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Zero a 300

Chevrolet Equinox chega de cara nova e com versão RS | SP Motor Experience adiado | Volkswagen lança marca Scout e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.

O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!

 

Chevrolet Equinox 2023 chega com cara nova, duas versões e sem o 2.0 turbo

Confirmado pela GM no ano passado, a linha 2023 do Chevrolet Equinox finalmente está chegando ao Brasil. O modelo voltou a ser importado depois da retomada da produção mexicana, que foi paralisada devido à crise dos semi-condutores. As principais mudanças, além do visual reestilizado, estão nas versões e motorização. O crossover agora será oferecido apenas com o motor 1.5 turbo de 172 cv e 27,8 kgfm, e em duas versões: Premier e a inédita RS.

Como o conjunto mecânico é o mesmo, a grande diferença entre as versões é a abordagem conceitual. A Premier tem um ar mais refinadl, enquanto a RS tem uma pegada mais despojada, remetendo à esportividade. Você pode diferenciá-las pelos acabamentos cromados da Premier e pelo uso de elementos preto brilhante na RS, além da grade, que tem forma de colmeia na RS e é cromada na Premier. A RS também usa rodas pretas e tem essa cor vermelho Ruby como opção, algo que não é oferecido na Premier.

A lista de equipamentos é a mesma de antes e igual nas duas versões: sistema multimídia com tela de oito polegadas, agora com assistente virtual da Amazon (Alexa, dirige pra mim?) e espelhamento de celulares por wi-fi. Falando em wireless, o sistema multimídia também tem a função de roteador de internet, que, segundo a GM, é mais estável que nos celulares.

Essa função, contudo, depende de um plano de internet contratado, lógico, que é oferecido gratuitamente por um ano na versão Premier, juntamente de uma anuidade do sistema OnStar da GM e da tag de pagamentos Sem Parar.

A versão Premier ainda tem memória de ajustes dos bancos dianteiros, partida por controle remoto e assistente de estacionamento — são as únicas diferenças em relação à RS, sem contar o acabamento interno, claro.

Como já mencionei antes, as duas vêm com o motor 1.5 turbo de 172 cv e 27,8 kgfm combinado ao câmbio automático de seis marchas e opção de tração dianteira ou integral. Como tem se tornado padrão nos últimos tempos, os preços ainda não foram divulgados — teremos que repetir esta nota daqui a uma semana, quando a GM divulgá-los. A previsão é de que o novo Equinox chegue às lojas em junho. (Leo Contesini)

 

Mercedes-AMG comemora 55 anos com o novo CLA 45 Edition 55

Quando eu vi CLA e 55 juntos pensei: “Não acredito! Fizeram um CLA mais potente!” Mas aí eu esfreguei os olhos e entendi o que estava acontecendo: o CLA 45 ganhou uma edição especial chamava 55. Pequeno dia.

Mas não estou reclamando, o CLA nem tem plataforma para receber um motor mais potente — a MFA2 foi feita para motores de até quatro cilindros transversais e tração dianteira. Também não estou reclamando porque o CLA 45 já é um sedã-fastback bem interessante com seu 2.0 turbo de 421 cv. Agora, com essa série Edition 55, que já foi lançada em outros modelos para comemorar os 55 anos da AMG, ele ganhou um toque de exclusividade.

Segundo a AMG, todos os apêndices aerodinâmicos desta versão foram desenvolvidos em túnel de vento, mas não ficou claro se eles são diferentes — aparentemente os alemães aprenderam um pouco de malandragem, porque qual apêndice aerodinâmico de um AMG não seria desenvolvido em túnel de vento em pleno 2022? E qual seria o custo de desenvolver um pacote destes exclusivamente para uma edição especial limitada?

No fim das contas, o Edition 55 ganha o pacote “Night Package”, que acrescenta elementos pintados de preto brilhante no lado de fora e saídas de escape com cromo preto. A cor preta brilhante também está na grade dianteira e nos emblemas do carro.

Serão oferecidas apenas duas cores: branco “Digital White Mettalic” ou preto “Cosmos Black Mettalic”. As rodas de 19 polegadas são pintadas de cinza “Titanium Grey” e têm a inscrição “Edition 55” nas calotinhas centrais. Nas laterais, o carro tem faixas de estilo retrô, inspiradas pelos AMG do passado.

A Mercedes-AMG, contudo, não especificou quantas unidades desta versão serão produzidas. O G63 Edition 55, por exemplo, tem apenas 55 unidades, porém é um carro bem mais caro. Se o CLA 45 tiver mesmo 55 unidades, apenas, é bem provável que elas acabem disputadas nas lojas. Afinal, qual o potencial de valorização de um dos últimos AMG não-híbridos? (Leo Contesini)

 

São Paulo Motor Experience adiado para 2023

O futuro do que antes era conhecido como o Salão do Automóvel de São Paulo continua nebuloso. O novo formato, que previa experiência interativa com os carros em Interlagos, foi anunciado e ingressos deviam começar a ser vendidos para o evento, previsto para agosto deste ano. Mas este novo “São Paulo Motor Experience” parece também ter dificuldades para acontecer: foi adiado para 2023.

Márcio de Lima Leite, novo presidente da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) coloca a culpa nas dificuldades conhecidas do setor este ano. Disse ao site Motor 1 que o “crescimento é praticamente inexistente de produção e que o desafio se põe para o 2º semestre. E isso tem demandado muito o foco das nossas associadas no sentido de manter a cadeira de produção, fornecedores e atendimento dos pedidos.”

Provavelmente é a falta de investimento que causou o adiamento. Afinal de contas, apenas três marcas estavam confirmadas: BMW, BYD e Mini. Parece que vai morrer por falta de interesse mesmo. Talvez seja uma ação prudente, mas talvez um erro também: fomentar o entusiasmo em tempos de crise costuma ser exatamente o que a indústria precisa. (MAO)

 

O novo Delage promete ser o mais rápido em Nürburgring Nordschleife

Ao final de 1946, Paul Yvelin (ex-funcionário da Delage e historiador oficial da Peugeot) estava andando pelo Champs-Elysées quando, bem em frente ao velho showroom da marca, topou com ninguém menos que Louis Delage. Ele estava usando roupas simples, velhas e sujas, e a lente de seus óculos estava quebrada. Mas ele reconheceu Yvelin, e veio até ele. “Como está o meu pequeno fujão? Sabe, você fez bem em ir para a Peugeot. É um lugar bom. Foi onde comecei, sabe?” Aí, sem dúvida com a cabeça cheia de incríveis memórias, ele saiu andando, e desapareceu completamente na multidão. E foi a última vez que alguém soube de Louis Delage.” – Griffith Borgeson, na Automobile Quarterly.

Louis Delage

A história trágicômica de Louis Delage certamente é material para um livro ou um filme interessantíssimo: um grande industrial que no fim encontrou paz em Deus, no voto de pobreza e na peregrinação religiosa, sumindo no mundo sem deixar vestígios. Mas o fato é que a sua marca, tão famosa no pré-guerra por seus carros de luxo e competição, acaba definitivamente ao fim do conflito.

Mas nenhum defunto famoso fica morto por muito tempo: Em 2019, o empresário Laurent Tapie assinou um acordo com os proprietários da marca “Les Amis de Delage” para relançar a marca Delage e produzir o híbrido D12. O carro chega a ser psicodélico: mais uma tentativa de fazer um Fórmula 1 moderno para as ruas.

O motor da loucura que vocês veem nas fotos é um V12 de 7,6 litros naturalmente aspirado que produz 960 cv e, quando acompanhado por um motor elétrico de 110 cv opcional, soma um total de 1.100 cv. Mas Tapie diz que o design centrado na aerodinâmica e inspirado na F1 do D12 será o diferencial – e a chave para o sucesso.

A empresa pretende que o D12 seja o mais rápido carro de rua no Nurburgring, e pretende testar esta teoria no famoso circuito das montanhas Eifel em 2023. O Delage D12 ainda está nas fases finais de prototipagem, mas Tapie disse ao site Motor 1 que o hipercarro foi totalmente certificado e testado na Europa, normalmente um dos maiores obstáculos para fabricantes como esse. Os primeiros exemplos de clientes começar testes de estrada no final do ano. (MAO)

 

Maserati MC20 conversível pode ser lançado em 25 de maio

Não é nenhuma surpresa: a versão conversível do carro esporte da Maserati, o MC20, sempre esteve nos planos da marca. Em 2021, a empresa confirmou que ele estava em desenvolvimento, e soltou algumas imagens do protótipo camuflado, mas não deu detalhes sobre o assunto.

Agora, a Maserati compartilhou algumas imagens nas mídias sociais mostrando nuvens brancas finas em um céu azul. A mensagem: uma nova maneira de admirar o céu está chegando em 25 de maio. Ou seja, esta deve ser a data de lançamento do novo Maserati.

Não há razão para esperar mais que o óbvio: teto conversível, reforços estruturais, e o mesmo V6 “Netuno” de 3,0 litros biturbo de 621 cv em posição central-traseira. Também não se espera diferenças no resto do carro: transmissão de dupla embreagem com oito marchas, tração traseira. O carro deverá ser ligeiramente mais pesado, apenas.

Mas tudo isso pode também ser teoria: vai que essas postagens são sobre uma parceria com uma marca de óculos escuros ou bonés? Vamos ter que esperar até dia 25 para confirmar. (MAO)

 

Confirmado: Scout é nova marca do grupo VW

Ainda ontem falamos aqui do boato de que a VW iria reviver a marca Scout nos EUA, para competir com o novo Bronco da Ford, e o tradicional nêmesis de ambos, o indefectível herdeiro do conceito original do Jeep: o Wrangler. Pois bem, hoje a VW confirmou a história, e revelou esboços de design dos carros.

Pelas imagens, o design não será baseado no Scout original de 1961, mas sim no Scout II, lançado em 1971. O perfil do SUV mostrado pela VW parece exatamente ele. Retrô realmente parece ser o futuro, de novo.

O International Scout II

Diz o CEO da VW, Herbert Diess: “Após a volta bem-sucedida da Volkswagen nos EUA, agora estamos aproveitando a oportunidade para fortalecer ainda mais nossa posição em um dos mercados de crescimento mais significativos para EVs. A eletrificação oferece uma oportunidade histórica de entrar no segmento altamente atraente de picapes e R-SUV como um grupo, ressaltando nossa ambição de nos tornarmos um player relevante no mercado dos EUA”. Ao contrário do que diziam os boatos de ontem, parece que a marca será apenas elétrica.

O projeto é ambicioso: não um carro, mas uma nova marca separada do grupo VW. Um investimento gigante e ambicioso. Protótipos para a nova picape e SUV Scout devem ficar prontos em 2024 e, se tudo estiver dentro do cronograma, os modelos de produção estarão a venda em 2026. (MAO)


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