ferroviaria este tipo de coisa era comum na decada de 1920 na cidade de baltimore maryland em 1925 a partir dai a no 999 passou a viajar pelos eua sendo exibida em feiras eventos e museus ate 1952 quando foi aposentada de uma vez em 1962 ela foi doada para o museu de ciencia e industria de chicago que a recebeu apenas em 1968 ela esta la ate hoje em exibiçao permanente https //www youtube com/watch v=8qiwva8knpu ja o empire state express como dissemos mais acima seguiu em atividade ate 1967 em 1941 o trem passou a usar uma nova locomotiva da classe 4 6 4 fabricada pela hudson seu aspecto mais notavel era a carenagem aerodinamica construida sobre a locomotiva pela norte americana budd esta locomotiva foi usada ate a desativaçao do empire state express em 1967 dica do leitor arthur episcopo
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