de alguns anos para ca vimos serem colocados em pratica diversos engine swaps de altissimo nivel com combinaçoes inusitadas e exoticas ou simplesmente perfeitas transplantes que um dia foram altamente improvaveis como a instalaçao de um v8 ferrari em um toyota gt86 por exemplo quebram a internet dia apos dia francamente quem ganha somos nos que podemos apreciar alguns projetos verdadeiramente insanos aprender e ser inspirados por eles o efeito colateral e o fato de poucos engine swaps serem de fato impressionantes as vezes ficamos com a sensaçao de ja ter visto de tudo pois o projeto gringo que viemos mostrar hoje veio para nos lembrar que nao ainda estamos longe de ver tudo nao que isto fique claro logo de cara trata se de uma ferrari 308 gts com o motor v12 de uma ferrari 400i ambas a 308 e a 400i uma vez que voce examina o carro e constata a quantidade de adaptaçoes e modificaçoes realizadas pelo dono para fazer a cirurgia e impossivel nao ficar boquiaberto ainda mais sabendo que ja faz 11 anos que o responsavel pelo carro que se identifica apenas como mark e atende pelo usuario mke no forum grassroots motorsports esta trabalhando nele por sorte mark criou um topico bastante detalhado para o carro explicando cada uma das etapas do processo sao 13 paginas cheias de fotos e explicaçoes que se voce tiver tempo valem a pena de serem conferidas mas a gente vai tentar resumir um pouco aqui originalmente a ferrari 308 gts tinha um motor v8 de 2 9 litros e 240 cv com quatro valvulas por cilindro ou seja e uma quattrovalvole mark comprou o carro em 2000 e por alguns anos rodou com um supercharger no motor v8 original em 2008 porem ele conseguiu encontrar em um ferro velho o v12 da 400i originalmente com 4 8 litros de deslocamento e 310 cv a questao era que o motor tinha cabeçotes mais simples com duas valvulas por cilindro e mark nao se sentia confortavel em colocar um motor com duas valvulas por cilindro em um carro com o emblema quattrovalvole na traseira a soluçao garimpar mais um pouco e encontrar um par de cabeçotes multivalvulas da ferrari testarossa e foi ai que começaram a se mostrar necessarias as varias adaptaçoes a ponto de o motor v12 se tornar quase que um projeto exclusivo para começar mark se deu conta de que os cabeçotes da ferrari testarossa tinham galerias dutos e buracos para os parafusos completamente diferentes do que se via no bloco da 400i por isso foi preciso modificar todos estes elementos nos cabeçotes para torna los compativeis com o bloco mark aproveitou entao para adotar valvulas maiores adaptando peças feitas para a suzuki hayabusa; e para modificar o angulo de abertura melhorando o fluxo e tambem fez novos comandos usinados com os lobulos de perfil bem mais agressivo ja que ja estava com as ferramentas em maos ele tambem instalou no motor corpos de borboleta individuais individual throttle bodies ou itbs os mesmos usados pela ducati 999 as peças exigiram que os dutos de admissao nos cabeçotes fossem refeitos e reposicionados pois o coletor de admissao da testarossa foi projetado para o motor flat 12 e nao para o v12 de 60° da 400i foi um trabalho extremamente invasivo mark praticamente fez cabeçotes novos tudo isto em sua propria garagem munido apenas de uma prensa hidraulica uma maquina de solda e uma serra reciprocante o motor v12 ainda recebeu um novo virabrequim que aumentou o deslocamento de 4 8 litros para 5 4 litros bielas de titanio da ferrari 360 modena sistema de lubrificaçao por carter seco uma nova carcaça para a transmissao manual de cinco marchas que na verdade e um transeixo e um sistema de escape feito sob medida em aço inox com abafadores borla os suportes e pontos de fixaçao para o motor tiveram de ser refeitos e mesmo assim o motor v12 ficou bem justo no cofre da 308 com apenas uns poucos centimetros de vao livre entre as paredes do cofre mark deixou bem claro porem que nao teve de fazer um corte sequer na estrutura ou na carroceria da ferrari por outro lado o bloco o cabeçote e as tampas de valvula foram modificados para perder alguns centimetros no comprimento afinal o v8 da 308 gts ate podia ser montado na transversal mas era consideravelmente mais curto quase tanto quanto um quatro cilindros o v12 e consideravelmente mais longo tanto que ha pouquissimos carros com motor v12 transversal o lamborghini miura e um deles; outro e o honda ra272 carro de formula 1 da companhia japonesa nos anos 1960 mark ja fez alguns testes preliminares e estima que a potencia do motor ficara em cerca de 920 cv para levar esta força para as rodas traseiras os componentes internos da transmissao foram reforçados e foi instalada uma embreagem de tres discos outros elementos do carro tambem foram modificados e adaptados a caixa de pedais por exemplo foi feita sob medida para lidar com os freios de uma ferrar f430 ja as rodas vieram de uma ferrari 550 maranello o que exigiu a adaptaçao dos cubos alem disso todo o sistema eletrico do carro teve de ser refeito do zero incluindo a programaçao da ecu e a adoçao de um acelerador eletronico no lugar do sistema por cabo mark programou a ecu do zero e adaptou um sistema de acelerador eletronico usando o atuador de um bmw m3 e36 e os pedais e sensores de um porsche 911 996 https //www youtube com/watch time_continue=6&v=03hto9oanvk o carro atualmente esta funcionando mas ainda ha diversos detalhes a resolver o motor esta funcionando apenas com 11 cilindros ha alguns vazamentos de oleo e e preciso fazer os acertos finos nos mapas de igniçao e acelerador mas e questao de tempo ate que mark de um jeito nisto temos certeza ele e honesto e diz no topico que ainda nao definiu aspectos como acerto de suspensao e a possibilidade de instalar uma rollcage na ferrari e transforma la em um projeto de pista ainda que a mantenha legalizada para as ruas
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