Às vezes a gente é duro demais com os carros modernos. Você provavelmente já deve ter praguejado contra carros híbridos e elétricos, contra a transmissão de dupla embreagem ou até contra o turbo, mas a verdade é que a gente não está mal quanto a esportivos old school no mercado. Ao lado do Toyota 86/Subaru BRZ (que a gente nem precisava citar, mas citou mesmo assim porque ele é legal demais), o Mazda MX-5 Miata é um fiel representante deste nicho desde 1989 — na verdade os caras são tão old school que conseguiram deixar a atual geração do Miata, lançada em 2015, menor e mais leve que a anterior.
Por isto mesmo, o fato de ele ter apenas dois motores de quatro cilindros não exatamente potentes — são 131 cv no motor 1.5 e 160 cv no motor 2.0 — é apenas um detalhe. A experiência de pilotagem crua e divertida do MX-5 tem muito mais a ver com agilidade e crueza do que com a potência do motor. O roadster da Mazda não precisa de um V8 de mais de 500 cv para te colocar um sorriso no