ontem 6 contamos a historia de elisa artioli a garota que emprestou seu nome ao lotus elise elisa e neta de romano artioli que era o dono da fabricante britanica na epoca do lançamento do esportivo ficamos orgulhosos dela mesmo sem conhece la alem de passar os primeiros anos da infancia rodeada de esportivos ela acabou crescendo e se tornando fa do lotus elise tanto que possui um como carro de uso diario [gt40 content tag= anos 90 widget= 1 ] foi o que bastou para que nos perguntassemos que outros carros tem nome de gente e nao estamos falando de fabricantes que geralmente tem mesmo os nomes ou sobrenomes de seus fundadores mas de modelos batizados com nomes de pessoas separamos alguns deles na lista abaixo e voce vai ver que existiram diferentes motivaçoes em diferentes epocas para cada escolha nos concentramos em modelos cuja grafia e comumente utilizada em nomes de pessoas e nao variaçoes e estamos abertos a sugestoes tambem confira lancia flavia e fulvia lancia flavia colocar nomes de pessoas especialmente mulheres nos carros parece coisa dos sempre passionais italianos mas a verdade e que o lancia flavia e o lancia fulvia lançados em 1961 e 1963 respectivamente tem estes nomes por causa de duas estradas italianas o primeiro era um carro de luxo com versoes seda cupe e conversivel os dois ultimos com carroceria projetada pela pininfarina e o segundo um modelo medio que foi de carro de familia a campeao internacional de rali no inicio dos anos 70 lancia fulvia via flavia era o nome de uma antiga estrada romana construida no ano 79 d c durante o governo do imperador vespasiano ligando a cidade romada de trieste a dalmacia regiao que compreende atualmente parte dos territorios da croacia montenegro e bosnia e herzegovina o nome flavia e derivado de uma antiga linhagem romana chamada flavius que somente mais tarde tornou se um nome feminino via fulvia e outra antiga estrada romana que ligava as cidades de tortona e turim e tambem deriva do gens uma especie de sobrenome romano fulvius do qual fazia parte marco fulvio flaco construtor da via de sua linhagem veio o nome fulvia que batizou pela primeira vez uma matrona romana que viveu no seculo 1 e foi uma figura proeminente na sociedade da epoca tornando se a primeira mulher nao mitologica a ter sua face cunhada em uma moeda alfa romeo giulia e giulietta alfa giulietta 1960 segundo conta a historia quando o alfa romeo 1900 seda com motor de 1 9 litro que foi o primeiro modelo da marca a ser produzido inteiramente em uma linha de montagem e tambem o primeiro alfa com construçao monobloco foi apresentado em 1950 um jornalista italiano comentou que havia muitos romeos mas nenhum giulietta era uma forma de citando shakespeare dizer que os carros da alfa tinham visual muito masculino entao em 1955 a alfa romeo apresentou um carro mais compacto e esguio que foi um dos primeiros a usar o famoso motor twin cam da marca com 1 3 litro e 53 cv seu nome giulietta alfa giulietta 2018 na etimologia italiana os sufixos etto e etta sao uma forma de representar o diminutivo de uma palavra ou seja de certa forma giulietta e o diminutivo de giulia — pode pensar nos nomes como julia e julinha sendo assim quando em 1962 a alfa apresentou um novo modelo com motor maior de 1 6 litro e uma carroceria maior e mais quadrada fez sentido batiza lo como giulia eventualmente a giulia substituiu a giulietta que saiu de linha em 1965 vale lembrar que ambos tem versoes modernas a alfa romeo giulietta atual lançada em 2010 e um hatchback de quatro portas feito sobre uma plataforma modificada do fiat bravo ja a alfa romeo giulia e o seda italiano criado para fazer frente aos modelos alemaes que tem na versao quadrifoglio um delicioso v6 biturbo de 2 9 litros e 510 cv nissan silvia apesar de os modelos s13 s14 e s15 serem os mais conhecidos por sua associaçao com o mundo do drift a linhagem do nissan silvia começou em 1965 quando o primeiro carro com este nome foi lançado o cupe era inspirado pelo lancia fulvia e tinha um motor quatro cilindros de 1 6 litro e 96 cv agora apesar de silvia ser um nome feminino a inspiraçao para o nome do carro nao foi nenhuma mulher em especial ao que tudo indica trata se de uma referencia ao genero sylvia de aves passeriformes de pequeno porte ou seja passarinhos que ocorre na europa no sul e no sudeste da asia no norte da africa e no oriente medio especula se que a nissan tenha escolhido este nome por causa do nissan bluebird que por sua vez era um seda compacto fabricado entre 1963 e 1967 que tambem era inspirado pelo lancia fulvia porem em sua versao de quatro portas ferrari enzo e dino ora esta e facil lançada em 2002 e com 400 unidades fabricadas ate 2004 a enzo foi o carro que sucedeu a f50 que por sua vez foi o carro que sucedeu a f40 que por sua vez foi o carro que sucedeu a 288 gto tal como a f50 ela tinha mecanica e construçao influenciadas pela formula 1 o motor era um v12 de seis litros e 660 cv a transmissao era eletro hidraulica com aletas atras do volante e os discos de freio eram de carbono ceramica como nos monopostos da f1 a enzo tambem tinha recursos que foram criados para a maior categoria do automobilismo mas foram vetados pela fia como controle eletronico de traçao e elementos aerodinamicos ativos o que nem todo mundo sabe e que ferrari enzo e o nome nao oficial do supercarro o nome correto e mesmo enzo ferrari nao ferrari enzo ferrari so enzo ferrari mesmo como o fundador da companhia curiosmente porem a enzo nao foi o primeiro carro a ter o nome de um membro da familia ferrari se voce nos acompanha vai lembrar que ha pouco contamos a historia da dino em 1968 ao criar uma divisao de entrada para os esportivos de maranello enzo ferrari decidiu batiza la em homenagem ao filho alfredo dino ferrari que morreu em 1956 aos 24 anos de idade vitima de uma doença degenerativa chamada distrofia de duchenne nada mais justo pois dino ferrari havia demonstrado desde cedo a mesma paixao do pai por carros esportivos e de corrida e trabalhou ate os utimos meses de vida ao lado dos engenheiros da marca ele era visitado diariamente pelo engenheiro vittorio jano e ambos discutiam os aspectos tecnicos do novo motor v6 de 1 5 litro que estavam desenvolvendo [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] opel adam e karl opel adam da mesma forma que a enzo foi batizada em homenagem ao fundador da ferrari o adam foi batizado em homenagem ao fundador da opel a fabricante alema que pertenceu a general motors entre 1929 e 2017 e atualmente faz parte do grupo psa peugeot citroen foi fundada em 1862 por adam opel que começou fabricando maquinas de costura e em 1886 começou a produzir bicicletas em 1895 ano da morte de seu fundador a opel foi lider nos dois segmentos dentro da alemanha opel adam sendo assim a marca demorou para homenagear seu fundador dando seu nome a um carro aconteceu em 2013 quando foi lançado o opel adam o city car criado para rivalizar com o fiat 500 e o audi a1 feito sobre uma versao encurtada do corsa de quarta geraçao ou simplesmente corsa d com visual descolado diversas opçoes de personalizaçao externa e motor 1 0 turbo tres cilindros e ate estranho pensar que ele tem o nome de uma pessoa nascida em 1837 181 anos atras opel karl de qualquer forma em 2014 a opel lançou o karl compacto derivado do chevrolet spark para o posto de modelo de entrada da marca karl era o nome do filho mais velho de adam opel que tinha outros quatro irmaos wilhelm heinrich friedrich e ludwig junto de sua mae sophie os filhos de adam opel foram os responsaveis por tocar a companhia fundada pelo pai durante seus primeiros anos no segmento automotivo borgward isabella a borgward foi fundada em 1929 quando o alemao carl f w borgward comprou uma fabricante chamada hansa automobilgesellschaft e a fundiu com sua propria empresa a goliath werke borgward por conta de problemas financeiros e da segunda guerra mundial porem o primeiro carro da nova companhia so começou a ser fabricado em 1949 o borgward hansa 1500 que em 1954 foi substituido pelo borgward isabella diferentemente de outros nomes desta lista porem o isabella nao recebeu o nome de uma pessoa importante ou marcante para a companhia segundo consta simplesmente ocorreu que ao ser perguntado sobre o codinome do projeto quando o mesmo ainda estava em desenvolvimento carl borgward sugeriu isabella apenas por gostar do nome a ideia era manter o nome hansa 1500 no entanto o nome de trabalho do carro acabou caindo no gosto dos engenheiros e demais funcionarios envolvidos no projeto alem do proprio carl borgward o carro usava um quatro cilindros em linha de 1 5 litro 75 cv e suas belas linhas especialmente na versao cupe que nas laterais traseiras lembravam um pouco o karmann ghia foram descritas como fluidas e graciosas pela imprensa na epoca o publico tambem gostou mais de isabella do que da ideia original e o nome pegou
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.