a ideia de uma mala motorizada nao e exatamente novidade nao me e estranha a imagem de uma pessoa montada em sua mala dirigindo pelo aeroporto para nao cansar as pernas contudo faz poucos meses que uma startup chamada modobag ganhou certa atençao na midia por um produto assim ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] lançada no fim de 2019 a mala pesa 8 kg tem um motor eletrico de 200 watts e de acordo com a empresa suporta ate 117 kg ela tem velocidade maxima de 13 km/h pode ser carregada em uma hora na tomada e ainda possui portas usb para carregar celulares ou laptops financiada em um site de crowdfunding em uma campanha que arrecadou o equivalente a mais de r$ 4 milhoes a modobag custa us$ 1 495 pouco mais de r$ 8 000 na cotaçao atual e promete mudar a maneira como o mundo viaja ah e tambem da para colocar coisas dentro claro https //www youtube com/watch v=hazwca3humy mas nao foi a primeira vez que alguem criou uma mala motorizada na verdade uma fabricante de automoveis teve essa ideia na decada de 1990 a mazda e curiosamente a fabricante tem muito orgulho de sua criaçao os anos 1990 foram uma epoca muito boa para a mazda na virada da decada a fabricante lançou o mx 5 aquele que ao lado do rx 7 e provavelmente seu carro mais iconico e seu esportivo mais bem sucedido e praticamente unanimidade entre publico e critica tanto que hoje trinta anos depois ele esta em sua quarta geraçao e segue a risca a mesma formula de quebra em 1991 a fabricante se tornou a primeira equipe japonesa a vencer as 24 horas de le mans com o mitico 787b que tambem foi o unico carro com motor sem pistoes a triunfar na corrida para melhorar as coisas em 1991 a economia do japao estava em uma fase excelente a bolha do mercado de açoes ainda nao havia explodido isto aconteceu no ano seguinte mas foi de surpresa e as fabricantes de automoveis tinham dinheiro de sobra para gastar em projetos experimentais e de nicho que dificilmente gerariam lucro em seu proprio site a mazda diz que aquela era a epoca perfeita para criar um carro dentro de uma mala e de fato em 1991 a empresa realizou um evento interno para os funcionarios que quisessem demonstrar ideias inovadoras e mirabolantes o mazda fantasyard foi entao que um grupo de sete engenheiros todos membros do grupo de pesquisa e teste de cambios manuais da mazda juntou se para colocar a ideia em pratica para isto foi comprada uma mala da samsonite a maior que eles conseguiram encontrar e uma mini moto pocket bike fabricada no japao e equipada com um pequeno motor dois tempos de 33 6 cm³ e 1 7 cv alem de rodas de quatro e seis polegadas a moto foi desmontada e a maior parte de seus componentes motor rodas e guidao alem de uma roda extra foram reorganizados e colocados na mala usando um chassi de metal quando aberta ela formava uma especie de kart com tres rodas e guidao com direito a carenagens de fibra de vidro para deixa la mais parecida um um kart de verdade as rodas traseiras se desdobravam e a roda dianteira brotava de uma tampa removivel [gallery type= grid link= file size= medium ids= 266887 266886 266882 ] segundo a mazda o carro era montado em menos de um minuto e andava como um kart com velocidade maxima de 30 km/h o que a fabricante nao diz e quantos prototipos foram feitos menciona apenas que o original acabou destruido pouco tempo depois do fantasyard existe outro porem e segundo a mazda ele funciona muito bem ate hoje se o carro em uma mala da mazda e mesmo um carro bem da para debater bastante sem cambio a transmissao e direta sem volante sem suspensao e sem quadro de instrumentos mas com farois lanternas e racing stripes a invençao certamente embaça bastante as fronteiras entre carro e brinquedo por outro lado existiram outros veiculos minusculos que se parecem mais com carros convencionais o melhor exemplo talvez seja o menor carro legalizado para as ruas do planeta emplacado e vistoriado para circular nos estados unidos ele foi feito por um texano chamado austin coulson e inspirado pelo chevrolet bel air ao menos e o que ele diz a carroceria e uma peça pronta feita para carrinhos de bebe mas o carro tem um motor de verdade rodas pneus farois e lanternas funcionais buzina retrovisores cinto de segurança e um para brisa feito de vidro certificado pelo departamento de transito do texas tudo o que um automovel precisa ter para circular pelo texas em vias com velocidade maxima limitada em 40 km/h https //www youtube com/watch v=2hgvpom4m6y seu tamanho e realmente impressionante sao 1 26 m de comprimento 64 3 cm de largura e 64 cm de altura apenas uma pessoa pode andar no carro por vez obviamente e nao ha suspensao por outro lado os pneus sao de borracha com perfil bem alto e as rodas sao de liga leve o motor e um monocilindrico de 110 cm³ vindo de um quadriciclo e com ele o carro consegue rodar ate 36 km com um litro de gasolina com um tanque de combustivel de 1 5 litro a autonomia e de 54 km suficiente para rodar o dia inteiro na cidade e ir ate o trabalho por exemplo so nao e muito eficaz para fazer compras no mercado pois nao ha porta malas em 2014 austin conseguiu ser reconhecido pela guinness world records como o criador do menor automovel legalizado para as ruas do planeta graças a seu carro que tem pintura inspirada nos caças p 51 mustang da segunda guerra mundial de fato existem incontaveis projetos de minicarros motorizados muito parecidos como aqueles caras que colocam motores nos jipes da barbie e vao disputar corridas offroad com eles so que nenhum deles se dispos a passar por todo o processo de homologaçao e loucura demais ate para quem participa de um campeonato na lama usando um jipe de brinquedo https //www youtube com/watch v=ifo9lzq7jvc agora se o assunto forem carros produzidos em serie talvez voce ate saiba a resposta o menor carro de todos os tempos foi peel p50 que ficou famoso no quadro do top gear no qual jeremy clarkson invade o predio da bbc ao volante exemplar um classico saudades dos bons tempos do programa alias https //www youtube com/watch v=djfss0zxydo o peel p50 foi fabricado entre 1962 e 1965 em isle of man no reino unido ele era um projeto meio que experimental da peel engineering company cujo principal ramo de atuaçao eram embarcaçoes e carenagens para motos esportivas e contava com o minimo exigido pela legislaçao britanica na epoca para circular nas ruas um farol um para brisa com limpador que era em essencia um rodo preso a uma haste atuado manualmente uma porta e espaço para uma pessoa e uma sacola de compras tinha 1 34 m de comprimento 98 cm de largura 100 cm de altura e 1 27 m de entre eixos o peel p50 era voltado para aqueles que queriam a praticidade de uma moto mas dispensavam a emoçao de conduzir uma e sem tomar chuva e como uma moto ele nao tinha marcha a re de tao leve pesava so 56 kg para manobra lo havia uma alça na traseira era so segurar erguer e colocar o carro onde se desejava o motor era um dois tempos dkw de 49 cm³ com 4 2 cv moderados por um cambio manual de tres marchas era o bastante para chegar aos 61 km/h por seu tempo de vida curto deduz se que o peel p50 nao passou muito de um experimento para sua empresa que seguiu com os barcos e carenagens para motos ate 1974 quando fechou as portas outra empresa foi aberta em 2011 com a ajuda de um programa de tv para trazer o p50 de volta com direito a versoes eletricas diferentemente do original o p50 renascido tem a proposta de ser um projeto do it yourself um kit car para quem quer sujar um pouco as maos de graxa e no final ter um veiculo para se divertir nos finais de semana em vez substituir uma moto segundo sua fabricante ele e mais popular nos estados unidos que no reino unido e cerca de 15 exemplares sao vendidos por ano agora talvez voce esteja curioso para saber qual e o menor carro produzido em serie atualmente levando em conta projetos mais modernos pois este titulo vai para o renault twizy que e razoavelmente popular na europa e na asia entre frotistas inclusive para eles a renault oferece uma versao especifica para transporte de carga apropriadamente batizada twizy cargo classificado como um quadriciclo o twizy tem duas opçoes de motorizaçao eletrica um de 5 4 cv twizy 45 e outra de 17 cv twizy 80 ambas as versoes tem as mesmas dimensoes 2 34 m de comprimento 1 23 m de largura 1 45 m de altura e 1 69 m de entre eixos o peso fica na casa dos 450 kg os nomes das versoes fazem referencia a velocidade maxima em quilometros contando ambas as versoes o twizy ja vendeu mais de 29 000 unidades principalmente na europa onde foi o carro eletrico mais vendido em 2012 ano do lançamento sugestao do leitor luis aurelio surek
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.