no brasil um veiculo acidentado tem declarada sua perda total o famoso pt quando o valor do conserto e superior a 75% do valor segurado seja este o preço de mercado do carro ou um valor determinado estipulado no momento da contrataçao da apolice nos estados unidos a situaçao e parecida quando um automovel sofre um acidente declara se a perda total quando o custo dos reparos excede o valor do carro antes do acidente mais o valor dos componentes que sobraram e podem ser vendidos isto torna um pouco mais dificil que se tenha uma perda total nos eua do que no brasil mas nao impede certos casos bizarros de acontecerem voce ja deve ter imaginado que muitas vezes os danos que levam a uma perda total sao invisiveis se um carro esta aparentemente inteiro mas por exemplo enfrentou uma enchente e teve sua eletrica e mecanica comprometidas a chance de que seja uma perda total e grande mas na boa da para acreditar que este corvette visualmente impecavel tanto por dentro quanto por fora deu pt por danos estruturais pois e aconteceu e pior tudo por causa de uma rachadura de 2 5 cm o carro e um chevrolet corvette grand sport 2017 vermelho long beach red metallic com um belo v8 naturalmente aspirado de 6 2 litros e 470 cv e o mesmo motor do corvette de entrada o sting ray porem o grand sport conta com o kit aerodinamico os amortecedores magneticos ativos do corvette z06 e um ajuste dinamico mais afiado e feito para quem quer um carro mais especializado para acelerar no track day com alma purista e sem exageros sobrealimentados sob o capo uma pegada mais old school pra pista e pra estrada e foi na estrada que o corvette grand sport de um dos membros do forum americano corvette forum que atende pelo nick cdm85 251 fez seu ultimo passeio antes de virar sucata eis o que aconteceu nas palavras do proprio em uma publicaçao de 22 de agosto no dia 19 de julho eu tive o azar de estar em uma rodovia extremamente cheia quando um veiculo na minha frente desviou de uma pedra ou algo muito duro a rodovia tinha oito faixas e havia outros carros a mais de 110 km/h em todas elas por isso eu nao tinha como parar ou desviar sem causar um acidente envolvendo outras pessoas tive que passar por cima mas o objeto acertou varios lugares sob o carro felizmente nao acertou nada que tivesse fluidos o maior problema agora e que a concessionaria me mostrou fotos de uma peça estrutural na traseira que acabou trincada eles dizem que e um tunel de transmissao traseiro e que e uma peça irreparavel nao fornecida pela chevrolet o prejuizo foi calculado em us$ 7 600 sem a peça e sem a mao de obra alguem ja passou por algo parecido eu posso acabar ficando com um carro sucateado ainda que esteja visualmente perfeito duro hein nao desejamos isto para ninguem ninguem mesmo ainda mais olhando outras fotos fornecidas pelo dono do corvette que mostram que a rachadura tem tamanho infimo com menos de 2 5 cm o carro nao sofreu danos em outras partes motor cambio eletrica carroceria nada tudo ok o corvette depois do incidente entao como explicar a perda total podemos dizer que foi uma infeliz sucessao de acontecimentos primeiro cdm85 251 foi ate uma concessionaria chevrolet para avaliar o carro e encomendar o conserto logo de cara os mecanicos disseram que a rachadura era pequena e que aparentemente nao houve danos muito graves entao algumas semanas depois ele soube que a concessionaria nao estava conseguindo encontrar a peça para substituiçao que a mesma nao era vendida pela chevrolet e que por isso seu carro viraria sucata a questao na verdade e bem simples alem da rachadura em uma das travessas do monobloco de aluminio proxima ao radiador de oleo houve alguns parafusos danificados alem de um amassado em uma placa de metal que protege o tanque de combustivel todos estes danos sao reparaveis exceto a rachadura que exigiria substituiçao do monobloco todo para ser reparada as longarinas sao os componentes que estruturam o monobloco e suportam todo o stress da interaçao da suspensao com a carroceria que absorvem quase todas as forças de flexao e torçao e a espinha dorsal o dano e o local do dano mas nao e so soldar talvez voce esteja indagando bem nao e tao simples o carro esta na garantia e o reparo precisa ser aprovado pela chevrolet a fabricante porem e categorica em afirmar que soldar aquele ponto em especifico prejudicaria toda a integridade estrutural do carro pois uma solda ali redistribuiria as tensoes de forma diferente na area as consequencias no monobloco em longo prazo ou no caso de um acidente ficariam imprevisiveis o reparo feito da forma mais correta substituindo a travessa seria praticamente impossivel e envolveria os equipamentos e procedimentos feitos pela fabrica para constituir o monobloco soldas rebites colas o preço desse reparo feito desta maneira seria algo astronomico por mais que a trinca seja pequena percebe se que o impacto foi muito forte e que o objeto era mesmo extremamente duro muito provavelmente o dano foi causado pelo proprio peso do carro comprimindo o objeto sobre o assoalho ou seja mesmo que os custos de reparo dos demais componentes sejam de pouco mais de 10% do valor de tabela o corvette grand sport nos eua que esta em us$ 70 mil atualmente o caminho mais facil foi declarar a perda total dar ao dono do carro o valor correspondente e mandar o corvette a um leilao que acontecera nos proximos dias estima se que o valor conseguido pelo carro nao chegue a us$ 30 000 menos da metade de um zero quilometro com isto quem compra lo podera ate tentar conserta lo por conta propria mas devera se preparar para resolver algumas questoes primeiro caso o dono resolva fazer uma solda local como dissemos aquela regiao nao trabalharia da mesma forma que antes segundo seria praticamente impossivel fazer o seguro completo do corvette por conta de seu historico as opçoes mais provaveis do seu comprador sao desmontar o carro e vender todas as suas peças impecaveis ou fazer um carro de corrida pois a presença de um rollcage completo homologado ja faz este trabalho de auxiliar a redistribuir as cargas e tensoes mesmo assim o reparo e o reforço na regiao da trinca teria de ser feito ao menos o lado teoricamente mais prejudicado o do dono ja teve o problema solucionado com o valor da indenizaçao da seguradora conseguiu comprar outro corvette grand sport 2018 na mesma cor e com o mesmo pacote de opcionais do carro sucateado
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.