FlatOut!
Image default
Car Culture

Esta é a menor oficina Spoon que existe no mundo

Todos nós lembramos com nostalgia dos tempos de infância, com nossos carrinhos de brinquedo e nenhuma preocupação no mundo a não ser ter mais carrinhos de brinquedo. E é por isso que tanta gente coleciona miniaturas – e tantos adultos vão correndo para a seção de Hot Wheels toda vez que vão ao supermercado.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

O plano mais especial. Convite para o nosso grupo secreto no Facebook, com interação direta com todos da equipe FlatOut. Convites para encontros exclusivos em SP. Acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Direito a expor ou anunciar até sete carros no GT402 e descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$ 26,90 / mês

ou

Ganhe R$ 53,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura básico, voltado somente ao conteúdo1. Com o Clássico, você terá acesso livre a todas as matérias da revista digital FlatOut, incluindo vídeos e podcasts exclusivos a assinantes. Além disso, você poderá expor ou anunciar até três carros no GT402.

R$ 14,90 / mês

ou

Ganhe R$ 29,80 de
desconto no plano anual
(pague só 10 dos 12 meses)

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

Mas tem gente que, com o perdão do trocadilho, não sabem brincar. Caras que levam esse negócio de miniaturas 1:64 a sério e criam verdadeiras obras-primas nas quais os carrinhos são as principais estrelas: os dioramas ultrarrealistas, feitos por entusiastas pacientes, habilidosos e talentosíssimos.

Mesmo as maquetes pequenas, com poucos elementos, podem ser fascinantes e ótimas para decorar o quarto, a sala ou a garagem de um gearhead. Mas, no grupo secreto do FlatOut (que você só tem direito a acessar caso assine o nosso plano FlatOuter), um dos membros – valeu, Felipe Oliveira! – nos mostrou as fotos de um diorama simplesmente absurdo inspirado pela Spoon, uma das famosas preparadoras Honda do Japão. Detalhe: o diorama foi feito na Tailândia, e não na Terra do Sol Nascente. Os caras são dedicados.

Não importa se você conhece a Spoon por causa do Gran Turismo, do Speedhunters, ou simplesmente é um entusiasta do JDM há muito tempo – é fato que a pintura amarela e azul tornou-se icônica com o passar dos anos. Mais icônicos ainda, porém, são seus componentes de preparação, conhecidos por priorizar resistência e durabilidade sobre força bruta. Não poderia ser diferente, já que a Spoon foi fundada por um ex-piloto de testes da própria Honda, Tatsuru Ichishima – um cara com vivência de pista que conhecia suas prioridades: um carro de corrida potente e bem acertado é importante, mas um carro de corrida que aguenta longas horas rodando no limite e não quebra no fim do dia é ainda mais valioso.

O visual marcante de seus carros de corrida e a boa performance de seus componentes faz da Spoon uma empresa muito popular entre os entusiastas da Honda – e fica fácil entender porquê alguém se daria ao trabalho de recriar, de forma tão detalhista e caprichosa, uma oficina da preparadora em escala 1:64.

O trabalho foi feito pelos tailandeses da New Handmade 164. A barreira do idioma, infelizmente, nos impede de saber muito mais a respeito, mas o próprio nome da empresa dá a dica: eles fazem miniaturas artesanais em escala 1:64. Os carros não são feitos por eles do zero, mas são customizados por eles com livery da Spoon, novas rodas e pneus, detalhes de acabamento como faróis e lanternas e até mesmo interiores.

Falando assim até parece algo “normal”, mas as fotos devem dar conta de te mostrar o altíssimo nível das miniaturas – ainda mais considerando seu tamanho reduzido.

É evidente que a New Handmade fez o possível para recriar, com o maior nível concebível de detalhes, os ícones da Spoon – como o primeiro Civic do Sr. Ichishima, um exemplar de terceira geração que ele usou para demonstrar a qualidade de seus componentes vencendo corridas; ou o Honda NSX- R GT, um carro cuja história é tão conhecida quanto misteriosa.

O NSX-R GT da Spoon sequer deveria existir, pois a Honda supostamente não tinha nenhum exemplar do carro de corridas em seu acervo.  Mas dizem que, em 2008, a fabricante conseguiu um de forma misteriosa para que a Spoon pudesse comemorar seus 20 anos de existência com um projeto especial.

Também estão presentes, claro, o Honda S2000 hardtop da Spoon, com o teto aeodinâmico rígido que o transforma em um cupê charmoso e extremamente rápido – com 260 cv em seu F22C de 2,2 litros; e o Type-R sedã da oitava geração, um carro que mudou completamente a noção de que todo Civic Type-R devia ser um hatchback. Originalmente ele tinha um quatro-cilindros K20 de dois litros e 225 cv – sem indução forçada (e a 8.000 rpm!) – mas a versão da Spoon tinha 245 cv, alívio de peso e aerodinâmica retrabalhada. Monstruoso.

Acontece que os carros são apenas uma pequena parte da obra prima que é este diorama. Repare em cada detalhe – o prédio da oficina, revestido com cimento de verdade, com janelas de vidro e todos os elementos que você encontraria na locação real: ferramentas, elevador, dinamômetro, pôsteres e diagramas.

Nas prateleiras, pneus, rodas e caixas com peças, com direito à marca Spoon impressa em letras diminutas. Confira a galeria de fotos abaixo e saboreie cada detalhe neste final de sexta-feira.

A New Handmade não faz apenas dioramas dedicados aos fãs da Honda – seria um desperdício dedicar tanto talento a uma única marca. Eles também fazem dioramas originais, inspirados em outras marcas e subculturas automobilísticas, como encontros de Porsche (com Magnus Walker e Akira Nakai marcando presença!), estacionamentos de shopping e cenas urbanas, como borracharias de beira de estrada e encontros de posto.

Alguns são bem pequenos, porém cheios de detalhes. Parecem mesmo pequenas cenas do mundo real, mas em miniatura. Como o nosso amigo FlatOuter disse, dá para passar horas viajando nestas pequenas paisagens.

Mais dioramas!

Isuzu City: a incrível cidade em miniatura com carros que andam de verdade

Isto não é a foto de um cenário de verdade – é um diorama ultrarrealista