os icones japoneses da decada de 1990 nunca estiveram tao em alta eles tem uma fiel base de admiradores desde o começo dos anos 2000 mas agora tem status de classicos alguns como o skyline gt r r32 ja completaram trinta anos e outros estao prestes a faze lo e e por isso que as fabricantes estao investindo em revive los veja a honda que trouxe de volta o nsx e a toyota que reviveu o supra e planeja fazer o mesmo com outros modelos classicos nesta historia a mazda poderia entrar com o rx 7 que teve sua ultima e mais iconica geraçao a fd fabricada entre 1992 e 2002 suas linhas arredondadas e elegantes eram belissimas mas o trunfo estava debaixo do capo diferentemente dos rivais o rx 7 nao tinha pistoes em vez disso ele usava um motor rotativo wankel com rotores triangulares girando dentro de uma camara em forma de epitrocoide um oval com laterais ligeiramente concavas de funcionamento macio e muito girador o motor wankel e famoso por seu ronco agudo e anasalado e pela alta potencia especifica com dois rotores dois turbos e apenas 1 3 litro o wankel 13b do mazda rx 7 entregava entre 255 cv e 280 cv dependendo da especificaçao isto de acordo com os dados de fabrica na pratica a potencia do wankel ficava em mais de 300 cv por outro lado consumo de combustivel e emissoes de poluentes sempre foram seus calcanhares de aquiles diferentemente de seus contemporaneos porem o mazda rx 7 nao deve retornar tao cedo ja perdemos as contas dos boatos que surgiram nos ultimos dez ou quinze anos mas a mazda ainda nao encontrou uma forma de tornar o wankel economico e limpo o suficiente para o mundo atual e sem o wankel nada feito o rx 7 precisa de um mas existe outro cupe com motor wankel feito nos anos 1990 que nao recebe o mesmo reconhecimento do rx 7 o que e realmente uma injustiça porque ele foi o mazda a sair da fabrica com um motor wankel de tres rotores e tambem foi um dos carros mais luxuosos e inovadores de seu tempo o eunos cosmo se voce nos acompanha deve lembrar que o motor wankel da mazda foi inaugurado no belissimo mazda cosmo um cupe rarissimo que teve pouco mais de 1 500 unidades fabricadas entre 1967 e 1972 e ajudou a mostrar que os japoneses tambem sabiam fazer carros inovadores rapidos e bem construidos seu motor wankel de apenas 982 cm³ nao tinha qualquer tipo de induçao forçada e chegava aos 130 cv nos carros fabricados depois de 1968 era uma pequena maravilha da engenharia as duas geraçoes seguintes do mazda cosmo a cd fabricada de 1975 a 1981; e a hb de 1981 a 1989 continuaram oferecendo o motor wankel em algumas versoes e continuaram entre os modelos mais caros da mazda mas eles eram mais convencionais com linhas mais parecidas com o que se via nas ruas do japao nos anos 70 e 80 e ate tinham motores de quatro cilindros para quem preferia algo mais economico e tradicional debaixo do capo o cosmo hb chegou a ter uma versao seda de quatro portas rompendo qualquer ligaçao com o primeiro cosmo entao vieram os anos 1990 e as coisas mudaram ha uma boa razao para que os esportivos japoneses dos anos 1990 sejam tao adorados eles foram desenvolvidos e fabricados em um periodo de abundancia no japao a economia estava a todo o vapor e as fabricantes de automoveis nao tinham pudor em fazer carros ousados altamente tecnologicos e cheios de sistemas complexos para atender aos mais variados nichos a propria mazda nesta epoca chegou a juntar se com a suzuki para fazer um kei car com jeito de supercarro o az 1 que podia ate ser diminuto e ter sua potencia restrita a 60 cv mas tinha portas asa de gaivota e motor central traseiro foi por isto que a mazda decidiu dar ao cosmo de quarta geraçao lançado em 1990 um apelo bem mais exclusivo ele se tornou um cupe de alto luxo oferecido apenas com motor wankel e seria recheado de equipamentos e recursos nunca antes vistos em nenhum mazda ou mesmo em outros carros o eunos cosmo usava uma plataforma completamente nova criada especificamente para ele era um cupe grande para os padroes da epoca com 4 815 mm de comprimento 1 795 mm de largura e 2 750 mm de entre eixos pesava algo entre 1 490 kg e 1 640 kg dependendo da configuraçao e do nivel de equipamentos era um carro baixo e largo com capo longo e um desenho bastante horizontal os farois eram largos e baixos as lanternas percorriam toda a largura da traseira e ficavam coladas ao para choque e a area envidraçada eram bem rente a carroceria o tema horizontal se repetia no interior com um painel minimalista e o cluster de instrumentos alojado em uma cavidade na parte superior com mostradores analogicos e um computador de bordo digital acomodava quatro pessoas mas o foco eram os ocupantes dianteiros que iam sentados em verdadeiras poltronas com generoso apoio lateral ajustes eletricos e revestimento que podia ser todo de couro ou com a porçao central em veludo o interior tambem trazia aquela que foi a maior inovaçao do mazda cosmo a central multimidia com navegador por gps oferecida como opcional denominada car communication system ou ccs em vez de um radio comum era possivel optar por um sistema que trazia uma tela colorida crt no console central que era sensivel ao toque e servia para controlar o ar condicionado o radio e o cd player alem de exibir os mapas do navegador e captar sinal de tv [caption id= attachment_221507 align= aligncenter width= 1024 ] ela ficava oculta por esta cobertura na cor do painel[/caption] o eunos cosmo costuma ser considerado o primeiro carro produzido em serie a vir com o equipamento de fabrica voce pode ve lo funcionando a partir dos 3 50 do video abaixo https //youtu be/os0_w_qvyho t=230 outra caracteristica notavel do cosmo era a mecanica ele era equipado com duas versoes do motor wankel 13b re com 1 3 litro e dois rotores e 20b rew com dois litros e tres rotores este deixava bem clara a quantidade de rotores no coletor de admissao que trazia a inscriçao 3 rotor em alto relevo tanto o 13b re quanto o 20b rew foram os primeiros motores wankel com sistema biturbo sequencial feitos pela mazda o 13b rew tambem com dois rotores e turbos sequenciais so chegou ao rx 7 em 1992 ambos os motores eram acoplado a mesma transmissao automatica de quatro marchas com o motor 13b de 235 cv e 30 kgfm o eunos cosmo era capaz de de ir de zero a 100 km/h em menos de 7 2 segundos ja a versao de tres rotores tinha 300 cv e generosos 41 kgfm de torque suficientes para ir de zero a 100 km/h em 6 8 segundos em ambas as versoes a velocidade maxima era limitada eletronicamente em 180 km/h como mandava a legislaçao japonesa sem restriçoes porem o eunos cosmo de 230 cv era capaz de chegar aos 230 km/h enquanto a versao de 300 cv podia alcançar os 255 km/h a mazda tinha bastante orgulho do motor wankel do cosmo a ponto de colocar um rotor no emblema da grade dianteira e tambem na almofada do volante https //www youtube com/watch v=mcjizmhqch4 a suspensao trazia braços triangulares sobrepostos na dianteira e eixo traseiro multilink garantindo agilidade e estabilidade mas o cosmo nao foi feito para devorar curvas e sim para rodar com maciez e silencio na cidade e ter disposiçao nas rodovias como dissemos ele tambem era um carro de nicho o cosmo so era vendido no japao atraves da rede de concessionarias eunos esta era outra extravagancia das fabricantes japonesas na decada de 1990 submarcas que tinham suas proprias revendas para vender apenas certos modelos a um publico especifico falamos mais a respeito neste post assim o eunos cosmo foi fabricado entre fevereiro de 1990 e setembro de 1995 com 8 875 exemplares vendidos 60% correspondiam a versao de dois rotores enquanto os 40% restantes obvio eram da versao de tres rotores o fim do eunos cosmo veio junto com o inevitavel colapso que sucedeu o milagre economico japones e a mazda jamais colocou no mercado outro carro tao luxuoso e caro no fim das contas ficou claro que o eunos cosmo era um exercicio em exagero criado simplesmente porque era possivel fazer um carro assim
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