e provavel que voce estranhasse menos se tivessemos um morgan three wheeler ou um plymouth prowler na foto acima do que um chines como este jac t6 dentro do flatout nao e mesmo quando a invasao do chop suey na terra das bananas começou entre 2007 e 2008 o prognostico provocativo cantado aos ventos dizia que se os japoneses levaram 30 anos para atingir o standard de qualidade e os coreanos 15 os chineses atingiriam o mesmo feito em cinco como voces ja sabem neste prazo nao rolou mas a curiosidade fica no ar em que passo a industria automotiva chinesa esta neste exato momento quase uma decada depois considerando que o que temos nesta pagina e o segundo chines de passeio mais caro a venda no brasil atras apenas da minivan jac t8 de r$ 90 mil temos uma bela oportunidade para sanar esta duvida sem preconceitos sem estereotipos mas apenas uma regra referencia de qualidade cravada nos carros que ele pretende ser sera que ele aguenta esse tira teima em quais aspectos a surpresa sera boa e em quais sera ruim preços versoes equipamentos e cores o jac t6 usa plataforma derivada do seda j5 e vem ao brasil em tres configuraçoes de equipamentos todas com a mesma configuraçao mecanica 2 0 16v aspirado com cambio manual de cinco marchas e traçao dianteira o motor um quatro em linha com bloco de ferro fundido e cabeçote de aluminio com duplo comando e variador de fase na admissao e flex com sistema de aquecimento na flauta e foi desenvolvido pela austriaca avl como os outros motores da marca sua taxa de compressao e um tanto quanto conservadora 10 1 numeros declarados com etanol no tanque 160 cv a 6 000 rpm 20 4 mkgf a 3 500 rpm zero a 100 km/h em 12 2 s maxima de 186 km/h fala se na chegada da versao com motor turbo e cambio de dupla embreagem de seis marchas da hofer configuraçao ja disponivel la fora entre o segundo semestre e o começo do ano que vem mas ainda nao ha informaçoes oficiais a respeito jac t6 basico r$ 69 990 direçao eletrica ar condicionado analogico single zone sensores de estacionamento traseiro e de acendimento automatico dos farois farois de neblina rodas de liga leve aro 17 duplo air bag freios abs com ebd monitoramento de pressao dos pneus jac t6 pack 1 r$ 71 990 acrescenta barras longitudinais no teto retrovisores eletricos com rebatimento e pintados na cor da carroceria maçanetas cromadas frisos laterais bancos e volante revestidos de couro sintetico jac t6 pack 2 r$ 75 670 soma camera de re e sistema multimidia foxconn com tela touchscreen de 7 navegador integrado ao waze cores preto quasar cinza mercurio prata imperial branco nevada marrom dolomita vermelho rubi; todas com o interior preto hyundai aqui audi ali inspiraçao interpretaçao ou copia escolha o seu termo para a gente ficou uma sensaçao de excesso de semelhança transbordando com o hyundai ix35 na dianteira e com os audi q3 e q5 na traseira lembrando que o t6 la fora se chama s5 e que o refine a6 da jac talvez se pareça um pouco demais com o a6 original ao comparar o jac com os suvs coreano e alemao nos sentimos como quando um professor pega duas liçoes de casa identicas separadas apenas por alguns sinonimos e troca de sentenças na dianteira a bocarra do para choque e invertida em relaçao ao hyundai e ela desce ate a base da placa deixando aquela linha inferior em forma de omega traço tambem presente no ix35 mas que e feito pelo acabamento do borrachao na traseira jogada parecida foi executada em relaçao ao q5 de forma geral os traços de carater silhuetas de elementos vincos sao identicos mas o disfarce foi feito nos acabamentos; o que vai no limite do jogo de corpo dependendo do juiz ele acusa falta compare as fotos abaixo a jac nao economizou na quantidade de detalhes e de texturas note o bom trabalho de joias feito dentro dos elementos oticos bem como a presença de varios frisos cromados e de acabamentos plasticos escuros tudo estava indo bem e ate demos um desconto para o sutil desalinhamento do para choque dianteiro com a carroceria mas nos deparamos com um dos acabamentos cromados apresentando indicios de corrosao amplie a foto abaixo inaceitavel ainda mais em um veiculo com menos de mil quilometros rodados apesar das coincidencias de design e destes pormenores de acabamento e inegavel que o jac t6 tem um porte vistoso e sem duvida isso e o pacote de equipamentos de serie sao seus argumentos mais fortes de venda porque sao calçados pelo preço e pela garantia de seis anos ele tem volumes comparaveis aos suvs medios coreanos como o kia sportage a partir de r$ 98 900 e hyundai ix35 r$ 94 990 mas seu preço muito inferior o faz jogar na categoria dos compactos como o ecosport renault duster jeep renegade e honda hr v como boa parte da carroceria a cabine nao faz muita questao de disfarçar a inspiraçao no hyundai ix35 compartilhando as mesmas linhas essenciais silhueta do painel contornos de ventilaçao coberturas e layout do cluster e do painel central e alterando apenas os detalhes ate mesmo os braços vazados do console central logo adiante do cambio estao ali em termos de materiais os plasticos escolhidos embora nao sejam do tipo soft touch sao de boa qualidade e nao apresentam rebarbas sobre os encaixes leia mais abaixo a dose dos acabamentos contudo poderia ser menos excessiva ha um monte de superficies revestidas com simulaçao de madeira coberta com acrilico que arranham facilmente demonstrado na propria unidade testada que tinha cerca de 850 km rodados frisos cromados e luzes roxas visiveis somente a noite que passam uma impressao de ostentaçao que pode nao agradar a todos a ergonomia de direçao e correta mas poderia ser melhor se o volante oferecesse ajuste de distancia ha apenas regulagem de altura a pegada do volante cuja peça e virtualmente identica a do chevrolet cruze e ate mais esportiva do que se espera para um veiculo de sua categoria bem como os engates do cambio que talvez sejam um pouco secos e metalicos demais para um suv familiar duro o pedal de freio exige uma carga desproporcional em relaçao aos outros dois e possui uma zona morta incomoda nos lembrando os carros da decada de 1990 o pedal de embreagem embora macio e dificil de modular queimadas nas primeiras saidas foram frequentes comigo e com alguns colegas que experimentaram o carro de otima visibilidade o cluster de instrumentos mostra um arranjo interessante trazendo sub mostradores dentro do conta giros e do velocimetro notem que a jac nao economizou nos acabamentos ha varias texturas frisos e mostradores digitais inseridos dentro deste painel o sistema multimidia da versao mais completa e da foxconn tem tela touchscreen de 7 e traz camera de re cd player funçao bluetooth e portas usb e hdmi com capacidade de espelhamento da tela do smartphone nos android e possivel comandar suas funçoes diretamente na tela infelizmente o dial de volume na foto acima o botao da esquerda estava com o potenciometro defeituoso resultando na desagradavel experiencia de brigar com o botao na hora de aumentar ou diminuir o volume do radio pois em varias ocasioes ele fez a açao contraria ao comando poucos minutos depois notei que o acabamento interno da coluna a estava severamente desalinhado em relaçao ao forro do teto defeito presente nos dois lados o delta generoso no controle de qualidade e um vicio da industria chinesa de maneira geral e nao mudou com a chegada do jac t6 o fechamento das portas demonstra um isolamento acustico caprichado em relaçao ao ambiente ainda que a reverberaçao do motor e dos pneus seja outro departamento e os bancos sao de fato muito bem acabados o couro sintetico esta perfeitamente esticado possui textura agradavel e o desenho das forraçoes combinado as costuras duplas contrastantes transmite luxo acima de seus concorrentes o espaço traseiro e muito bom o encosto fica num angulo confortavel para viagens e o espaço para joelhos atende bem a tres adultos com 1 80 m devido ao apoio de braço as costas do passageiro do meio nao fica tao bem acomodada e o porta malas e bastante generoso a jac declara o volume em 610 litros o compartimento e um pouco raso mas de fato e bastante fundo e largo note os arremates plasticos na abertura no fecho e na fixaçao das lanternas sao bons sinais de preocupaçao com o acabamento pequenas questoes grandes diferenças uma vez ajustado na cabine do t6 dou a partida no 2 0 aspirado de 160 cv engato a primeira marcha e aos poucos solto a embreagem sem buscar o acelerador o famoso creeping feito pelos cambios automaticos e automatizados e que pode ser emulado em qualquer veiculo moderno em congestionamentos ou em quase qualquer a marcha lenta cai bastante e o motor começa a vibrar tento novamente com ainda mais suavidade mas nao consigo fazer a manobra sem vibraçoes a nao ser que cutuque o acelerador de leve mais ou menos como era nos carros da decada de 1990 para tras modular a embreagem em rampas cujo pedal e agradavelmente leve tambem nao era tarefa tao simples e como disse la em cima os engates do cambio sao um tanto quanto secos para um veiculo desta categoria familiar fossem mais curtos me lembrariam ate mesmo os do toyota gt86 cuja avaliaçao disponibilizaremos nesta semana uma vez com o t6 em movimento a sensaçao e de conforto e relativo silencio na cidade o veiculo se comporta de maneira agradavel e confortavel apenas revelando algumas batidas abafadas na extensao da suspensao traseira na saida de lombadas indicio de uma carga de retorno relaxada justamente ao contrario da compressao que parece um pouco rigida para sua categoria mas isso voce so vai perceber em falhas mais acentuadas no piso a direçao de assistencia eletrica e bastante leve na cidade e ganha um bom peso em velocidades acima de 80 km/h comunicabilidade no limite de aderencia nao e o seu forte como era se se esperar em sua categoria mas e suficiente na estrada o cambio mostrou um bom escalonamento mantendo os giros em quinta marcha a cerca de 3 100 rpm a 120 km/h mas para retomadas e ultrapassagens recomendamos o uso de reduçoes e de enchidas de giro a massa de 1 5 tonelada se mostra facilmente presente em rotaçoes mais baixas o consumo de combustivel foi de cerca de 9 km/l na estrada e 7 km/l na cidade com etanol no tanque o pedal de freio contradiz a carga leve da embreagem acelerador e volante e exige bastante força para ser utilizado em freadas mais fortes sua modulaçao nao e tao simples porque o pedal possui uma zona morta de entre 2 e 3 cm antes de efetivamente as pinças morderem os discos dinamicamente o jac t6 se mostra um veiculo bastante seguro sempre sub esterçante e com dose razoavel de aviso sensorial em relaçao ao limite nao ha surpresas ruins quando provocado ao seu maximo mas sua capacidade de aceleraçao lateral fica um pouco limitada pela flexibilidade dos flancos dos pneus giti giticomfort suv 520 nas medidas 225/60 r17 a rolagem de carroceria e substancial mas totalmente dentro da expectativa de sua categoria nesta altura do campeonato e em meio a tantas criticas vale um contraponto nao e que o jac t6 seja um carro ruim de ser conduzido mas e inegavel que ele carece de muitos ajustes tecnicos e polimentos dinamicos cujos detalhes fazem toda a diferença na experiencia de direçao ele tem suspensao independente e freios a disco nos quatro cantos direçao eletrica e la fora ate mesmo controles de estabilidade de traçao e assistentes de frenagens de emergencia e saidas de rampa equipamentos eliminados para o brasil para manter o preço competitivo o que falta e a maturaçao do produto cujo fine tuning apenas o tempo e a experiencia da marca desenvolvendo e aprimorando produtos poderao trazer bottom line poucas avaliaçoes alternaram tantos pontos positivos e negativos quanto a deste jac t6 o que mostra que se trata de um produto em evoluçao que ainda nao chegou la bons indicios nao faltam e ele buscar compensar estes pontos flutuantes com preço competitivo que poderia ser melhor nao fosse o tapetao do super ipi de 30% introduzido em 16/12/2011 com fins protecionistas a industria nacional e garantia de seis anos o que dependendo do perfil do comprador pode ser mesmo um bom negocio afinal como dissemos ele tem porte de suv medio mas preço de suv compacto alem de um bom recheio de equipamentos de serie no contexto da industria automotiva chinesa a chegada do t6 ao brasil marca uma evoluçao solida em termos de qualidade e refinamento mas ainda ha alguns bons degraus adiante para sair do para um chines e muito bom e dar entrada no universo world class em nossa opiniao a jac representando a melhor das chinesas por aqui ate o momento possui tres grandes desafios mas o ultimo deles nao esta em suas maos o primeiro e estreitar com urgencia o delta do controle de qualidade de seus fornecedores e de sua fabrica reduzindo assim estas oscilaçoes de acabamento e componentes embora o t6 custe muito menos e ofereça um pacote mais gordo que qualquer concorrente a expectativa de qualidade precisa ser atendida no mesmo nivel para manter a fidelizaçao do cliente o segundo desafio e o refinamento de engenharia vibraçoes no creeping pedal de freio duro e partidas a frio dificeis nao sao problemas graves mas azedam a experiencia no dia a dia e remetem a sensaçao de produto antigo contradizendo o visual moderno de seu design o ultimo desafio e bem mais ardido a questao de percepçao de imagem da industria chinesa de forma geral neste momento o termo produto chines esta fortemente ligado a noçao dos produtos piratas de baixa qualidade converter a mentalidade do consumidor neste ponto e um desafio bastante complexo e enquanto existirem todas aquelas galerias de produtos piratas nas grandes cidades e a propria industria automotiva chinesa investir na copia descarada do design de outras marcas essa percepçao vai continuar dificultando a penetraçao nos segmentos mais caros por mais que seus produtos evoluam especificamente falando sobre o t6 mais bem o faria se ele nao se parecesse tanto com o hyundai ix35 de frente e com o audi q5 de traseira; pois os chineses possuem este handicap de percepçao criativa a ser superado a equiparaçao mundial pode nao ter acontecido em cinco anos mas e bom ficar de olho no que pode sair do forno destes caras nas proximas levas serviço test drive & afins jac t6 faça um test drive receba uma proposta home do t6 ficha tecnica jac t6 pack 2 motor quatro cilindros em linha transversal bloco de ferro fundido e cabeçote de aluminio 1 997 cm³ 16v cabeçote com duplo comando de valvulas com variador de fase na admissao flex taxa de compressao 10 1 potencia 160 cv a 6 000 rpm com etanol torque 20 4 mkgf a 3 500 rpm com etanol transmissao manual de cinco marchas traçao dianteira suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira do tipo multibraços freios discos ventilados na frente e solidos atras com abs e ebd pneus giti giticomfort suv 520 225/60 r17 dimensoes 4 47 m de comprimento 1 84 m de largura 1 67 m de altura e 2 64 m de entre eixos capacidade do porta malas 610 litros peso 1 460 kg itens de serie nesta versao direçao de assistencia eletrica ar condicionado analogico single zone sensores de estacionamento traseiro camera de re pack 2 farois de neblina sistema multimidia foxconn com tela de 7 e integraçao do navegador ao waze pack 2 rodas de liga leve aro 17 bancos e volante revestidos de couro sintetico freios abs com ebd duplo air bag monitoramento de pressao dos pneus barras longitudinais no teto pack 1 e 2 espelhos retrovisores eletricos pack 1 e 2 sensor crepuscular de acendimento dos farois preço r$ 75 670 junho de 2015
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