em 2015 falamos a respeito de um absurdo motor de dezesseis cilindros com quatro turbos e quase 5 000 cv nao era o motor do veyron obviamente e muito menos do chiron que sequer existia estamos falando do v16 do devel sixteen supercarro arabe que foi apresentado no salao de dubai naquele ano e nao parecia muito plausivel [gt40 content tag= superesportivo widget= 1 title= superesportivos no gt40 ] o sixteen continua nao sendo plausivel mas sua fabricante a devel motors garante que ele e real que entrara em produçao e que de fato tera quase 5 000 cv no motor so nao vai poder rodar nas ruas e certamente nao concorrera de igual para igual com caras como o chiron o hennessey venom f5 e o koenigsegg agera rs que hoje sao os tres grandes rivais no segmento dos hipercarros mas nao da para simplesmente ignorar alguem que diz que fara um superesportivo capaz de ir de zero a 100 km/h em 1 8 segundo e seguir acelerando ate os 500 km/h da nao mas dar atençao e uma coisa acreditar totalmente no papo e outra o devel sixteen e 2015 tinha um aspecto de mockup que chegava a ser constrangedor na ediçao de 2017 do salao de dubai no ultimo dia 14 de novembro foram apresentadas duas unidades com o visual de produçao incrivelmente o novo devel sixteen conseguiu ficar mais plausivel e ao mesmo tempo mais maluco ambos os conceitos um deles em tons de cinza e o outro em branco e azul sao visivelmente mais caprichados que o carro apresentado ha dois anos mas ainda sao mockups so que agora eles tem mais vincos e mais curvas do que antes um letreiro que diz 50 00 na dianteira e duas enormes saidas de escape na traseira que parecem turbinas as proporçoes sao mais harmonicas algo como um prototipo do grupo c que veio da decada de 80 2080 da para falar que e bonito hmmm beleza e algo subjetivo dizem o youtuber shmee150 foi dar uma olhada nos dois carros em dubai ele e um cara empolgado fala sorrindo e parece entusiasmado ate mesmo com a temperatura do ar ao redor dos carros mas da para ver que por enquanto ambos exemplares do devel sixteen ainda estao longe de ser carros funcionais [youtube id= vsvxhc5llii width= 620 height= 350 ] ha entradas de ar em profusao um gigantesco splitter frontal e uma asa traseira que se levanta automaticamente em tese alem de um interior que parece todo feito de um plastico nao muito bom com desenho extremamente minimalista e acabamento simples da para ate ver o revestimento meio que se soltando quando shmee abre uma das portas o que e meio deprimente na verdade fica claro que a ideia e mesmo mostrar o visual do carro que definitivamente ainda tem cara de conceito mas os caras da devel motors afirmam que o sixteen esta em fase avançada de desenvolvimento e que ficara pronto incluindo todos os testes necessarios nos proximos 12 a 18 meses parece um volante capaz de controlar um carro de 5 000 cv ha alguns fatores que nao nos deixam duvidar completamente disto primeiro o motor ja esta pronto e tem de fato 5 000 cv segundo a devel diz que o carro sera fabricado na italia pela manifattura automobile torino a mesma empresa que trabalhou nos carros de jim glickenhaus que definitivamente existem e andam de verdade e no apollo intensa emozione isto da um minimo de credibilidade a historia toda alem disso a devel deixa claro que o sixteen de 5 000 cv nao e um carro de rua ao menos em principio o que ate pode ajudar a acelerar o processo de desenvolvimento dispensando testes de homologaçao [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a companhia que desenvolveu o motor e a americana steve morris engines sme especializada em motores para carros de arrancada vale lembrar suas especificaçoes o motor de 12 3 litros ao que tudo indica parte de dois motores v8 ligados pelo virabrequim o bloco e todo usinado em billet de aluminio e sobrealimentado por quatro turbos de 81 mm tem 32 valvulas todas de titanio comando no bloco como os tradicionais v8 americanos suspeitamos que como se costuma fazer nas competiçoes de arrancada o motor utiliza um projeto conhecido o popular big block da chevrolet por exemplo como ponto de partida mas nao ha confirmaçao a respeito disto ainda de qualquer forma motores assim raramente geram menos de 2 000 cv o que se sabe porem e que a sme ja anunciou atraves de seu canal no youtube que o motor esta pronto e ainda divulgou o video do motor sendo testado em um dinamometro de bancada na tela o resultado 5 007 hp o que da 5 076 cv [youtube id= ukacfu81sze width= 620 height= 350 ] e potencia compativel com um funny car de arrancada da nhra muitos deles utilizam motores semelhantes ao do devel sixteen a companhia do oriente medio e a sme ja chegaram a negar que o hipercarro sera feito para arrancadas mas nos nao conseguimos enxergar nele outra forma de utilizaçao alem de fazer como vin diesel e viver um quarto de milha de cada vez diriamos ate que o devel sixteen nao e muito mais que um dragster de luxo carissimo feito para milionarios que querem se divertir na dragstrip com o carro mais extravagante possivel mas nao passaria de um palpite ate porque motores de arrancada foram feitos para trabalhar no limite por um curto periodo e nao para durar bastante um hipercarro com motor de dragster nao passaria de um brinquedo grande barulhento e carissimo nao que haja algo errado com isto agora a devel tambem diz que existirao outras duas versoes do sixteen uma delas com motor v8 de 2 000 cv e outra com motor v16 de 3 000 cv e ambas poderao rodar nas ruas tendo ate preço definido a primeira vai custar us$ 1 6 milhao e a segunda us$ 1 8 milhao honestamente nao acreditamos muito nisso e esperar para ver o que vai rolar
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.