no brasil onde nao existem muitas opçoes de carros acessiveis com traçao traseira o chevette e uma das primeiras escolhas dos entusiastas e um carro relativamente acessivel abundante e de mecanica simples barata e robusta seu cofre avantajado tambem estimula muita gente a colocar motores maiores nele sejam o quatro cilindros de dois ou 2 2 litros do vectra chevectra o 2 5 ou o seis em linha de 4 1 litros do opala chepala e ate o v6 vortec de 4 3 litros da blazer a diferença e que neste caso ninguem chama de cheblazer como todo engine swap nao e uma manobra exatamente facil mas ja existem receitas prontas que descomplicam bastante as coisas se muita gente sabe que o chevette e baseado no opel kadett de terceira geraçao europeu nem todo mundo sabe que ele tambem foi vendido nos eua como carro de entrada da chevrolet entre 1975 e 1987 sua proposta era unir baixo preço praticidade e economia de combustivel depois da crise do petroleo de 1973 que ajudou a acabar com os muscle cars na epoca e ele de fato conseguiu exatamente isto por doze anos a unica opçao de carroceria e o hatchback de duas ou quatro portas nada de seda ou perua como aqui acontece que o chevette ate vendeu razoavelmente bem mas nao tanto quanto no brasil e sua reputaçao nao e das melhores ele e considerado um carro apenas aceitavel mas ninguem quer um chevette nos eua em compensaçao os que se aventuram a comprar um chevette dispoem de muito mais opçoes de motor para colocar em seu espaçoso cofre especialmente aqueles com oito cilindros em v e exatamente isto o que um cara chamado jordan frank esta fazendo com seu chevette 1985 que ele batizou de red rocket trata se de um engine swap que envolve o v8 lr4 de 4 8 litros vindo de uma picape silverado originalmente o motor com comando no bloco e capaz de entregar ate 288 cv e 40 8 mkgf de torque quatro vezes mais que os 70 cv do quatro cilindros de 1 4 litro que originalmente ocupava o cofre do compacto acontece que nao estamos falando aqui de um projeto bem calculado feito com componentes de primeira e muito capricho na execuçao nao senhor o negocio aqui e achar o maximo de soluçoes tecnicas alternativas tambem chamadas gambiarras e fazer o v8 caber no cofre do chevette e funcionar direito custe o que custar — no sentido figurado porque quanto menos dinheiro for gasto melhor o estado do chevette fala por si a carroceria ate que parece integra mas a verdade e que o carro comprado por jordan ha alguns meses como daily driver e uma ratoeira com ferrugem tomando conta do assoalho dezenas de itens de acabamento faltando e bem olha so o caso e que com o v8 jordan queria que o projeto fosse duas coisas barato e divertido o que importava era fazer o motor e a transmissao caberem no carro e conseguir fechar o capo completamente para esconder toda a maldade e claro que nao foi facil pois fazer o motor caber no cofre foi so o inicio do trabalho ainda foi preciso abrir a parede corta fogo e fabricar um novo tunel de transmissao alem de substituir a travessa dianteira por uma peça fabricada a mao usando uma placa de transito como jordan conta em seu topico no forum ls1tech ele tambem mostrou os suportes do motor feitos com pedaços de ferro que estavam jogados pela oficina na hora de instalar os coletores de escape jordan viu que eles so caberiam se fossem instalados em posiçao invertida o que incidentalmente liberou um pouco mais de espaço no cofre que de repente ficou apertado ainda assim ele conseguiu instalar um radiador de aluminio com uma ventoinha de 14 polegadas e um turbocompressor garrett gt45 [youtube id= cagihaaf4tk width= 620 height= 350 ] jordan nao declara a potencia do motor — provavelmente por que nunca a medio mas considerando que alem do turbo ele tambem recebeu o comando de um v8 ls1 um intercooler um modulo de corvette e novos injetores nao seria exagero falar em 450 cv mas isso tambem pouco importa — importante mesmo e fazer o carro andar e nao deixar que ninguem veja o que ha debaixo do capo sem gastar muito isto nao significa porem que nao existiram algumas dificuldades — especialmente porque depois de colocar o carro para funcionar e dirigir oito quilometros da oficina ate sua casa jordan decidiu que era uma boa ideia viajar mais de 2 400 km de ohio onde mora ate o kentucky onde aconteceria um encontro de entusiastas dos motores v8 chevrolet promovido pela holley — o ls fest com peso extra na dianteira suspensao cansada e estradas ruins o carro acabou raspando o reservatorio de oleo no asfalto e sofrendo um vazamento o carro recebeu novos amortecedores e um novo carter na estrada mesmo e jordan conseguiu voltar para casa o projeto começou em fevereiro de 2014 e o motor foi instalado e colocado para funcionar pela primeira vez em agosto deste ano exatamente seis meses e jordan esta atualizando tudo em seu canal no youtube e em uma fanpage no facebook que criou especialmente para o projeto [youtube id= o9m5ansafps width= 620 height= 350 ] jordan nao pretende consertar absolutamente nada na carroceria ou no interior e nao vai fazer nenhuma melhoria visual no carro — seu objetivo e deixar o carro exatamente com a aparencia que tem hoje porem com mecanica confiavel e potente para dar sustos por ai e de vez em quando deixar suas marcas no asfalto [youtube id= 3nmkihu138m width= 620 height= 350 ] e o tipo de projeto que admiramos nao por sua tecnica pelo visual ou mesmo pelo resultado ate porque ainda nao acabou e sim pelo modo como o dono so quer se divertir e fazer um carro rapido sem se importar com mais nada buscando soluçoes alternativas eficientes e nao convencionais para realizar seu objetivo [ fotos jordan frank/red rocket chevette ]
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