FlatOut!
Image default
Car Culture Sessão da manhã

Este Civic de primeira geração prova de uma vez por todas que qualquer carro pode ser rápido na pista

Para quem enxerga os carros como eletrodomésticos — ou seja, os não-entusiastas —, o Honda Civic é um bom carro para uso diário. Agora, para seus fãs, mesmo as versões comuns, sem apelo esportivo, podem ser divertidas. Desde a década de 1980, o modelo mais popular da Honda é conhecido por sua boa dinâmica, mesmo para um tração-dianteira, e pelos motores espertos e receptivos à preparação. Mas será que o mesmo vale para a primeira geração do Civic, lá da década de 1970? No que depender do carinha aí em cima, a resposta é sim. A primeira geração do Civic foi lançada em 1972. Era um subcompacto, equipado com um pequeno quatro-cilindros de 1,1 litro e 50 cv. Sim, é pouco, mas ele pesava só 680 kg e tinha suspensão independente nas quatro rodas — quem já dirigiu um hatchback leve com esta configuração sabe que, mesmo sem potência a rodo, já dá para se divertir. E foi pensando nisso que o entusiasta francês Georges Champomier decidiu transformar sem exemplar em um monstrin