os caras que sao loucos o bastante para tentar ganhar a vida no automobilismo se voce e um deles parabens hoje em dia aqui no brasil sao inspirados por ayrton senna um dos maiores pilotos de todos os tempos no entanto a geraçao de senna e nelson piquet tinha outro idolo — emerson fittipaldi que em 1972 foi o primeiro brasileiro a se tornar campeao mundial de f1 emmo saiu da formula 1 com 14 vitorias e dois titulos 1972 e 1974 para entrar na formula indy onde venceu mais 22 provas e foi campeao em 1989 seu sucesso ajudou a abrir varias portas na europa para a geraçao seguinte mas quem foi que abriu caminho para emerson fittipaldi francisco sacco landi ou melhor seu chico landi o cara que mostrou ao mundo que o brasil tambem tinha bons pilotos ele e o idolo de fittipaldi e pode ser considerado o piloto que começou tudo mesmo que nao tenha conquistado um titulo ou sequer uma unica vitoria na formula 1 ate porque a carreira de chico landi nas pistas começou la na decada de 1930 na era dos grand prix— os mesmos que nos anos 1950 deram origem a formula 1 como conhecemos hoje e aparentemente sera exatamente esta a veia do documentario eu queria ser chico landi que esta sendo feito pela produtora independente ebisu filmes sob responsabilidade de paulo pastorelo e guga landi com depoimentos do proprio emerson fittipaldi alem de bird clemente toni bianco miguel crispim ladeira e outras figuras importantes na historia do automobilismo nacional o documentario devera ser uma excelente forma de apresentar a historia de chico landi as geraçoes mais novas e despertar nostalgia nos mais velhos [vimeo id= 143823476 width= 620 height= 350 ] isto porque por ter acontecido ha tanto tempo a carreira de chico landi e bastante conhecida mas as informaçoes que existem sao em sua maioria escritas — ha pouquissimos registros visuais como imagens e videos e os detalhes sao escassos ouvir o que aqueles que conviveram com ele e acabaram se tornando lendas por causa dele direta ou indiretamente acaba sendo uma bela forma de descobrir o que torna chico landi uma lenda chico landi nasceu em 1907 em sao paulo/sp filho de imigrantes italianos seu pai veio de napoles em 1890 e em pouco tempo de brasil conseguiu se tornar se um bem sucedido empresario no setor de construçao civil a situaçao financeira da familia era boa mas tudo mudou com a morte do patriarca em 1911 sucumbindo ao tifo foi assim que chico landi e os irmaos precisaram deixar os estudos para trabalhar o irmao mais velho quirino tornou se assistente de mecanico e logo o proprio chico seguiu pelo mesmo caminho ele começou a consertar carros em uma oficina especializadas nos americanos hudson pegando gosto pela coisa mas foi vendo as corridas disputadas nas ruas da cidade — que valiam muito dinheiro apostado entre os proprios donos de oficinas e motoristas de taxi tornando se um mecanico melhor com o passar do tempo chico landi conseguiu um emprego na ford e depois na chevrolet trabalhando na linha de montagem e foi la que ele comprou seu primeiro carro um chevrolet 1928 o famoso cabeça de cavalo e logo tratou de aprender a correr assim que se viu capaz chico landi começou a participar dos rachas que ele assistia quando era mais novo e ele era bom no que fazia no entanto sua carreira nas corridas ilegais nao durou muito ja em 1934 ele havia dado um jeito de conseguir um carro e participar do ii grande premio do rio de janeiro realizado no classico circuito de rua da gavea — o mesmo que em 1952 viu chico landi estabelecer um recorde ao percorrer seus pouco mais de 11 km em 7m03s [youtube id= lguqmucgnai width= 620 height= 350 ] chico landi sempre foi um piloto independente que entre as decadas de 1930 e 1950 competiu em diversos grand prix usando carros fornecidos pela alfa romeo ferrari e maserati — no caso desta ultima em nome de sua pequena escuderia a equipe bandeirantes sua primeira vitoria veio no grande premio de bari de 1948 na italia ao volante de uma ferrari em 1951 chico landi foi o primeiro a participar de uma corrida de formula 1 de fato — o gp de monza novamente com uma ferrari ele disputou seis grandes premios que valiam para o campeonato entre 1951 e 1956 sendo que ao chegar em 4º lugar em sua ultima prova na f1 o gp da argentina chico conquistou 1 5 ponto e se tornou o primeiro brasileiro a pontuar na categoria foi a partir dali que começou outra fase importante na carreira de chico landi as corridas de carreteras carros de corrida hibridos construidos com peças de carros de outras marcas componentes feitos a mao e mecanica com preparaçao pesada — as carreteras com motores v8 americanos dizem tinham algo entre 300 e 400 cv o que era muita coisa para a decada de 1950 usadas nas mil milhas brasileiras no autodromo de interlagos as carreteras foram responsaveis por alguns dos momentos mais espetaculares da carreira de chico landi como a primeira ediçao da corrida em 1956 quando landi dividiu o volante com jair de mello viana e pilotou por mais de nove horas seguidas parando apenas para abastecer e trocar pneus e a dupla terminou na segunda posiçao ou o ano seguinte quando landi e o colega jose gimenez lopes venceram a corrida mas foram desclassificados por um defeito nas luzes traseiras que demorou a ser resolvido [youtube id= xupqueg5qqw width= 620 height= 350 ] chico landi ainda com o fnm em 1962 a primeira vitoria de chico landi nas mil milhas veio em 1960 quando ele dividiu o volante de um fnm jk 2000 com christian bino heins — vale notar que foi a primeira vez que um carro brasileiro venceu a prova e nao uma carretera feita com peças de carros importados o ano seguinte 1961 foi o ultimo que viu landi disputar a prova de longa duraçao em interlagos no entanto sua relaçao com o autodromo jose carlos pace ainda durou muito tempo — ate 1974 chico landi participou de varias outras provas incluindo as 25 horas de interlagos e em 1986 assumiu a direçao do autodromo sua administraçao foi vital para que em 1990 o circuito voltasse a integrar o calendario da formula 1 infelizmente no entanto landi nao viveu para ver este sonho realizado ele morreu no dia 7 de junho de 1989 aos 81 anos vitima de um infarto estamos ansiosos para ver que rumo vai tomar o documentario eu queria ser chico landi podera ser uma bela forma de relembrar a carreira de um dos maiores icones do nosso automobilismo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.