A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Carros Antigos Guia de Compra

Escort XR3 Mk3: tudo o que você precisa saber antes de comprar

1984 foi um grande ano para os entusiastas brasileiros. Depois de várias baixas no segmento dos esportivos (Chevette S/R, Opala SS, Corcel GT e Passat TS), a linha 1984 trouxe quatro esportivos que marcariam época: o Passat GTS Pointer 1.8, o Gol GT 1.8, o Oggi CSS e o Escort XR3. Lançado na Europa em 1967, o Escort construiu uma sólida reputação ao longo dos anos 1970 e início dos anos 1980, principalmente entre os automobilistas e entusiastas. Sua configuração inicial, com motor longitudinal e tração traseira, faziam dele uma base excelente para versões esportivas que fizeram história nas pistas e estágios de rali. Essa configuração, contudo, era um tanto antiquada para os anos 1980, quando a tração dianteira se tornou a regra da indústria. Então ainda em 1980 veio sua terceira geração (Mk3 ou Mark III), e o Escort passou pela mudança mais radical de sua história: seu motor girou 90 graus e a tração mudou de lado, fazendo dele um modelo de motor transversal e tração diantei

Matérias relacionadas

Golpista que anuncia carros falsos é procurado pelo FBI: truque é similar ao aplicado no Brasil

Dalmo Hernandes

Golden Sahara II: o conceito de 1956 que previu o futuro reaparece depois de meio século

Dalmo Hernandes

Uno Turbo: 20 anos do hot hatch brasileiro mais italiano de todos

Dalmo Hernandes