Você não achou que teríamos somente duas mega galerias (esta e esta) do Encontro de Autos Antigos, achou? Pois desta vez voltamos para a terceira e última parte, na qual veremos os clássicos do Velho Mundo, um par de japoneses e os bravos veículos militares do passado.
Como havíamos dito anteriormente, o evento tem uma premiação nos moldes de Concurso de Elegância, como nos encontros de Villa d’Este e Pebble Beach. Neste ano foram nada menos que 105 clássicos premiados — mais um atestado do alto nível dos carros reunidos anualmente na cidade. A lista completa você confere logo abaixo:
Neste grupo dos europeus, japoneses e militares, o destaque é aquele que faturou o prêmio de Best in Show: um raríssimo Alfa Romeo 6C 2500 Boneschi 1950.
O 6C 2500 foi o último carro de rua da linhagem 6C, lançado em 1938, pouco antes do início da Segunda Guerra Mundial. Na época era um dos carros mais caros do planeta e, como praticamente todos os modelos da época, usava um sistema de construção do tipo carroceria sobre chassi. Por isso era comum que seus compradores encomendassem carrocerias especiais dos inúmeros carrozzieri da época.
E é exatamente isto o que torna este exemplar tão especial: a maioria dos Alfa Romeo 6C 2500 era encarroçada pela própria Alfa ou pela Touring (Superleggera) de Milão, mas este aqui foi feito pela Boneschi. A encarroçadora ficou famosa por sua limousine baseada no 6C 2500 Turismo, que tinha entre-eixos de 3,25 metros, mas também estima-se que ela construiu três conversíveis como este de Lindoia. Um deles é um modelo 1949 que está na França. O outro é este belo exemplar que roda no Brasil.
Agora, se você é daqueles que apreciam uma estradinha estreita, bucólica e sinuosa como aquelas que inspiraram estes carros, baixe a capota, ajeite o banco e siga-nos nesse passeio.
Não viu as duas primeiras galerias? Então clique aqui para ver a primeira e aqui para ver a segunda.