o que aconteceria se eu pegasse o motor deste seda de luxo dimensionado para empurrar um carro de quase duas toneladas e colocasse naquele popularzinho de 800 kg por alterar de forma tao profunda a relaçao peso torque o engine swap e um dos tipos de preparaçao mais hardcore que existem e que possui cada vez mais adeptos no brasil — basta dar uma olhada na lista dos project cars quais as principais dificuldades deste tipo de loucura e qual o engine swap dos sonhos de voces antes durante e muito provavelmente depois do dart games vou continuar criando projetos mirabolantes que nunca sairao do papel e a maior parte deles envolve engine swaps coisas como puma com motor de subaru opala v8 mini cooper antigo com motor de civic si alfa romeo gtv com v6 do 164 bmw e36 com v8 de corvette e achava que isso era uma patologia rara mas conversando com os crew members leo contesini e dalmo hernandes descobri que eles tambem possuem os seus projetos insanos ou seja o swap e uma doença que esta se espalhando secretamente entre os gearheads por isso extravasem a sua loucura no campo dos comentarios estamos curiosos para ouvir voces [youtube id= hifmgz4nvka width= 620 height= 350 ] de tanto conversar com preparadores a respeito das possibilidades destes projetos ficticios e de ter acompanhado o real nascimento de alguns acabei juntando alguma base sobre as maiores dificuldades que aparecem em todo engine swap como voces verao e algo bastante complicado mas existem caminhos para viabilizar o seu frankenstein sem que ele se torne um ralo de dinheiro quanto mais exotica a combinaçao ou maior o salto mais caro fica a forma mais redonda de se fazer um swap e nao dar saltos gigantescos coisas realistas sao o caminho mais curto e bacana para a felicidade ao se manter tudo em casa sem troca de marcas com motores da mesma geraçao e ate parentes diretos do que o seu carro usa de fabrica e se fazendo uma preparaçao razoavel sem coisas extremas as chances do swap ser menos trabalhoso e mais gratificante aumentam exponencialmente e outra quanto mais popular o swap maiores sao as chances de voce encontrar em foruns e em sites o desenvolvimento de projetos similares e dai voce ja consegue ter uma base bem avançada dependendo do que for voce ja acha ate kits para a instalaçao do novo motor o que e um enorme atalho mas se a sua ideia e mergulhar profundamente na maionese na lista abaixo voces terao uma ideia de tudo o que pode aparecer no seu caminho e fica a dica os swaps menos bem vindos pelo publico sao os que cruzam diferentes marcas parece bobagem mas lidar com a reclamaçao e provocaçao de pessoas que voce nem conhece por algo que e seu pode ser algo determinantemente desgastante quando voce encalhar em alguma dificuldade especifica e precisar de ajuda [youtube id= 45pdbowuh8c width= 620 height= 350 ] dimensoes do motor nao tao simples quanto parece certo o motor e um objeto tridimensional com largura altura e profundidade o começo da conversa e por ai aquela maquina de lavar roupa cabe dentro do cofre da minha jabiraca mas isso e so o principio entre um bloco com cabeçote conseguir descer dentro do cofre sem mutilar as torres dos amortecedores e aquilo ser viavel ha uma zona cinza cheia de componentes essenciais especialmente em carros modernos onde os espaços sao muito justos [youtube id= 46q513ry0ba width= 620 height= 350 ] para ser realista comece pelos coxins veja quais sao os pontos de fixaçao do bloco que voce quer instalar e comece a fritar alguns neuronios para ver se a adaptaçao no monobloco do seu carro e viavel e qual a posiçao aproximada onde o motor iria ficar ha tres componentes que costumam dar dor de cabeça logo de saida na ordem de dificuldade bateria cilindro mestre do freio e a coluna de direçao a bateria e relativamente facil e so jogar la para o porta malas redimensionar o cabeamento o calibre aumenta bastante e pronto o cilindro mestre voce pode reposicionar na parede corta fogo e da pra eliminar o hidrovacuo se for necessario prepare as suas pernas para frear com força mas nao ha muito o que fazer com a coluna e a caixa de direçao isso e algo critico especialmente em projetos que envolvem mudança na configuraçao de cilindros como ao passar de quatro ou seis cilindros em linha para um boxer v6 ou v8 dependendo do projeto o motor e o escape podem brigar com espaço ate com as articulaçoes do sistema de direçao como os terminais e os braços auxiliar e pitman tem mais coisas para se considerar a altura final do motor pode exigir que se faça um ressalto no capo certamente voce precisara fazer coletores de escape sob medida o que e bem caro dependendo do espaço o motor pode entrar mas voce talvez precise levanta lo do cofre para tarefas muito simples como trocar velas quem tem um maverick com motor 351w sabe o que e isso e jamais despreze a diferença de massa do novo motor nao estamos falando so de distribuiçao de peso mas sim se o quadro onde voce vai instalar a nova usina segura mesmo a onda e veja como a coisa facilmente se torna uma espiral com um motor mais pesado e preciso usar molas de maior carga e com isso voce sobrecarrega a estrutura do automovel tanto com o peso estatico quanto com o que a suspensao mais travada vai repassar ao monobloco da pra reverter isso aliviando componentes como o capo e os para lamas e a propria migraçao da bateria dependendo do caso da ate pra terminar com uma frente mais leve do que antes eletronica costuma ser a nota de corte para swaps mirabolantes modernos antigamente decada de 1960/1970 e começo da de 1980 o modulo so servia para controlar o sistema de igniçao do motor hoje ha tantos recursos de assistencia que a central eletronica de um automovel e composta de varios modulos interdependentes os modulos que controlam a igniçao e a injeçao conversam diretamente com o cambio e com os controles de traçao de estabilidade e freios abs nao subestime o custo desta adaptaçao para se ter uma ideia o custo de um kit de conversao eletronica para se instalar o hemi 5 7 usado por quase todos os atuais carros grandes da chrysler em carros antigos custa 4 mil dolares frente a isso a alternativa mais usada sao os sistemas independentes como o megasquirt e a brasileira fueltech que podem cortar pela metade o sal do orçamento mas ainda e bastante grana instalar adaptar e fazer bons mapeamentos de injeçao e de igniçao nao sao tarefas muito simples mas ao menos sao viaveis transmissao outro pesadelo em potencial e uma boa razao para voce nao exagerar o swap esta no que vai imediatamente depois do virabrequim volante do motor caixa seca sistema de embreagem possiveis flanges caixa de cambio possiveis recortes no tunel do cambio possiveis adaptaçoes nos consoles arvores de transmissao e todos os componentes do diferencial e uma lista bem gorda de coisas que precisarao ser analisadas com muito carinho especialmente as especificaçoes de tolerancia de torque dependendo do tamanho da arte e facil gastar o mesmo na transmissao do que se gastou no motor especialmente se for na base de tentativa e erro pesquisa e fundamental arrefecimento e lubrificaçao lembre se de que voce esta montando um frankenstein o motor do carro x foi projetado e dimensionado para funcionar no carro x o que inclui o tamanho do radiador o fluxo das bombas e o sistema de lubrificaçao que foi desenvolvido dentro daquelas condiçoes de centro de gravidade e de aceleraçao lateral uma vez que o engine swap foi concluido o trabalho de acerto e monitoramento de instrumentaçao deve ser levado muito a serio e mais do que preparar um motor ao fazer um swap voce literalmente criou outro carro nossos engine swap dos sonhos naquele velho papo de boteco cheio de espuma e com pouca substancia a equipe do flatout fez uma enquete interna qual o seu swap dos sonhos o que temos [youtube id= qfk5l qemxa width= 620 height= 350 ] leo contesini mercedes benz e722 touringsport uma perua w210 touring com o v12 m275 do s600 do qual deriva o motor do pagani zonda pacato apropriado um bom veiculo familiar quase tanto quanto um corolla champagne dalmo hernandes volkswagen gol r que tal um modelo atual de duas portas equipado com o powertrain do novo jetta motor 2 0 tsi de 211 cv cambio dsg de sete marchas… um carro que renderia profunda crise existencial no novo golf gti juliano barata vettesun 240z ha dois motores que considero os bacons da engenharia automotiva o k20 do civic si e o ls7 do corvette e um sacrilegio e ate mesmo um 2jz do toyota supra soaria como algo mais apropriado eu sei mas… e dai ilustraçao feita por victor braga e bravo especialmente para este post confira mais aqui agora queremos ouvir de voces quais os projetos de engine swap dos sonhos de voces
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