em 1984 pouco depois do lançamento da terceira geraçao do civic a honda pretendia ser a primeira fabricante japonesa a conquistar um titulo no campeonato mundial de rali o wrc para isto seguindo as regras do grupo b eles criaram uma versao especial do recem lançado hatchback com um motor v6 central traseiro e para lamas alargados no entanto a ideia foi considerada inviavel e apenas dois prototipos foram construidos e um deles esta guardado em uma garagem escondida no meio de toquio ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o paragrafo anterior e totalmente falso nunca aconteceu mas o americano andy barcheck costumava contar esta historia quando alguem lhe perguntava a respeito de seu project car do qual ele tinha muito orgulho um honda civic de terceira geraçao com um motor v6 vindo do acura legend atras dos bancos dianteiros e carroceria widebody carinhosamente batizado hondura ele dizia que seu carro era o segundo prototipo e as pessoas acreditavam andy ex engenheiro da marinha dos eua e um entusiasta de carteirinha o hondura estava longe de ser seu primeiro projeto vindo depois de um bmw e30 restaurado mas certamente era seu favorito o carro foi feito com muito capricho inspirado mesmo nos prototipos do grupo b em especial segundo barcheck o renault 5 turbo e execuçao primorosa barcheck queria que o carro parecesse mesmo um projeto secreto da honda isto ja faz tempo andy montou o carro nos anos 1990 e o vendeu ha mais de duas decadas a vida e assim mesmo e as vezes nos obriga a abrir mao de algo que amamos para seguir adiante mas andy hoje um senhor de cabelos brancos e ar jovial jamais se esqueceu de seu civic e agora ele reencontrou o carro que esta quase examente como era ha duas decadas para sua satisfaçao quando estava nas maos de andy o honda civic foi radicalmente transformado o hatch foi desmontado por completo e os para lamas foram alargados com material metalico que formou tomadas de ar para o motor na traseira o monobloco que recebeu uma estrutura tubular construida sob medida para abrigar o motor e os componentes da suspensao esta tambem foi projetada por andy que optou por um arranjo macpherson com amortecedores ajustaveis no lugar do eixo rigido traseiro ele empregou o mesmo sistema na dianteira que originalmente vinha com barras de torçao [gallery type= grid link= file size= medium ids= 227396 227397 227398 227406 227407 227405 ] originalmente o v6 de 2 5 litros usado pelo acura legend 1986 entregava 153 cv a 5 800 rpm e 21 7 kgfm de torque a 4 500 rpm mas andy deu a ele cabeçotes com maior fluxo e o sistema de injeçao mecanica bosch k jetronic de um porsche 911 o que deve ter garantido mais alguma potencia o sistema de arrefecimento de um chevrolet corvette que tambem cedeu os freios foi adaptado no cofre dianteiro que tambem abrigava o estepe ja o cambio manual de cinco marchas foi aproveitado exatamente como estava [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 227399 227400 ] o conjunto era suficiente para levar o civic de zero a 402 metros em 14 9 segundos a mais de 150 km/h com velocidade maxima de pelo menos 201 km/h mas a suspensao bem acertada a distribuiçao de peso ligeiramente traseira 43/57 e os borrachudos pneus 205/50 na dianteira e 225/50 na traseira calçando rodas enkei de 15x7 e 15x8 polegadas respectivamente deixavam o carro mais a vontade em um track day do que em uma pista de arrancada depois de curtir o hondura por alguns anos e desfazer se dele andy nao teve muito mais contato com o carro ele sabia que o civic havia trocado de maos algumas vezes e que conservava boa parte das modificaçoes que ele havia feito mas nunca havia conseguido falar com nenhum dos donos anteriores ate agora o pessoal da turn10 studios desenvolvedora de forza motorsport decidiu promover o reencontro entre andy e seu civic o momento foi registrado em video e publicado no youtube no inicio do mes como primeiro episodio de uma serie chama da along for the ride algo como de carona em traduçao livre a ideia e justamente mostrar alguns project cars interessantes tanto tecnicamente quanto por sua historia https //www youtube com/watch &v=ewuiu2bjlfy no video o atual dono do carro conta que realmente nao havia muito o que melhorar no civic eric schmidit comprou o carro ha dez anos e diz que andy fez um excelente trabalho no acerto dinamico do hot hatch ele diz que e um carro neutro e facil de conduzir e que solta a traseira com facilidade em uma conduçao mais animada [caption id= attachment_227411 align= aligncenter width= 999 ] andy e eric trocam ideias sobre o civic em frente a casa de andy com um de seus projetos mais recentes ao fundo[/caption] isto posto eric fez uma mudança importante removeu o motor c25a colocado por andy e colocou em seu lugar outro v6 de 3 2 litro e 260 cv vindo de um acura cl type s uma versao rebatizada do honda accord andy ficou satisfeito em saber disso dizendo que havia mesmo acertado o carro para lidar com 100 cv a mais ele so nao teve meios de faze lo mas felizmente este honda civic unico no mundo encontrou um dono disposto a manter a essencia do projeto intacta nem todo project car tem esta sorte
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