a questao da responsabilidade por um acidente causado por um carro autonomo parece ter sido resolvida com o caso do volvo xc90 do uber e de sua motorista/operadora que atropelaram uma pedestre empurrando uma bicicleta nos eua apesar do sistema de reconhecimento estar parcialmente desativado a responsabilidade pelo acidente recaiu sobre a operadora pois ela estava distraida e nao agiu para evitar o atropelamento e o mesmo tipo de atribuiçao de responsabilidade em casos de acidentes aereos ferroviarios ou nauticos com sistemas autonomos o motorista ativou o sistema e ele quem se responsabiliza pelo ocorrido agora ainda ha uma questao que apesar dos milhoes de quilometros rodados em testes ainda nao foi resolvida os exemplos contraditorios o termo nao significa nada se voce nao estiver por dentro da tecnologia de inteligencia artificial por isso vamos chama lo de eventos estranhos — que ainda nao diz muito mas fica mais compreensivel sao situaçoes em que os softwares nao conseguem processar as informaçoes recebidas da forma esperada e acabam literalmente se confundindo em palavras faceis o computador nao entende o que esta vendo/ouvindo e por isso reage de forma inesperada para entender pense em como voce reage a uma ilusao de optica em um primeiro momento voce fica confuso e precisa pensar por um instante sobre o que esta vendo como voce e um ser dotado de raciocinio em determinado momento sabera como reagir o computador nao ele aprende mas somente da forma que foi programado para aprender ao topar com uma ilusao de optica ele ira reagir de acordo com o que esta enxergando estas ilusoes para enganar inteligencia artificial ia a partir daqui ok sao conhecidas ha pouquissimo tempo pelos cientistas e ja sao exploradas nos enredos de ficçao cientifica e para driblar sistemas de reconhecimento facial citando um exemplo pratico e real na trilogia zero history de william gibson ha uma passagem em que um personagem usa a camiseta mais feia do mundo porque ela confunde as cameras de vigilancia e o torna invisivel a elas e nao pense que e preciso fazer algo muito complexo para enganar um sistema de ia basta mudar padroes de cores e texturas para que se instale o caos eletronico em 2016 um grupo de cientistas da universidade carnegie mellon conseguiram enganar um sistema comercial de reconhecimento facial usando apenas oculos coloridos no experimento um pesquisador de 41 anos conseguiu ser identificado como a bela atriz/modelo milla jovovich com uma precisao de 87 87% enquanto uma pesquisadora de 24 anos com origem asiatica foi reconhecida como o ex secretario de estado dos eua colin powell um afro americano de 79 anos em outros estudos pequenos adesivos tornaram placas de pare invisiveis as cameras e mais recentemente um grupo de estudantes da belgica imprimiu um desenho que os torna invisiveis as cameras — e eles ate fizeram um video mostrando como o sistema simplesmente para de enxergar o portador do desenho https //youtu be/mibfvk2s9g8 esta portanto e uma das grandes preocupaçoes dos sistemas autonomos dos automoveis como os padroes que se formam naturalmente no ambiente urbano/rodoviario sao imprevisiveis estatisticamente e provavel que em algum momento os carros acabarao nao enxergando um obstaculo imagine por exemplo que um poste coberto por residuos de adesivos e cartazes acabe com um padrao que cause um evento estranho para a ia sem uma outra referencia o carro entendera que nao ha obstaculo e acabara colidindo — ou chegando muito perto uma vez que alem de cameras ele tem radares e sensores de proximidade isso pensando em um poste [caption id= attachment_247122 align= aligncenter width= 780 ] no sentido horario começando pela esquerda rifle estetoscopio relogio digital bola de futebol remo aspirador de po acordeao e chave de fenda[/caption] mas imagine a seguinte situaçao ocorrida no brasil recentemente um tesla identificou um garoto vestindo camiseta laranja como um cone de sinalizaçao o carro que certamente foi importado de forma independente estava em um condominio e supervisionado por seu proprietario que felizmente estava apenas observando como o autopilot identificaria o garoto primeiro ele identificou como uma pessoa segurando um cone mas depois mudou a identificaçao para um cone e embora o programa seja programado para desviar do cone um carro autonomo em situaçao de conflito como o dilema do trem poderia desviar de um pedestre considerando o impacto com o cone — que na verdade era uma criança https //youtu be/rjgdyxlthue nao apenas isso os sistemas de reconhecimento por ia ja sao realidade em estadios de futebol festas e eventos populares grandes concertos estaçoes de metro e aeroportos como a busca pela privacidade e algo natural tambem sera natural que estes padroes acabem sendo explorados comercialmente — ainda que seja razoavelmente facil reprogramar os softwares para identifica los contudo imagine uma situaçao em que pedestres que nao querem ser reconhecidos por estes sistemas estejam caminhando em ruas de carros autonomos que nao podem enxerga los isso pensando apenas no transito em situaçao de guerra por exemplo seria possivel forjar alvos o que os cientistas de ia pretendem fazer em um futuro proximo e desenvolver formas de fazer os softwares reconhecerem que estao sendo enganados e saberem como contornar esta situaçao um processo que leva tempo e dinheiro e que deve retardar ainda mais a chegada dos carros com nivel 5 de autonomia as ruas isso porque os carros autonomos ainda estao sendo testados em ambientes ideais como as cidades americanas ou pequenas cidades europeias em situaçoes como o transito russo onde ha muitos carros camadas espessas de neve pistas escorregadias e motoristas imprevisiveis a chance de haver eventos estranhos e maior enquanto esta limitaçao da ia nao for contornada a adesao aos autonomos sera limitada aos ambientes perfeitos — onde eles nao sao realmente necessarios
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