a mclaren e uma daquelas companhias que tem todos os seus passos vigiados pelos fas e pela imprensa especializada desde que nos anos 1990 deu ao mundo o lendario mclaren f1 a fabricante britanica tornou se instantaneamente centro das atençoes e a gente gosta de achar que conhece tudo o que ela fez desde entao de sua volta aos carros de rua como mp4 12c no ja distante 2011 passando pelo incrivel p1 com seu absurdo conjunto hibrido de 916 cv ate chegar ao atual mclaren senna nada que a mclaren faz passa despercebido [gt40 content search= dodge widget= 1 ] mas a gente aposta que voce nao sabia ou nao lembrava que em meados dos anos 2000 a mclaren prestou seus serviços a uma preparadora americana e fuçou o motor v10 de um dodge viper meio atipico nao parece ate pegadinha e bem e mais ou menos este o caso o carro da foto acima e conhecido como dodge viper asc diamondback mas geralmente adiciona se um mclaren no fim de seu ja longo nome isto porque de fato uma empresa chamada mclaren performance technologies foi responsavel pela preparaçao do motor sob encomenda de outra companhia a asc de american specialty cars a asc realizou as outras modificaçoes no carro que foi exposto durante o salao de detroit de 2006 12 anos atras faz tempo na epoca o dodge viper que saia da fabrica em detroit era a terceira geraçao que representava a primeira grande atualizaçao no projeto desenvolvido pela srt o viper vendido entre 2003 e 2007 tinha um novo design com linhas mais agressivas e angulosas inspiradas pelo conceito dodge viper gts r apresentado em 2000; e uma nova versao do motor v10 com 8 3 litros e 517 cv um aumento generoso em relaçao aos 456 cv do motor de oito litros usado pelo modelo anterior a primeira coisa que a american specialty cars fez foi aliviar o peso do carro em cerca de 40 kg instalando nele componentes de fibra de carbono teto tampa do porta malas para choque traseiro saias laterais spoiler dianteiro e capo este com metade do peso da peça original eles tambem deram ao carro uma pintura especial branca perolizada com detalhes em azul e laranja mclaren orange deixando algumas partes em fibra de carbono exposta; rodas de 19 polegadas; um sistema de escape com quatro saidas e suspensao cerca de 30 mm mais baixa o interior permaneceu praticamente intocado com exceçao de alguns detalhes que tambem foram feitos em fibra de carbono e cintos de competiçao alias a ideia do projeto era mesmo mostrar a habilidade da asc na moldagem do material composito agora o que nos interessa e o tal v10 by mclaren o motor que originalmente era alimentado por um sistema de injeçao eletronica multiponto saia da fabrica com 517 cv a 5 600 rpm e 73 9 mkgf de torque a 4 200 rpm moderados por uma caixa manual tremec t56 de seis marchas a mclaren performance technologies trocou a injeçao convencional por um sistema com dez sim dez corpos de borboleta individuais polidos e atraves desta e outras modificaçoes nao divulgadas levou a potencia do v10 aos 623 cv generosos 106 cv a mais informaçoes a imprensa na epoca diziam que o viper asc diamondback ia de zero a 100 km/h em 3 5 segundos sendo que o modelo original era capaz de faze lo em 3 8 segundos ] [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] agora o que exatamente a mclaren teve a ver com isto para responder a esta pergunta devemos olhar para o passado mais especificamente para a segunda metade anos 60 quando bruce mclaren saiu da europa e foi para os eua competir na can am o principal campeonato de prototipos esporte dos estados unidos na epoca o jovem bruce ja havia demonstrado talento na equipe de jack brabham tanto que em 1959 seu ano de estreia ja conseguiu sua primeira vitoria mas em 1966 ele decidiu fundar sua propria equipe a bruce mclaren motor racing e foi com ela que alem de disputar a formula 1 ele foi ate a america do norte para correr na can am [youtube id= wrsdannmli4 width= 620 height= 350 ] a equipe foi o ponto alto da carreira de bruce mclaren para se ter uma ideia a mclaren venceu cinco das seis corridas da temporada em 1967 em 1968 foram quatro de seis e no ano seguinte nada menos que onze das onze provas foram vencidas por carros laranja na epoca bruce mclaren fundou a mclaren engines companhia dedicada a preparar os motores v8 chevrolet dos prototipos esta empresa foi a que deu origem a mclaren performance technologies que hoje apesar de manter o sobrenome de bruce mclaren nao faz mais parte do grupo e ja nao fazia em 2006 entao e uma meia verdade dizer que o viper foi preparado pela mclaren que conhecemos e admiramos mas ele foi de fato preparado por uma companhia chamada mclaren que foi fundada pelo proprio bruce mclaren e que fez motores para os carros da equipe mclaren nos anos 60 — e o buick gnx dos anos 1980 ah e ele esta a venda uma concessionaria especializada em esportivos e exoticos chamada american supercars que fica em fresno na california esta pedindo us$ 295 000 pelo carro cerca de r$ 1 1 milhao em conversao direta e mais de tres vezes o que se costuma pedir por um viper da epoca em bom estado nos eua mas quantos viper preparados pela mclaren voce conhece
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