a sessao nostalgia gamer do flatout so vai acabar quando os jogos antigos que vale a pena jogar de novo acabarem e vai demorar antes de falar sobre burnout 3 takedown demos uma boa olhada em auto modellista cujo diferencial eram os graficos de desenho animado na sessao de comentarios do post sobre auto modellista muitos leitores nos lembraram de outro game do ps2 que passou meio despercebido quando foi lançado em 2005 doze anos atras e as coisas mudaram bastante o que nao mudou e o fato de gran turismo 4 ser a referencia entre os games de corrida com pegada de simulador lançados naquela epoca nao e para menos a fisica era extremamente refinada a seleçao de carros era impecavel afinal eram mais de 700 deles a trilha sonora acertava em cheio e os graficos estavam no auge do que a sexta geraçao de consoles poderia atingir o ronco dos carros ja nao era o forte da franquia mas isto foi ha mais de dez anos era perdoavel a ideia da konami consagrado desevolvedora de games que tem castlevania pro evolution soccer o antigo winning eleven e metal gear solid no curriculo era acertar na jugular de gt4 para conquistar a preferencia dos fas de games de corrida realistas e para uma primeira tentativa eles foram muito bem o game começava com uma introduçao meio viajada tipicamente japonesa a primeira coisa que voce via na tela era uma frase inspiradora se voce acredita que pode entao voce pode anonimo e imagens de uma bela jovem tirando fotos de carros e pessoas a musica eletronica acelerada e carregada de sintetizadores ja trazia gran turismo a mente [youtube id= 17rthfwsa e width= 620 height= 350 ] entao voce via os menus em tons de cinza branco e laranja com smooth jazz tocando ao fundo e os carros girando na tela ficava evidente a inspiraçao exceto que eles nao eram tao organizados quanto no titulo da polyphony digital o mesmo vale para a interface nas corridas ainda que neste caso a maioria dos games siga um padrao conta giros e velocimetro no canto inferior direito posiçao no canto superior esquerdo voltas e tempos no canto superior direito [youtube id= hk5a1edqibm width= 620 height= 350 ] as diferenças estavam nos detalhes o numero de carros e bem menor que em gt4 com 211 modelos diferentes confira todos eles aqui mas a real e que esta era a media para a epoca como era de se esperar a grande maioria consiste em carros japoneses o que significa que todos os medalhoes como o toyota supra o nissan skyline gt r e o mazda rx 7 estao presentes mas ha uma boa variedade de carros de outros paises na verdade a lista de carros de epr traz alguns automoveis que fizeram falta em gt4 como o mclaren f1 o bmw m1 procar sim o de tomaso pantera e o bugatti eb110 dauer o video abaixo mostra todos eles um atras do outro e a gente duvida que voce nao fique com vontade de jogar so de assistir [youtube id= n79cbbrkfrk width= 620 height= 350 ] os circuitos reais do game eram apenas dois nurburgring nordschleife na alemanha e tsukuba no japao o fato de os outros 48 circuitos do jogo serem ficticios porem baseados em localidades reais e polarizador alguns curtem a originalidade outros preferiam algo mais verossimil [youtube id= odxnjlpppne width= 620 height= 350 ] nao parece o seattle circuit de gran turismo mas vamos voltar a falar dos carros em epr voce nao os comprava para liberar novos carros bastava vencer corridas no modo carreira aqui batizado como enthusia life a temporada consistia era dividida em semanas com uma corrida por semana algumas das corridas eram duelos mas a maioria delas era disputada contra cinco outros carros ao final de cada corrida uma roleta aparecia e atraves dela voce descobria qual deles havia sido liberado havia tambem a chance de nao liberar nenhum [youtube id= xwgf2 bcj c width= 620 height= 350 ] e ai que as coisas ficam bem diferentes de gt4 havia um sistema de pontos e recompensas que te favorecia caso seu voce vencesse com um carro mais fraco que os outros e aumentava as chances de que na roleta o melhor carro fosse sorteado por outro lado se fuçasse no carro a ponto de deixa lo muito superior ao resto do grid voce ganhava menos pontos e a chance de nao herdar nenhum automovel ao fim da prova era mais alta havia tambem um sistema de demeritos este a maior critica ao jogo era preciso buscar sempre a trajetoria perfeita sem bater em nada fossem carros ou muros a cada batida o jogador perde alguns pontos com isto algo que torna o automobilismo emocionante no mundo real as trocas de tinta se tornaram algo ruim que deveria ser evitado no mais a jogabilidade nao decepcionava os controles eram um tanto imprecisos e tornavam dificil dosar o acelerador e as frenagens no controle do playstation 2 o problema era parcialmente resolvido substituindo os comandos nos botoes x para acelear quadrado para frear pelo analogico direito mas sua sensibilidade tambem nao era das melhores a fisica dos carros porem compensava reviews da epoca diziam que em termos de simulaçao epr nao ficava atras de gt4 embora os carros de traçao traseira tivessem um comportamento um tanto imprevisivel demais e tem a questao do ronco dos carros que era bem mais fiel a realidade do que em gran turismo [youtube id= _yxa3vxnase width= 620 height= 350 ] no fim das contas enthusia era um game bastante interessante que te instigava a avançar no modo carreira com recompensas faceis e circuitos de visual criativo e ainda agradava mais aos ouvidos o consenso geral na comunidade gamer e de que enthusia professional racing faria mais sucesso se tivesse sido lançado alguns meses antes o jogo foi lançado em março de 2005 tres meses depois de gt4 o hype em torno do quarto jogo da classica franquia foi tanto que enthusia foi sufocado o unico concorrente que conseguiu algum destaque foi forza motorsport que so saiu para xbox se achamos que vale a pena dar uma chance a epr e claro que sim so fique atento recentemente o disquinho tem sido bastante procurado por colecionadores de jogos vintage e por isso os preços estao subindo
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