a dacia divisao de baixo custo da renault e responsavel pelo sandero e seus derivados acaba de apresentar a nova geraçao do compacto que pela primeira vez em 13 anos ganha uma nova plataforma e deve chegar ao brasil em 2022 o dacia/renault sandero foi lançado em 2007 e criado especificamente para paises em desenvolvimento envolveram se no projeto engenheiros brasileiros e romenos da renault e da dacia trabalhando no centro tecnico do grupo em paris na frança o resultado foi um carro compacto simples porem robusto com excelente aproveitamento de espaço e mecanica competente tanto que ganhou sua segunda geraçao em 2012 mantendo a mesma plataforma e em 2015 veio o esportivo sandero rs que aproveita muito bem o motor 2 0 de 150 cv e recebeu acerto excelente da divisao renault sport ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] nestes 13 anos o sandero ja passou por tres reestilizaçoes uma na primeira geraçao e duas na segunda ganhou cambio cvt e segue sendo um bom carro com publico cativo mas chegou a hora de uma renovaçao completa com direito a base do novo clio europeu ainda que simplificada os novos sandero sandero stepway e logan serao feitos sobre a plataforma cmf b que entra no lugar da b0 com isto rompe se completamente o elo com a primeira geraçao algo que fica bem evidente pelo contorno das portas que enfim fica diferente no novo sandero alem de assumir contornos mais dramaticos elas tem as molduras dos vidros mais finas como e em carros de projeto mais sofisticado o visual do carro havia sido adiantado pelos teasers ha alguns dias alem de projeçoes que circularam por meses antes da apresentaçao se nao surpreende o estilo agrada as proporçoes da carroceria ficaram mais assentadas dando a impressao de que o carro e mais baixo e largo no caso do stepway alem de para choques exclusivos rack no teto e suspensao mais alta ha tambem um capo especifico da versao inspirado na duster com o intuito de dar ao carro mais cara de suv no caso do logan pode se reparar que o seda manteve as portas traseiras exclusivas enquanto a dianteira e identica a do sandero o formato das portas dianteiras e das colunas a e o principal indicativo de que a plataforma e a mesma do atual clio ainda que seja possivel notar que se trata de um carro mais simples para quem nao lembra a plataforma cmf b foi feita pela renault nos mesmos moldes da mqb da volkswagen ou seja usa um sistema modular que permite modificaçoes em pontos chave para adaptar se a diferentes segmentos do mercado utilizando sempre a mesma arquitetura isto ajuda a conter custos de desenvolvimento e produçao pois compartilha se componentes e ferramental ao longo de toda a gama o renault clio utiliza a chamada cmf b hs de high specification enquanto o sandero sera feito sobre a plataforma cmf b ls low specification ou seja uma versao de baixo custo na pratica e dificil dizer em que isto implica talvez um uso menos intenso de ligas de alta resistencia ainda assim a nova plataforma permite o uso de motores mais modernos falando em motores por ora a unica certeza e que as versoes basicas devem conservar o motor 1 0 sce tres cilindros de 12 valvulas e 82 cv as demais motorizaçoes ainda nao foram confirmadas pela dacia mas e dada como certa a adoçao de uma versao turbinada deste mesmo motor o 1 0 tce ainda em desenvolvimento pelo braço da renault na india este deve substituir o atual 1 6 16v de 118 cv agora a duvida que certamente e a maior entre os entusiastas e o sandero rs naturalmente a renault nao diz nada a respeito e muito menos a dacia contudo corre a informaçao de que o sandero rs nao apenas continuara em linha na nova geraçao mas tambem graças a nova plataforma ele enfim recebera o motor 1 3 turbo utilizado em outros paises apresentado em 2017 o motor 1 3 energy tce foi desenvolvido em parceria com a mercedes benz atualmente ele e oferecido em modelos da renault e da nissan vendidos na europa e no japao como o renault captur e o nissan qashqai e tambem no mercedes benz classe a de entrada com o nome mercedes benz m282 com turbo injeçao direta de combustivel e duplo comando de valvulas variavel o 1 3 tce esta disponivel em diferentes niveis de potencia 116 140 ou 160 cv ha meses se fala no desenvolvimento de uma variante especifica para o brasil bicombustivel capaz de chegar aos 170 cv e 28 kgfm de torque quando abastecido com etanol seria o motor perfeito para um eventual sandero rs de segunda geraçao com ganhos expressivos em relaçao ao modelo atual que tem 150 cv e 21 3 kgfm de torque a vinda do motor 1 3 turbo flex ao brasil ja e dada como certa ele esta previsto para o primeiro semestre de 2021 quando fara sua estreia no novo captur que tambem trara cambio cvt no segundo semestre o novo duster deve recebe lo em sua linha 2022 e so entao os novos sandero e logan serao lançados no brasil devidamente remodelados com a identidade visual da renault
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.