a segunda guerra mundial teve como efeito colateral uma transmissao de conhecimento do campo aeronautico para o automobilistico veteranos que trabalharam como mecanicos de avioes agora estavam em casa sem uma guerra para lutar e com um conhecimento impar sobre motores aerodinamica e processos de fabricaçao isso abriu espaço para muito experimenta foi neste contexto que surgiu a cena hot rodder nos eua ainda em um periodo embrionario que tinha muito espaço para experimentalismo o uso de compressores e combustiveis de maior resistencia a detonaçao era o basico mas os projetos poderiam chegar a extremos como usar tanques de combustivel de avioes para fazer um recordista de velocidade que tal o primeiro homem a ter a ideia de transformar o tanque de combustivel de um aviao em um carro se chamava bill burke e ele era dono de uma oficina de hot rods no sul da california sua inspiraçao eram os carros dos primeiros recordistas — john cobb sir malcom campbell e capitao george eyston contudo eles eram europeus abastados que tinham orçamentos grandes o bastante para atravessar o atlantico so para correr em um deserto de sal com carros carissimos feitos especialmente para acelerar em linha reta bill burke nao dispunha dos mesmos recursos depois da guerra quase ninguem tinha na verdade entao precisava se virar com o que tinha e o que ele tinha eram 35 dolares para comprar o tanque externo de um caça p 51 mustang em 1946 os tanques externos — tambem chamados de tanques subalares por ficarem debaixo das asas dos avioes ou em ingles de drop tanks por seu formato de gota impressionaram bill burke com seu formato aerodinamico e imediatamente ele pensou que dariam otimos carros para quebrar recordes com sua aerodinamica neutra logo tratou de pegar uma fita metrica para descobrir se um diferencial traseiro ford e um motor v8 flathead caberiam dentro da carcaça de algum jeito e descobriu que eles caberiam o motor escolhido foi um v8 mercury com diametro dos cilindros ampliado e deslocamento de 272 pol³ 4 4 litros que foi montado na dianteira enquanto os outros componentes mecanicos — direçao suspensao e sistemas eletricos — vinham dos ford modelo a e modelo t o lakester feito por burke em 1946 tinha o motor na dianteira mas esta nao se mostrou a melhor soluçao — o cockpit recuado demais aumentava o fluxo de ar que era jogado sobre o piloto o que nao ajudava muito quando se tentava manter um carro em linha reta a quase 260 km/h em um deserto de sal sendo assim burke procurou um tanque maior — e encontrou uma pela usada em um caça lockheed p 38 com quase um metro de diametro em seu ponto mais largo o tanque do p 38 permitiu a instalaçao da mecanica em posiçao central traseira melhorando nao apenas a posiçao de pilotagem mas tambem a distribuiçao de peso — e criando a formula que seria seguida a partir dali por todos que se aventurassem a construir um lakester [gallery type= grid link= file size= medium ids= 345464 345462 345461 ] sendo assim foi esta a formula usada por alex xydias que construiu o lakester mais famoso de todos o so cal belly tank com a ajuda de bill burke o dono da so cal speed shop que existe ate hoje alex xydias e uma equipe de mais tres mecanicos começaram em 1948 a dar forma ao so cal belly tank a base tambem era o tanque de um lockheed p 38 dividido em tres compartimentos distintos separados por paredes de metal o tanque de combustivel o cockpit e o cofre do motor era um v8 ford fabricado em 1939 com deslocamento de 2 5 litros e equipado com cabeçotes e coletor de admissao edelbrock alem de dois carburadores stromberg 81 a suspensao era rigida apenas com um pequeno feixe de molas na dianteira enquanto as rodas eram de 16 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira nao se sabe a potencia exata deste carro — o que se sabe e que ele foi capaz de em 1948 chegar aos 209 4 km/h tres anos depois o mesmo carro chegou aos 233 km/h com o primeiro motor no mesmo dia em que teve esta marca registrada recebeu um novo motor — um v8 mercury de 4 2 litros que o levou aos 291 km/h — recorde absoluto em sua categoria e sancionado pela organizaçao responsavel pelos recordes em boneville a south california timing association os anos que se seguiram viram uma rapida popularizaçao dos belly tank lakesters mas nao demorou muito para que os construtores de hot rods se voltassem aos tradicionais roadsters e cupes — alem de os recordes de bonneville começarem a receber carros ultra aerodinamicos novamente desta vez com motores a jato a partir de meados da decada de 1950 por outro lado o culto aos lakesters jamais desapareceu por completo em 1952 por exemplo um hot rodder chamado tom beatty ate escreveu um artigo ensinando a construir um [gallery columns= 2 link= file size= medium type= grid ids= 25507 25508 25509 25511 ] ate hoje existe uma comunidade dedicada a construir lakesters — como o crow lakester custom roadster 1917 que apesar do nome e bem mais novo e usa um motor quatro cilindros turbo de 1 8 litro com a carroceria feita com o tanque externo de um lockheed super constellation aviao de passageiros produzido entre 1951 e 1958 ele foi leiloado em 2012 pela barrett jackson e foi arrematado por respeitaveis us$ 187 mil cerca de r$ 460 mil em conversao direta outro lakester moderno emblematico e o gm ecotec lakester cujas formas homenageiam as do so cal belly tank de alex xydias embora ele usasse mecanica ford contudo em vez do tanque externo de um aviao aposentado a carroceria ou seria fuselagem foi feita especificamente para o ecotec lakester usando fibra de carbono o motor e um ecotec de dois litros que com compressor mecanico e capaz de atingir os 316 cv a 7 600 rpm a ideia do ecotec lakester feito em 2005 era mostrar aos americanos — acostumados com motores grandes de seis e oito cilindros — que o ecotec de quatro cilindros tinha potencial e este foi demonstrado quando o carro atingiu os 325 km/h no bonneville speed week naquele ano
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