entre a ultima quinta feira e o domingo 20 a 23/4 aconteceu na cidade de aguas de lindoia o tradicionalissimo encontro brasileiro de autos antigos e como tambem e tradiçao aqui no flatout estive la para registrar tudo para voces caros leitores para variar foi algo de encher os olhos pilotos historicos como wilson fittipaldi e bird clemente embaixadores do evento classicos de todas as nacionalidades e epocas alguns deles multimilionarios de produçao limitadissima ou praticamente inexistentes no brasil todos juntos a pouco centimetros de nossos olhos e isso significa outra coisa o perfume de couro curvim tecidos antigos misturado ao oleo e gasolina toma conta da praça e uma experiencia sensorial completa gt40 o classificado dos entusiastas caros amigos informaçao quente o www gt40 com br esta no ar guardem nos favoritos o gt40 e uma plataforma revolucionaria de classificados voltada para carros classicos exoticos e de entusiastas traremos mais detalhes deste projeto irmao do flatout em breve em poucos dias pessoas fisicas poderao anunciar nao deixe de espiar ja tem ferrari 308 recriaçao de 288 gto alfa romeo gtv maverick gt lambo gallardo opala ss porsche boxster passat gts pointer fissore etc e a cada dia tem mais e viciante cobrir lindoia e sempre desafiador por causa do clima arduo volume assombroso de carros que estao cada vez mais proximos uns dos outros dificultando as composiçoes e publico na casa de meio milhao duas vezes superior ao de uma daytona 500 mas desta vez tive um desafio extra pela primeira vez registrei a cobertura nao apenas em fotos mas tambem em videos entao teremos ao menos quatro partes nos proximos dias duas galerias e dois videos se voce ainda nao assinou nosso canal de youtube faça o agora mesmo a partir de maio teremos muitas novidades por la nesta primeira parte daremos mais destaque aos classicos europeus e aos americanos da decada de 40 para tras na segunda parte os muscle cars classicos brasileiros e a lista de premiados e nos videos daremos um passeio geral pelos carros expostos e veremos alguns dos veiculos a venda em lindoia nao esqueça de clicar nas fotos para ampliar a versao em alta resoluçao saboreie sem moderaçao vamos começar este tour com a ferrari 225s vignale spyder 1952 chassi 0180et o valor que esta no titulo dessa materia e apenas uma referencia no mercado internacional mas e bastante provavel que seja maior especialmente porque este exemplar que veio para o brasil na epoca apos competir por duas temporadas em provas em portugal foi totalmente restaurado na ferrari classiche departamento de restauraçoes de classicos da casa de maranello a fc possui nao apenas as ferramentas e o know how da epoca como ate mesmo os moldes e fundiçoes originais assegurando a reposiçao perfeita de virtualmente qualquer componente a 225 foi a sexta evoluçao do motor v12 colombo leia toda a historia deste motor aqui que equipou carros como a 250 gto e a ferrari 365 gtb/4 daytona com 225 cm³ por cilindro ou 2 7 litros de deslocamento a 225 s gerava cerca de 210 cv a 7 200 rpm como todo carro de corrida seu comportamento em baixas rotaçoes era aspero devido aos comandos de valvulas agressivos em compensaçao em altas rotaçoes o canto dos doze cilindros perfeitamente balanceados era e ainda e puro extase mecanico volante nardi de mogno e aluminio mao inglesa alavanca de cambio na mesma altura das maos do piloto ao volante e instrumentaçao basica e essencial all business sem frisos sem forraçoes luxuosas nada que agregasse peso esta ferrari pertence a uma epoca na qual as carrocerias eram feitas por fornecedores independentes os famosos carrozzieri pininfarina vignale touring ghia farina dentre outras vestiram os chassis de maranello as saidas triplas de ar quente ajudavam no escoamento aerodinamico e arrefeciam o cofre fazendo com que os carburadores puxassem ar mais fresco mais abaixo detalhe do cubo rapido da milanesa borrani para remover a roda era necessario o uso de um martelo de couro se voce nao leu nossa historia sobre este tipo de roda clique aqui agora e saboreie outro destaque fabuloso de lindoia foi esta alfa romeo 6c 2500 boneschi de 1950 que venceu o premio de best of show do ano passado embora a produçao da 6c 2500 nao tivesse sido pequena pouquissimas unidades tiveram carrocerias feitas pela boneschi e esta e provavelmente a unica conversivel do mundo note o luxo do interior mao inglesa como a 225s vignale e a classe ergonomica da cobertura cromada dos instrumentos para reduzir os reflexos se ha um tipo de carro que nos deixa malucos no bom sentido sao os pequenos roadsters ingleses motores quatro cilindros em linha isso quando nao seis ou ate v8 entre eixos curto peso pena dinamica cortante e linhas elegantes e simples despretensiosas os criadores do mazda miata concordam conosco eles se inspiraram diretamente no conceito de carros como estes ai embaixo na sequencia um mg midget dois triumph spitfire mkiii o creme com teto rigido me fez perder alguns bons minutos de admiraçao um triumph tr4 um mg t series provavelmente um td e outro triumph spitfire mais ja pro fim da decada de 1970 o jaguar e type e o tipo de carro que nao importa quantas vezes voce veja ele rouba o seu olhar como um ima especialmente o series i no caso um series i e 1/2 note a ausencia da bolha nos farois bastante incomum e produzido apenas em 1968 projetado pelo aerodinamicista malcolm sayer o e type e o casamento perfeito de performance e design distribuiçao de peso praticamente perfeita de 49 6% no eixo dianteiro e 50 4% sobre o traseiro motor seis em linha de 4 2 litros perfeitamente balanceado suave como seda e com um canto mecanico espetacular dinamica neutra freios a disco nas quatro rodas sendo que os traseiros sao in board ficando proximos ao diferencial e um complexo sistema de suspensao independente traseira sao alguns de seus diferenciais isso sem falar na versao lighweight com carroceria de aluminio e um carro menor e mais baixo do que as fotos nos fazem pensar graças ao capo longo abaixo um ford deluxe phaeton 1929 quando fui enquadrar essa foto me dei conta de que precisaria correr o tempo estava fechando uma dupla de full sizes norte americanos buick riviera 1972 e pontiac bonneville 1969 pra la de seis metros e duas toneladas em cada um deles fizeram companhia a uma belissima ford ranchero de primeira geraçao do fim da decada de 1950 nas proximas partes da nossa cobertura traremos os v8 das decadas de 1960 e 1970 aqui uma sequencia de mercedes benz de altissima classe mercedes benz 190sl 1958 250 280sl e ce 190e cosworth duas pagoda e um rarissimo datsun 1500 infiltrado na festa do chucrute ate a cor estava condizente com a esquadra alema se voce leu nossa reportagem sobre a festa de inauguraçao do novo endereço da loja de classicos universo marx ja sabe do que se trata este carro ai embaixo o unico monarca sobrevivente de 1954 e um roadster construido por oliviero monarca em cima de uma plataforma volks com mecanica de porsche 356 e que teve como carrozzieri toni bianco e anisio campos aqui tinhamos uma bela fila de norte americanos da decada de 1930 na sequencia ford coupe 1934 detalhe do ornamento do capo com o greyhound raça presente tambem nos ornamentos da delage e lincoln marca comprada por henry ford na epoca da depressao norte americana chevrolet sedan 1934 e um tudor 1934 o inconfundivel brasinca 4200 gt ou simplesmente uirapuru projeto de rigoberto soler gisbert ex willys e um dos unicos fora de serie brasileiros com carroceria de chapa e motor grande no caso um chevrolet seis em linha 4 2 usado nos caminhoes da epoca mas preparado com carburador triplo su e comando mais bravo a ss versao mais apimentada gerava 180 cv em meados dos anos 1960 um automovel nacional ir aos 100 km/h em menos de 10 segundos e fazer 230 km/h de maxima era uma violencia quando ele nasceu o mustang ainda estava saindo do berço nos eua abaixo temos um belo ford prefect 1938 primeiro ano de produçao saia e blusa este carro era fabricado na inglaterra e substituiu o model y feito entre 1932 e 1937 abaixo uma dupla de riley um rmc 1948 e um tt sprite 1931 abaixo outra raridade britanica de alta classe um roadster allard k1 1948 de acordo com o proprietario apenas 151 unidades foram fabricadas entre 1946 e 1949 foi o primeiro modelo a ser feito pela allard no pos guerra por este motivo utilizava suspensao ford e sob seu capo havia um v8 ford flathead de 3 6 litros capaz de gerar 95 cv e maxima de aproximadamente 150 km/h foi um carro muito utilizado em provas de subida de montanha na epoca esterçar as quatro rodas honda prelude porsche gt3 991 qual nada o vidal & sohn tempo g1200 projetado por otto daus ja fazia isso na decada de 1930 mais ainda este veiculo militar alemao tinha dois motores totalmente independentes com sua propria caixa de cambio e podiam ser operados juntos awd ou de forma independente configurando um traçao dianteira ou traseira um dos fora de serie brasileiros mais interessantes o concorde idealizado por joao storani lançado em 1976 e fabricado ate 1982 menos de 20 unidades no total inspirado nas linhas do duesenberg sj contamos a historia da marca aqui usava chassi e motor v8 292 de galaxie e carroceria de plastico reforçado com fibra de vidro como podemos ver nas fotos o acabamento era bastante esmerado de forma que um desavisado pode encara lo tranquilamente como um veiculo da decada de 1930 amplie as fotos e deguste abaixo uma dupla de hupmobile model 20 um runabout de 1909 primeiro ano de produçao da marca e um touring car quatro lugares 1911 penultimo ano do model 20 respectivamente bobby craig hupp ja tinha trabalhado para a ford olds e regal quando fundou a hupp motor company empresa que durou ate 1940 veja os detalhes dos farois de latao e das rodas de raios de madeira note que o modelo 1909 fotos acima tem pneus brancos resultante da fabricaçao com oxido de zinco que deixava a borracha mais resistente e duravel mas removia a cor natural ambar foi a partir de aproximadamente 1913 que começou a ser utilizado fuligem po resultante da combustao de produtos com carbono em seu lugar inicialmente empregado apenas nas bandas de rodagem foi assim que os pneus faixa branca surgiram leia aqui nossa historia detalhada sobre por que os pneus sao pretos de dion bouton vis a vis 1902 fazendo companhia a uma motocicleta nsu o diferencial exposto do vis a vis era um espetaculo a parte o nome em frances quer dizer algo como cara a cara e faz referencia a posiçao dos quatro ocupantes um par de frente para o outro no lugar do volante ele tinha uma alavanca de esterçamento e seu motor de 3 5 hp o impulsionava para algo proximo aos 35 km/h em condiçoes ideais se nao tem ford bigode nao e evento de classicos nao e mesmo as rodas com raios de madeira sao uma amostra grafica da transiçao do tempo das carruagens para os automoveis outro sinal dos tempos era uma certa falta de convençao ergonomica no ford t o pedal da esquerda servia para trocar as duas marchas para a frente enquanto o do meio engatava a re o pedal da direita e o freio e nao o acelerador para acelerar usa se a alavanca a direita do volante enquanto a alavanca da esquerda que aparece na foto abaixo controla o ponto de igniçao uma bela salada mental para encerrar esta primeira parte e ja deixar o terreno preparado para os norte americanos do proximo post virao em peso de impala do fim dos anos 50 a plymouth roadrunner um belo trio formado por um packard 1954 um bel air styleline 1951 e um maravilhoso ford thunderbird de primeira safra
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