para quem enxerga os carros como eletrodomesticos — ou seja os nao entusiastas — o honda civic e um bom carro para uso diario agora para seus fas mesmo as versoes comuns sem apelo esportivo podem ser divertidas desde a decada de 1980 o modelo mais popular da honda e conhecido por sua boa dinamica mesmo para um traçao dianteira e pelos motores espertos e receptivos a preparaçao mas sera que o mesmo vale para a primeira geraçao do civic la da decada de 1970 no que depender do carinha ai em cima a resposta e sim a primeira geraçao do civic foi lançada em 1972 era um subcompacto equipado com um pequeno quatro cilindros de 1 1 litro e 50 cv sim e pouco mas ele pesava so 680 kg e tinha suspensao independente nas quatro rodas — quem ja dirigiu um hatchback leve com esta configuraçao sabe que mesmo sem potencia a rodo ja da para se divertir e foi pensando nisso que o entusiasta frances georges champomier decidiu transformar sem exemplar em um monstrinho de pista e o tipo de projeto que todo entusiasta ja sonhou em fazer certamente pegar um carrinho mais velho colocar nele um motor maior e mais potente da mesma fabricante preparar a suspensao aliviar o peso e dar a ele um visual mais invocado e com personalidade propria no caso de georges que passou quase dez anos lidando com o projeto isto se traduziu em descolar o motor d16 de um honda cr x de segunda geraçao fabricado entre 1987 e 1991 mais precisamente um d16a9 com comando duplo no cabeçote sem vtec 130 cv a 6 800 rpm e 14 5 mkgf de torque a 5 700 rpm georges diz que modificou os componentes internos originais do motor e quando precisou substituir alguma coisa utilizou apenas peças originais honda ele nao foi muito radical — a potencia agora segundo ele e de 135 cv e o torque tambem nao aumentou muito o cambio do carro tambem foi cedido pelo cr x ainda que 130 cv em um moto de 1 6 litro naturalmente aspirado feito ha quase 30 anos sejam algo notavel e este o patamar dos motores 1 6 atuais vendidos no brasil fora de contexto nao parece muito agora voce precisa lembrar que e quase o triplo da potencia original do civic mk1 e que georges ainda abaixou o peso do carro em 30 kg trocando o capo por uma peça de fibra de vidro e aliviando o interior o novo coraçao foi instalado no carro em 2008 que ha oito anos so para voce se sentir velho epoca em que tinha um visual bem mais civil o video abaixo mostra o primeiro teste do carro — e o ronco de um quatro cilindros honda sem abafador com escape direto e algo que os fas da marca sempre vao apreciar mesmo que na epoca o projeto ainda estivesse cru [youtube id= rp4skmdrmj4 width= 620 height= 350 ] de la para ca a evoluçao foi constante georges desenvolveu e instalou sozinho as modificaçoes na carroceria e na suspensao do carro ele fez os para lamas alargados trocou a suspensao original e os freios dianteiros pelo conjunto do honda concerto uma versao do civic desenvolvida nos anos 1980 para o mercado europeu em parceria com a rover instalou os freios traseiros do honda cr x e desenvolveu o kit aerodinamico que vemos hoje no carro ele acertou a geometria da suspensao a cambagem negativa na dianteira definitivamente nao e um caso de stance e modificou os para lamas dianteiros com saidas de ar uma de cada lado a fim de ajudar a escoar o ar quente do radiador de oleo o visual nao ficou impecavel e nao e o tipo de coisa que se costuma ver aos montes na internet com forma e funçao em perfeita harmonia o civic de georges tem adesivos de patrocinadores amassados nos para lamas parafusos aparentes e alguns detalhes de acabamento quebrados e ate por isso que a maioria das fotos que georges coloca em seu blog papot s garage sao do carro na pista e nao estacionado em algum encontro seu civic foi feito para acelerar e acelerar forte [youtube id= onmzlmlmn3i width= 620 height= 350 ] neste video do carthrottle que foi onde encontramos o carro pela primeira vez isto fica bem claro georges leva alex kersten para uma carona no nurburgring nordschleife e demonstra que conhece muito bem o carro que tem — ele consegue reagir a cada movimento a cada traseirada a cada irregularidade do piso [youtube id= m0iprfrvhz0 width= 620 height= 350 ] georges ainda consegue percorrer o circuito na casa dos nove minutos — um tempo para la de respeitavel para um carro de 135 cv para se ter uma ideia a primeira geraçao do ford focus rs que tinha um motor 2 0 turbo de 212 cv percorreu o nurburgring em 9 05 minutos em 2005 e bem estamos falando do inferno verde que o proprio georges diz ser o circuito que mais o assusta e ele conhece circuitos desde que o carro ficou pronto ele ja o levou para diversos circuitos na europa e ate colocou o civic em um barco para o japao onde acelerou em tsukuba e ebisu tudo devidamente documentado em seu canal no youtube [youtube id= j19s6rqlpyy width= 620 height= 350 ] e assim voltamos a falar de sonhos entusiastas — georges construiu seu proprio carro e ja correu o mundo com ele acelerando em circuitos que todos nos ja quisemos visitar e nao precisou de mais que 135 cv para isto se voce nao ficar inspirado com a historia deste carro nao sabemos o que pode te inspirar fotos papots garage/georges champomier
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.