FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Este Renault 5 Turbo é mais uma prova de que motores de quatro cilindros também roncam bonito

Todo entusiasta já gastou alguns minutos (ou horas, dependendo de sua dedicação) no Youtube ouvindo roncos de carros. Seis-em-linha, V6, V8, V10, V12... cada um tem seu som particular e todos têm sua beleza. Mas e os quatro-cilindros? Eles também podem ter uma bela voz — os motores Alfa Romeo são uma prova disso —, mas a gente nem sempre repara. Vamos dar um jeito nisso agora, com a ajuda de ninguém menos que Jean Ragnotti, vencedor do Rali de Monte Carlo em 1981. E do seu carro, claro. Como contamos neste post, o Renault 5 Turbo seria, a princípio, a resposta dos franceses ao Lancia Stratos, que um protótipo disfarçado de modelo de produção que estreou no WRC em 1974 e acabou com a festa da Renault, que ainda estava comemorando comemorando o título conquistado pelo Alpine A110 no ano anterior. Eles até tentaram reagir aumentando a cilindrada do A110, mas para superar o desempenho matador do Stratos seria preciso copiar sua receita de motor central traseiro e um chassi feito especial