voce ja deve ter ouvido dizer que potencia e quao rapido voce bate no muro e torque e quao longe voce leva o muro para muita gente esta e a definiçao mais simplificada para explicar o que e torque e potencia e uma analogia simples mesmo mas tem um problema ela esta errada começando pelo final ela esta errada porque o torque nao tem nada a ver com o pobre muro quem e responsavel por levar o muro mais longe e a potencia e de forma indireta para entender o problema desta analogia precisamos voltar as aulas de fisica do ensino medio aquelas em que muita gente nem dava bola porque nenhum professor pensou em usar um motor de carro como exemplo pratico foi nelas que nos ensinaram que potencia e a grandeza que determina a rapidez com a qual o trabalho e realizado e que trabalho e a transferencia de energia pela aplicaçao de força ao longo de um deslocamento esse e o jeito chato de explicar o jeito simples e imaginar um carro com a bateria descarregada sendo empurrado para pegar no tranco quando voce empurra o carro esta transferindo energia para ele por meio da aplicaçao da sua força como voce aplicou força e ele andou voce tem o trabalho agora como voce empurrou sozinho esse trabalho nao foi feito muito rapidamente mas como seria a realizaçao desse trabalho se um grupo de dez pessoas empurrasse o carro seria muito mais rapido porque voce aplicou mais força e o que e potencia e a rapidez com a qual um trabalho e realizado ou seja cinco pessoas tem mais potencia que uma pessoa [caption id= attachment_266440 align= aligncenter width= 999 ] lewis hamilton e mais potente que nigel mansell[/caption] no motor as pessoas força aplicada sao a combustao nos cilindros o carro e o pistao e o embalo do carro sem bateria trabalho e a volta do virabrequim so que no motor a força aplicada tem outro nome torque em palavras simples torque e o equivalente rotacional da aplicaçao de força linear se voce quer empurrar algo em linha reta o carro sem bateria e força se voce quer fazer algo girar essa aplicaçao de força passa a se chamar torque quando voce pedala uma bicicleta voce esta aplicando torque sobre o pedivela [caption id= attachment_266441 align= aligncenter width= 999 ] ft e a força aplicada o braço do pedivela e a alavanca[/caption] torque e simplesmente a força rotacional ele surgiu a partir dos estudos de arquimedes sobre alavancas voce aplica força sobre uma ponta da alavanca e ela faz algo na outra ponta girar quanto mais proximo do ponto de apoio o que voce quer rotacionar mais força voce precisara aplicar quanto mais longe menos força sera necessaria [caption id= attachment_177126 align= aligncenter width= 999 ] a combustao e o f o moente do virabrequim e a alavanca a força multiplicada pelo comprimento da alavanca e o torque[/caption] e por isso que os carros antigos sem assistencia de direçao tem volantes de grande diametro quanto maior o diametro maior o raio maior a alavanca menor o esforço torque portanto e o resultado da força aplicada a um comprimento de alavanca e por isso que o medimos em quilograma força metro kgf*m ou newton metro n*m torque = força * comprimento como as alavancas sao de tamanhos variados um guindaste tem 15 metros um pedivela tem 30 cm e um virabrequim tem 70 mm a necessidade de padronizaçao de uma unidade usa a base do sistema metrico o metro entao a mediçao do torque e baseada em uma alavanca hipotetica de um metro ou seja 25 kgfm significa que a força e equivalente a uma aplicaçao de 25 kgf sobre esta alavanca referencia de um metro 250 nm significa que ha uma força de 250 newtons sobre uma alavanca de um metro voltando ao exemplo do carro sem bateria torque e a força aplicada ao carro trabalho e a movimento do carro por esta força potencia e a rapidez com a qual o carro se movimenta — ou quanto ele anda em determinado tempo so que a trajetoria do virabrequim nao e linear e sim uma rotaçao entao a força aplicada a ele sera o torque o trabalho sera a rotaçao do virabrequim e a potencia sera a rapidez com a qual esse torque realiza o trabalho de girar o virabrequim rapidez e velocidade quanto tempo algo leva para percorrer alguma distancia a distancia aqui e a volta completa do virabrequim e o tempo pode ser qualquer unidade mas convencionamos usar minutos porque a rotaçao e medida em graus a velocidade desse trabalho e medida pelo numero de voltas que o virabrequim da em um minuto ou quantas rotaçoes por minuto entao a potencia do motor e a quantidade de voltas que a força aplicada sobre o pistao torque consegue fazer o virabrequim girar a multiplicaçao do torque do motor pela rotaçao que ele produz o e que determina a potencia e por isso que aquela ideia de que voce sente o torque quando seu corpo cola no banco esta errada o que sentimos ao volante com os movimentos do carro e apenas a potencia porque o movimento so existe com referencia de alteraçao da distancia e se ha alteraçao da distancia ha velocidade e a velocidade com a qual um trabalho e realizado e potencia agora voce talvez esteja se perguntando por que a curva de torque e potencia nao sao paralelas ja que a potencia e resultado do torque e da velocidade do motor pelo mesmo motivo que voce so precisa de muita força para começar a empurrar o carro sem bateria depois que ele atinge uma certa velocidade voce precisa de menor aplicaçao de força para mante lo em movimento ou para empurra lo mais rapidamente pense na bicicleta a primeira pedalada e mais forte depois que voce ja esta pedalando rapidamente a força exigida para pedalar e menor depois de certa velocidade do motor rpm voce precisa de menos torque para mante lo girando ou faze lo girar mais ou seja para aumentar a velocidade do trabalho e por isso que a curva de potencia sobe mesmo durante o decaimento da curva de torque em altas rotaçoes [caption id= attachment_266442 align= aligncenter width= 600 ] as curvas começam quase paralelas e vao se aproximando ate o torque maximo depois disso nao e mais necessario tanta força para aumentar a produçao de potencia[/caption] agora o fato de voce nao sentir o torque nao significa que nao seja importante conhece lo na verdade e mais importante conhecer a curva de torque do que a potencia maxima porque a curva de torque mostrara quando o motor tem mais capacidade de produzir potencia que e o que voce precisa infelizmente as curvas de torque estao cada vez mais dificeis de se encontrar mas mesmo com o numero maximo e a rotaçao a qual ele e produzido ja e possivel saber quando o motor tem a maior capacidade de gerar potencia e por isso tambem que algumas fichas tecnicas falam em 70% do torque maximo disponivel a 2 500 rpm por exemplo isso significa que voce ja tem uma boa produçao de potencia em 2 500 rpm da mesma forma uma curva plana de torque se e plana nao pode ser curva nao e mesmo indica que a capacidade de produzir potencia e regular ao longo da faixa de rotaçoes [caption id= attachment_266443 align= aligncenter width= 999 ] nao nao e [/caption] portanto a ideia de que existe uma diferença entre potencia e torque e equivocada desde sua premissa porque elas sao fundamentalmente duas coisas completamente diferentes mas interdependentes o que voce precisa entender e como elas se relacionam e como isso define o comportamento do motor ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans]
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