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Papo de Garagem Técnica

Especial Lubrificantes, parte 3: Track Days e condições extremas

Na primeira parte do "especial lubrificantes" falamos sobre os fundamentos da lubrificação de motores a combustão, os significados dos números e siglas nas embalagens e as propriedades físicas principais dos óleos que usamos. Na segunda parte entramos um pouco mais nas particularidades de formulação dos diferentes tipos de lubrificantes, reações químicas e detalhamos os riscos principais (como a temida borra) e as complexas relações de causa e efeito com os quais estes subestimados líquidos precisam lidar. O ambiente em que um lubrificante trabalha é incrivelmente severo. Ácidos, fogo, explosões e enxofre, fariam um pobre infeliz que se visse, de repente, dentro de um motor, se lembrar imediatamente da famosa canção dos Stones – “Pleased to meet you, hope you guess my name...”. E se em condições normais a combustão interna já é um inferno, então como lidar com as condições muito mais extremas às quais um motor é submetido em uma pista de corridas? Falaremos sobre isso