Se me perguntarem qual é o carro mais bonito do planeta na minha opinião, a resposta vai mudar de acordo com o dia. Hoje, porém, estou pendendo bastante para o Alfa Romeo 33 Stradale. Especialmente se ele for azul. Sim, existiu um exemplar azul – o único dos 18 exemplares construídos entre 1967 e 1969. O carro ficou desaparecido por tanto tempo que foi dado por perdido, mas agora ele reapareceu totalmente restaurado. E simplesmente estonteante.
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Você já deve conhecer a história do Alfa Romeo 33 Stradale, especialmente se acompanha o FlatOut. Mas, como já é costume, aqui vai um refresco: ele era uma versão de homologação para as ruas – é isto que significa Stradale – do Alfa Tipo 33, que foi criado para disputar provas de longa duração e competiu por dez anos, entre 1967 e 1977 em várias categorias e em diferentes configurações de carroceria. E quase sempre com motores V8 – embora tenha existido uma versão com motor flat-12 (isto é, um V12 com ângulo de 180°) na década de 1970.
O Alfa Romeo 33 Stradale era construído à mão e, por isto, características mudam de exemplar para exemplar – por exemplo, os primeiros tinham faróis duplos atrás de lentes transparentes gigantescas, mas depois foram adotados faróis simples e lentes menores. O que não mudava era a silhueta belíssima, com proporções perfeitas e diversos detalhes marcantes, como os respiros nos para-lamas e as portas do tipo “borboleta” com janelas que invadiam o teto. E, claro, a cor vermelha – escolhida pela Alfa Romeo para o 33 Stradale por representar a Itália no automobilismo.
O carro azul era uma exceção especial. O exemplar foi encomendado pelo conde Corrado Agusta, que na época era um dos homens mais ricos da Itália – ele era herdeiro da fabricante de aviões Agusta, fundada em 1963 por seu pai, Giovanni Agusta, junto com os irmãos Vincenzo, Mario e Domenico. Este último acabou se tornando o mais conhecido: em 1945, logo depois da Segunda Guerra Mundial, Domenico fundou a fabricante de motocicletas MV Agusta. Mas ele não tinha um Alfa Romeo 33 Stradale azul royal…
Além da cor especial, o carro de Corrado Agusta, chassi 75033.111, tinha outro toque personalizado – bancos exatamente iguais aos dos helicópteros que sua empresa fabricava na época, com um cinzeiro entre eles. O revestimento dos bancos também era azul, na mesma cor do carro, e eles tinham como diferencial os grandes encostos de cabeça.
No mais, o carro era exatamente igual aos outros Alfa Romeo 33 Stradale, com um V8 de dois litros (1.995 cm³) capaz de entregar 230 cv a 8.800 rpm e 21 kgfm de torque a 7.000 rpm, ligado a uma caixa manual de seis marchas. Ele era capaz de ir de zero a 100 km/h em menos de seis segundos, e tinha velocidade máxima de 260 km/h.
A existência deste carro era confirmada por matérias de revistas antigas, e também por fotos em um museu na Itália. Sua trajetória ao longo dos anos, porém, só era conhecida através de relatos fragmentados em fóruns automobilísticos. Sabe-se que, em determinado momento, o Alfa foi vendido para um colecionador britânico conhecido como Lord Cranworth, ficando em seu acervo até 1982. Foi Cranworth que decidiu pintá-lo de vermelho.
Depois, o carro foi levado para o Japão, onde também integrou uma coleção particular. Quando se trata de raridades como o Alfa Romeo 33, é comum que transações e restaurações sejam feitas a portas fechadas, e que apenas os envolvidos saibam dos detalhes.
No caso deste Alfa, um dos envolvidos foi o austríaco Egon Zweimüller. É ele quem atualmente está à frente da Zweimüller Cars, negócio de família que há mais de cinco décadas cuida da restauração e da venda de automóveis raros e de alto nível. Foi elem quem orquestrou a venda do 33 Stradale 75033.111 a um colecionador suíço cujo nome não foi revelado – mas não sem antes supervisionar uma restauração extremamente criteriosa que, ao longo de 5.000 horas, devolveu ao carro sua tonalidade azul original.
Depois, Zweimüller produziu um pequeno vídeo com o carro – um clipe curto que mostra alguns detalhes do 33 Stradale e dá destaque a seu ronco. É o melhor documento visual que se tem atualmente de um dos automóveis mais raros e especiais do planeta.
E, por enquanto, é tudo o que teremos: a ideia era que o Alfa 33 azul fosse revelado publicamente no Concous d’Elegance Pebble Beach 2020, como parte das comemorações pelos 110 anos da Alfa. Mas, como sabemos, o evento foi mais um entre os vários cancelados por conta da pandemia de coronavírus. Talvez a estreia oficial ainda aconteça quando tudo isto passar…