ha sete anos depois de muito tempo vivendo em um apartamento em sao paulo nos mudamos para uma casa no interior mudar de cidade e modo de vida assim pode parecer interessante mas so para quem nao o fez varias vezes em minha modesta opiniao mudança constante e boa somente em livros de auto ajuda todo mundo quer em algum ponto da vida alguma estabilidade mas enfim para amenizar a mudança algo sempre traumatico para crianças e adolescentes perguntamos aos dois filhos se queriam algo em especial agora que morariamos em uma casa ambos responderam em uma voz so um cachorro eu sei como a maioria das pessoas que conheço enfrentam esse tipo de coisa primeiro escolhem uma raça depois de extensivas buscas na internet que detalham comportamento tamanho cuidados necessarios aparencia origem depois procuram um criador de reputaçao visitam canis descobrem o que querem e findo o longo projeto levam o bicho para casa mas eu nao sou este tipo de pessoa nao mesmo eu gosto mesmo e de um bom vira lata mandei minha esposa ir com as crianças a um abrigo de caes abandonados na cidade escolher um assim simples problema resolvido esta e a maneira que gosto de fazer este tipo de coisa deixando o acaso e o divino a vontade para operar soltar um pouco o controle de tudo para que nossa vida nao se torne um inferno de planejamento frio e chaterrimo o cachorro que escolheram a pipoca acabou crescendo um bocado e ficando bem grandona e gordinha; bem maior do que minha esposa gostaria deu muito trabalho naquela primeira casa tambem mas depois quando mudamos definitivamente para um quintal maior acalmou precisava so de mais espaço mesmo assim se provou um cachorro dos melhores boa tranquila agradavel bonachona e caçadora de pragas no jardim e o principal uma companheira incrivelmente fiel; ela continua aqui comigo deitada esquentando meus pes enquanto digito furiosamente tres mil palavras todo dia nao e um cachorro muito social com humanos e nem muito educada; temo te la mimado demais mas jamais a trocaria por um animal de raça e pedigree com suas doenças diversas derivadas de seculos de manipulaçao genetica e incesto e sua vida previa tranquila e estavel cachorros abandonados sofrem antes de serem adotados e quando encontram amor sao claramente gratos por isso e sua genetica nao tem interferencia humana seguindo as leis de seleçao natural e sobrevivencia do mais forte sao caes parrudos que quase nunca ficam doentes adoro um bom vira lata e nem ligo que outros achem ele feio nem ligo tambem claro com a sua imagem de coisa de pobre [caption id= attachment_266918 align= aligncenter width= 999 ] virtus gts uma surpresa ruim [/caption] com automoveis porem essa nossa constante busca de conhecer sempre mais e mais me faz diferente meio elitista pedante ate as vezes imersos em bmw antigas chiques alfa romeo e mesmo chevettes bem acertados ou modificados começamos a desprezar o mundano e normal do dia a dia como coisa inferior andar de ferrari ou porsche e pior ainda por um bom tempo estraga a maioria das outras coisas por ai com automoveis precisamos de pedigree gostamos de coisas bem precisas e especiais e desprezamos veementemente esse monte de vira latas cuspidos aos milhoes pela industria para gente que nao sabe nada sobre como criar carro o que faz um carro bom e que compra essas porcarias automaticas inertes em suaves prestaçoes mensais fixas e sem entrada com carros sou muito mais exigente mas confesso que um par de vezes fui pego de surpresa por alguns vira latas automotivos por ai e mais incrivel totalmente por acidente pois quando os escolhi fui pragmatico e desinteressado escolhendo algo por preço e consideraçoes praticas apenas uma prova que felicidade pode vir lugares totalmente inesperados e que o acaso esse desconhecido meio pelo qual tudo de bom ou ruim acontece com a gente e muito mais importante do que os planejadores compulsivos querem nos fazer acreditar o palio em 2001 estava naquela situaçao que todo mundo odeia sem carro ok tinhamos um carro na verdade o tempra da esposa carro novo e confiavel para ela e nossa filha recem nascida mas para mim restava a maior sensaçao de escravidao do mundo moderno o maldito transporte coletivo e a servidao aos seus horarios fixos itinerarios inflexiveis e companhias indesejaveis amaldiçoei meu destino cruel enquanto esperava todo santo dia no ponto debaixo do guarda chuva assistindo meus semelhantes passarem livres e sequinhos em seus automoveis particulares quem ja enfrentou isso sabe o clima de vagao de gado a caminho do matadouro do transporte publico devia ser banido por lei e a maior fonte de revolta ja criada pela civilizaçao humana se todo mundo tivesse seu proprio landau o mundo seria muito mais calmo e pacifico minha receita para paz mundial landau para todo mundo o homem que tem landau nao quer guerra com ninguem ja disse o poeta [caption id= attachment_266904 align= aligncenter width= 999 ] meu palio feio barato e simples mas adoravel mesmo assim [/caption] mas dai consegui um dinheiro suficiente para comprar um carro barato zero km precisava de transporte confiavel e nao diversao; na hora resolvi esquecer ideias de outro opala ou chevette velho andar de onibus faz isso a voce nao queria ver oficina por um tempo ia comprar um uno entao o mais barato carro nacional mas acabei com um palio young com o lançamento do novo motor fire existiam alguns young fiasa 2001 ainda em estoque mais baratos que o uno tambem ja ali com o novo motor por insistencia da esposa que achava o palio mais socialmente aceitavel fui eu entao alegre e faceiro buscar meu novo carro em uma concessionaria no butanta num sabado de manha como disse nao esperava nada alem de transporte o carro era um duas portas super simples e basico nem retratores nos cintos traseiros tinha ar condicionado e direçao hidraulica nao me faça rir para subir os vidros existia um estranho sistema sem botao nenhum uma pequena manivela plastica tinha que ser rodada varias vezes para o vidro lentamente subir ou descer minha felicidade naquele dia estava ligada apenas a conquista da liberdade antes perdida o carro era apenas a ferramenta para conquista la e nada mais mas no momento que coloquei o palio em movimento naquele dia para dentro do transito caotico de sao paulo vi que tinha algo inesperadamente especial nas maos o carrinho se movia leve solto como se nao existisse inercia seu motor nao era muito forte mas girava suave solto alegre o cambio e a embreagem pareciam se conhecer a seculos um adivinhando o proximo movimento do outro a suspensao era firme mas nao desconfortavel e o carrinho tinha uma aderencia inacreditavel para algo montado em pneus de seçao de 155 mm ali naquele dia mesmo ri de gargalhar sozinho dentro do carro feito bobo ao mesmo tempo que ziguezagueava pelo transito feito louco ignorando totalmente qualquer procedimento de amaciamento eu sei que muita gente torce o bico quando falo isso e sei que nem todo palio e bom assim mas nao estou nem ai porque o que experimentei era real aquele palio era simplesmente sensacional nao no papel seu motor tinha so 61 cv nao era nem o mais rapido e nem o mais economico de sua epoca sua excelencia estava apenas no subjetivo rodei mais de 30 000 km com ele a maior parte do tempo sozinho em estrada numa epoca com poucos radares era incrivelmente estavel tranquilo e feliz mesmo a velocidades impublicaveis meus recordes de tempo em viagens ainda sao quase todos dele pois passei a viajar muito a trabalho sozinho de madrugada e realmente pedia tudo que ele tinha para dar nunca experimentei corte de injeçao por rotaçao em ultima marcha tantas vezes como com este carrinho foi para mim mais que transporte e diversao foi um companheiro fiel e extremamente agradavel quase humano o cambio era tao gostoso que me via brincando de trocar marcha sem embreagem raramente arranhando mesmo com minha habilidade pifia na manobra eu sei que nao devia fazer isso mas parado no sinal forçava a primeira os sincronizadores colocavam o carro lentamente em movimento olha como era leve e a brincadeira era sincronizar o sinal verde com a entrada da primeira sem embreagem e continuar o carro me incentivava a brincar a me divertir todo dia que usava ele lembrando aqui de sua agilidade estabilidade de seu motor extremamente alegre e girador sou completamente avassalado por uma saudade danada e com um sentimento de surpresa ainda presente como algo tao barato e comum de pobre mesmo pode ser tao satisfatorio incrivel a reclamar muito pouco a direçao apesar de sem assistencia em um carro leve nao era das melhores o volante ficou branco em pouco tempo denunciando baixa qualidade e seu aro grosso nao fazia meu tipo mas acho que so o carro deu zero problemas so indo para oficina em revisoes periodicas e para consertar uma encostada de uma moto ta o carro era tao pelado que nao tinha nada para quebrar mas mesmo assim digno de nota nao reclamo da falta de equipamentos; o simples fato de ser extremamente ascetico como um guru indiano alem de torna lo barato suficiente para mim ajudava no baixo peso certamente o cerne do que fazia o carro tao bom de dirigir tenho e saudade de carros simples como este num mundo hoje preso a um ciclo de aumento de complexidade sem fim como se estivessemos todos ricos para aceitar apenas luxo em nossos carros o virtus achei que nunca mais um carro me surpreenderia como aquele palio e realmente demorou para acontecer mas provando que aquilo nao foi algo impossivel de repetir aconteceu novamente a historia e estranhamente parecida de novo uma epoca dificil e complicada da vida onde perdi o emprego e me vi novamente sem carro desta vez tinha algum dinheiro e tempo para escolher porem nao precisava mais usar o carro para ir e voltar do trabalho mas este seria tambem o carro da familia nada de berlingo ou bmw velhas resolvi ser totalmente pragmatico comprar carro usado com um ano de idade mais barato e ainda confiavel e indo completamente contra minha alma apaixonada e impulsiva com carros atender requisitos bem definidos logicos e calculados espaço no banco traseiro para dois filhos agora com mais de 1 8 m de altura cambio automatico para deixar patroa feliz economico em combustivel e um carro usado para nao perder dinheiro demais com depreciaçao claro que falhei em quase tudo logico comprei um carro zero com cambio manual mas pelo menos com espaço para os marmanjos atras exatamente como no caso do palio comprei o carro querendo apenas transporte tinhamos escolhido um virtus 200 tsi usado por atender todos meus requisitos pre estabelecidos mas descobri que um virtus msi zero quilometro em promoçao com motor 1 6 litro aspirado e cambio manual saia mais barato que o 200tsi usado levei minha esposa para andar nele para ela ver que a embreagem e molinha eu mereço e comprei o carro foi como no caso do palio e de tantas outras vezes menos memoraveis na vida uma compra sem emoçao estes nao sao carros para deitar a cabeça no travesseiro e sonhar; sao ferramentas de transporte e provedores de liberdade apenas algo para respeitar e dar felicidade por bons trabalhos prestados e pronto meu virtus e branco pelamordedeus; todo mundo pensa que virei uber mas de novo inesperadamente adorei o carro mesmo cada vez mais a cada passeio me sinto mais ligado a ele tinha antes andado de 200 tsi apenas um carro eficiente silencioso suave mas completamente esquecivel meu carro e totalmente diferente o que chama a atençao logo de cara para mim acostumado em carros de familia no idioma moderno e de novo a simplicidade extremamente agradavel o freio de mao e uma alavanca ligada a um cabo fisico que vai ate os tambores traseiros coisa que nem sabia que sentia falta o cambio e manual e e sensacional um trambulador a cabo com contrapesos nas alavanquinhas em cima do cambio que tem um movimento sem esforço bem pensado delicioso a alavanca em si esta posicionada perfeitamente alta onde se espera e um primor ao se operar um sistema tao bem feito e perfeito que um amigo imaginou ser artificial criado em laboratorio remoto nao sao cabos ligados direto ao cambio mesmo o cambio e tao bom que como no palio me pego as vezes a trocar de marcha sem embreagem esses dois carros estao estranhamente ligados de formas que nao pretendo entender outra surpresa agradavel uma chave de verdade como e bom colocar uma chave no buraco dela e gira la para ligar o carro o que tem de dificil nisso em que o botao e melhor e onde se enfia a chave quando nao se tem lugar para ela posso parecer um velho ranzinza mas depois de tres carros em que as chaves ficavam jogadas no console e ver como o sistema antigo do virtus e melhor sou um convertido outra coisa que nem sabia que tinha saudade mas o melhor e como o carro anda o motor nao e tao liso e girador como o do palio para ficar na referencia aqui mas e legal pacas gira bem principalmente num mundo de motores pequenos turbo todos verdadeiros simuladores de motor diesel ate sua pequena aspereza e apaixonante em desaceleraçao a admissao ruge um raaaaaaaaa alto que incomoda a esposa e me coloca um sorriso no rosto um motor que parece vivo alegre bravo quando se pede e silencioso e tranquilo andando com a familia a baixas rotaçoes os bancos sao de tecido simples sem motores eletricos mas com regulagem de altura tambem para mim mesmo com a direçao fixa sem regulagem fazem uma posiçao de dirigir perfeita e sao confortabilissimos e com laterais suficientemente pronunciadas para segurar em curvas freia muito bem tambem de novo muito bom em todos seus comandos primarios o carro e muito estavel e seguro em toda situaçao mas nao e esportivo tem o subesterço benigno e seguro de carro alemao sempre a direçao eletrica tambem nao e muito informativa apesar de leve precisa e gostosa no dia a dia o controle de traçao e de estabilidade eu nao escolheria se pudesse este carro e totalmente seguro por meios mecanicos relativo a seu desempenho mas hoje somos obrigados a pagar por isso sabe se la por que nao e definitivamente um carro esporte e sim um carro excepcionalmente gostoso de se usar no dia a dia a terceira marcha e um exemplo tem um buraco grande para segunda perceptivel quando se dirige esportivamente mas no dia a dia e uma marcha util dirigindo a 8/10 rapido mas abaixo do limite quase se usa somente ela tirando o pe e acelerando em giro alto nao e um carro esporte mas mesmo assim e uma delicia de dirigir e um carro grande por dentro mas leve e agil e um pouco barulhento para ser algo de luxo mas eu particularmente adoro sentir algo acontecendo algum som vibraçao e aspereza faz parecer que estamos no mundo real e nao numa camera de isolamento sensorial como a maioria dos carros modernos mais caros e ar condicionado travas eletricas com controle remoto na chave e uma boa central de infotainment sao tudo que espero de amenidades podia ser mais potente claro que sim acima do limite de velocidade das estradas fica um pouco barulhento demais obrigando um ritmo mais calmo nao e perfeito mas e algo extremamente bom inesperadamente gosto mais dele a cada vez que ando e as vezes me vejo com vontade de sair por ai sem destino so para experimenta lo de novo a marca mais clara de algo realmente bom se me virasse para olha lo mais uma vez ao me afastar seria algo deveras apaixonante mesmo assim ainda nao acredito a sorte que tive consegui muito mais que esperava ja tive muitos carros e experimentei inumeros outros e na maioria das vezes eles apenas confirmaram o que ja sabia mesmo antes de sentar a busanfa na cadeira do motorista hoje tenho que confessar que andam bem previsiveis e muito parecidos entre si a maioria das surpresas quando acontecem infelizmente sao para o outro lado o mundo esta cheio de carros que prometem muito e dao nada de interessante em troca mas tanto o palio em 2001 como o taxi branco geladeira hoje provam que nem tudo esta perdido devem existir mais coisas assim por ai tenho certeza e se nao fosse a esperança de encontra los com certeza o mundo de hoje seria chato demais para aguentar
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.