Todo entusiasta já gastou alguns minutos (ou horas, dependendo de sua dedicação) no Youtube ouvindo roncos de carros. Seis-em-linha, V6, V8, V10, V12... cada um tem seu som particular e todos têm sua beleza. Mas e os quatro-cilindros? Eles também podem ter uma bela voz — os motores Alfa Romeo são uma prova disso —, mas a gente nem sempre repara. Vamos dar um jeito nisso agora, com a ajuda de ninguém menos que Jean Ragnotti, vencedor do Rali de Monte Carlo em 1981. E do seu carro, claro.
Como contamos neste post, o Renault 5 Turbo seria, a princípio, a resposta dos franceses ao Lancia Stratos, que um protótipo disfarçado de modelo de produção que estreou no WRC em 1974 e acabou com a festa da Renault, que ainda estava comemorando comemorando o título conquistado pelo Alpine A110 no ano anterior. Eles até tentaram reagir aumentando a cilindrada do A110, mas para superar o desempenho matador do Stratos seria preciso copiar sua receita de motor central traseiro e um chassi feito especial


