temos todos os motivos do mundo para amar o audi quattro original lançado em 1980 ele era praticamente um carro de rali para as ruas tinha um visual absolutamente matador e trazia consigo a combinaçao de motor cinco cilindros turbo + traçao integral quattro e um daqueles carros que simplesmente nao precisam de modificaçoes para serem absurdamente desejaveis mas isto nao significa que elas nao possam ser feitas e o que acontece quando alguem sabe exatamente o que fazer para transformar um carro que ja e incrivel em algo simplesmente perfeito nosso palpite algo como o audi quattro da iroz motorsport que tem um motor de cinco cilindros moderno porem mantem o visual classico do quattro da decada de 80 por dentro e por fora e quase um sleeper porque quem olha para um audi quattro ja imagina que ele seja um carro rapido mas nao tao rapido entre 1980 e 1991 o audi quattro quase nao mudou visualmente e quase 11 500 unidades foram produzidas existiram versoes com motores de cinco cilindros de 2 1 e 2 2 litros — este ultimo com cabeçotes de 10 e 20 valvulas o carro que aparece nestas fotos e um quattro 1983 que originalmente tinha um motor de 2 2 litros de 10 valvulas este motor e capaz de entregar pouco mais de 200 cv — um belo numero tres decadas atras nem tanto hoje em dia e claro que um bom esportivo tem muito mais do que potencia e o quattro e sem duvida um esportivo absolutamente incrivel mas seu dono sean mclane queria algo mais e pensava em trazer o desempenho de seu classico da decada de 80 direto para o seculo 21 [youtube id= vsunv98knyi width= 620 height= 350 ] a soluçao foi recorrer a iroz motorsports preparadora baseada em las vegas e comandada por hank iroz e josh lofquist hank se tornou um especialista no motor vw/audi de cinco cilindros depois que comprou seu proprio audi quattro — assim que pegou o carro tratou logo de pensar em maneiras de torna lo mais rapido a soluçao encontrada por ele foi desenvolver e fabricar peças de alta performance para seu proprio carro como coletores de admissao e escape cabeçotes pistoes bielas etc hank iroz josh lofquist e o audi quattro a noticia de que alguem estava fabricando peças para o motor de cinco cilindros começou a se espalhar — ha cerca de 400 audi quattro nos eua o que acaba tornando a comunidade de donos relativamente unida — e em questao de meses iroz passou a fabricar peças para vender tornando se o fornecedor de varias oficinas espalhadas pelos estados unidos mas ele tambem abriu sua propria oficina a iroz motorsport e sua equipe e uma das mais respeitadas se tratando de preparaçao de audi e vw de cinco cilindros o carro de sean o no centro da foto acima e talvez a obra prima da iroz hank tirou proveito do fato de que os motores de cinco cilindros atuais do grupo vw sao compativeis com a transmissao manual de cinco marchas do audi quattro e instalou um moderno motor ea855 de 2 5 litros em seu lugar como alguns sabem este motor possui um certo parentesco com o v10 usado no lamborghini gallardo o que por si so ja e algo extremamente interessante o bloco do motor e de origem vw — o mesmo que chegou ao brasil no volkswagen jetta da geraçao anterior contudo o cabeçote de 20 valvulas e o virabrequim sao os mesmos do audi ttrs ja os pistoes mahle e as bielas dmf sao forjados a razao para este motor frankenstein foi o custo um bloco vw chega a ser tres vezes mais barato do que um audi embora ambos sejam bastante semelhantes a alimentaçao fica por conta de uma bomba mecanica magnafuel prostar 750 e dos enormes bicos injetores enquando a respiraçao do motor e auxiliada por uma turbina forced performance hta 3582r — baseada na garrett gt35r com intercooler feito pela propria iroz completam o pacote coletores de admissao e escape feitos sob medida — com o detalhe dos coletores de admissao com visual retro exigencia de sean como tributo ao carro original — radiador iroz e radiador de oleo mocal o conjunto e gerenciado por um modulo de controle aftermarket o vems v3 alem de permitir que o carro seja abastecido com etanol e85 o sistema e bastante personalizavel e pode ser integrado ao sistema android — o carro tem um tablet instalado no painel usado para monitorar todos os parametros de funcionamento do motor como pressao do turbo e do combustivel quando apareceu nas paginas da european car magazine ha alguns meses o audi quattro tinha 594 cv e 73 3 mkgf de torque — nas rodas mais recentemente iroz motorsport postou um video do carro no dinamometro em seu canal no youtube e o carro aparentemente esta ainda mais forte com 650 cv e 84 6 mkgf de torque nas rodas — moderados por um cambio de seis marchas feito pela iroz usando componentes do audi rs4 b5 fabricado entre 2000 e 2001 [youtube id= u fohwkvh5o width= 620 height= 350 ] como potencia nao e tudo o carro tambem precisa de chao — e este fica por conta da suspensao do tipo coilover com amortecedores koni e geometria trabalhada sob medida as rodas enkei pf01 de 17x8 polegadas sao calçadas por pneus continental extremecontact de medidas 225/45 enquanto os freios sao hibridos — na frente usam discos de 330mm mordidos por pinças de porsche 911 turbo 996 enquanto a traseira tem discos de 289mm com pinças de audi v8 ao contrario do que se possa pensar apesar de toda a mao de obra envolvida este projeto levou apenas dois meses para ficar pronto — bem a tempo de fazer sua estreia no battle born quattro evento organizado pelo proprio sean que reune todos os anos em las vegas entusiastas dos modelos audi com traçao integral quattro — classicos ou modernos esportivos ou nao nao conseguimos pensar em um palco melhor para a estreia de um audi quattro tao sensacional [ fotos european car web sugestao do post por tiago kfouri ]
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