ha quem nao tenha gostado do nome da ferrari 812 superfast por soar meio imaturo talvez a gente adorou alem de simplesmente soar bacana e uma bela homenagem a ferrari 500 superfast ultima versao da serie superamerica fabricada entre 1964 e 1966 mas isso a gente ja disse aqui o que a gente ainda nao tinha comentado era o que realmente importa em um supercarro do calibre da ferrari 812 superfast um super grand tourer com motor v12 naturalmente aspirado de 800 oitocentos cv capaz de girar a quase 9 000 rpm com traçao traseira e nada de turbos supercharger ou tecnologia hibrida do qual provavelmente nao existira outro como e acelera lo [youtube id= rt5pamh1abq width= 620 height= 350 ] ainda nao andamos na 812 superfast mas a imprensa internacional ja e ninguem conseguiu resistir a tentaçao de fazer o trocadilho com o nome do carro e nos nos juntamos ao coro sera que ela e super fast mesmo a resposta breve e ate meio obvia e sim e nao poderia ser diferente a sucessora da f12berlinetta e na verdade uma versao completamente retrabalhada do motor a suspensao carroceria e interior e a f12 ja havia sido bastante elogiada pelo desempenho absurdo de seu v12 de 740 cv e pelo seu comportamento dinamico equilibrado a ferrari f12tdf sua versao radical com foco nas pistas e 780 cv incorporou um sistema de esterçamento das rodas traseiras que reproduz o efeito de um entre eixos encurtado o passo corto virtuale ou entre eixos curto virtual tornando o carro mais agil nas mudanças de direçao e claro que o sistema seria mantido na 812 superfast na f12 o v12 deslocava 6 3 litros na realidade 6 262 cm³ ampliado para 6 5 litros 6 496 cm³ graças a um aumento no curso dos pistoes de 75 2 mm para 78 mm enquanto o diametor dos cilindros permaneceu em 94 mm outras mudanças acompanharam um novo virabrequim novas pistoes e bloco com nova liga metalica os comandos de valvulas ganharam um perfil mais bravo com levante e duraçao maiores alem disso as valvulas tem maior diametro e os cabeçotes tiveram os dutos retrabalhados [youtube id= cm25btnxwxg width= 620 height= 350 ] com isto o motor entrega seus 800 cv a 8 500 rpm muito perto do limite de 8 900 rpm imposto eletronicamente o torque de 73 2 mkgf chega as 7 000 rpm e foi justamente a aceleraçao acima das 7 000 rpm uma das caracteristicas mais elogiadas da 812 o 0 100 km/h em 2 9 segundos divulgado pela ferrari e a velocidade maxima de 340 km/h impressionam no papel mas e colocando o pe embaixo que entende o que os numeros significam a descriçao da automobile magazine ilustra bem a situaçao o v12 acelera quase como um maniaco especialmente acima das 7 000 rpm onde a onda de aceleraçao e de outro mundo seu capacete quica no encosto de cabeça enquanto voce troca as marchas e aquele berro e intoxicante viciante eletrizante fantastico na verdade a superfast e tao estridente em rotaçao maxima que em certo trecho do circuito me disseram para aliviar o pe para que o ronco do motor nao perturbasse os moradores dos predios vizinhos dito isto a potencia extra nao foi a unica responsavel pela melhoria no desempenho a caixa de dupla embreagem e sete marchas ganhou relaçoes cerca de 6% mais curtas e trocas ate 40% mais rapidas mais do que isto ela e tao bem acertada que para a evo nao poderia haver escolha melhor para o v12 mesmo a 4 000 rpm em terceira marcha a 812 parece que vai decolar e a 8 500 rpm em segunda marcha e dificil descrever o quanto ela e rapida barulhenta simplesmente fantastica e o modo como a transmissao passa de uma marcha a outra para cima ou para baixo e totalmente essencial para a experiencia acredito que seja a melhor caixa de dupla embreagem ja instalada em um carro de rua acontece que bem nao e so isto a 812 superfast e a primeira ferrari a ter direçao com assistencia eletrica e nao com direçao hidraulica isto ate foi motivo de reclamaçao por parte dos puristas mas de acordo com a maioria das publicaçoes nao ha dificuldade alguma em perceber que o carro esta fazendo atraves do volante alias na verdade e o sistema de direçao que leva a comunicatividade do carro a outro nivel como ha um motor eletrico na direçao a ferrari aproveitou para instalar dois novos sistemas o ferrari peak performance fpp e o ferrari power oversteer fpo ambos foram feitos para ajudar o motorista a ter desempenho melhor nas curvas modificando o peso da direçao em situaçoes especificas para guiar suas maos a realizar as intervençoes corretas o pessoal da automobile garante que a experiencia nao e comprometida na pratica ambos os sistemas sao bem transparentes voce nao os sente trabalhando em si em vez disso voce sente algo nas pontas dos dedos e pensa ah sim e isso que eu preciso fazer com o volante o fpo e particulamente eficiente quase como se voce tivesse um motorista fanstasma te ajudando a colocar o carro de volta no curso quando a traseira escapa e claro que para os mais tradicionalistas a ideia de um carro que te ajuda a esterçar nao parece tao boa a propra evo por exemplo tem um pe atras com o sistema a 812 e um pouco mais pesada do que antes o que e bom mas tambem e ainda mais rapida em suas respostas o que ao menos no começo nao e tao bom a nao ser que voce seja programado naturalmente para dirigir um carro como se fosse um caça voce acaba se acostumando com o modo como a 812 reage aos movimentos do volante e depois de um tempo ela fica quase intuitiva ate que voce começa a guiar o carro mais com o cerebro e menos com as maos algo que naturalmente e a intençao da ferrari mas assim que voce sobe em outro carro voce começa a achar que a coluna de direçao quebrou que e a 812 que esta desalinhada com o resto dos carros o que talvez nao seja algo tao bom assim a suspensao foi calibrada para um uso menos radical que a f12tdf assim como o sistema de esterçamento das rodas de tras mas o carro como um todo ainda e mais rigido que a f12 comum dito isto e surpreendentemente confortavel nas estradinhas ao redor de maranello isto tem a ver com o approach escolhido pela ferrari para a 812 superfast um carro com capacidades dinamicas proximas as da f12tdf com uma usabilidade mais proxima a da gtc4 lusso assim ela tem um interior bastante amplo e surpreendentemente bem resolvido chris harris do top gear foi bastante analitico nesta questao a cabine remodelada tem arquitetura complicada e novidade em uma ferrari de fato demonstra preocupaçao com a ergonomia as telas de cada lado do conta giros sao muito mais definidas e o novo dial rotativo para os limpadores de para brisa e uma bela melhoria mas tentar se acostumar com o modo como tudo funciona em um test drive curto e um esforço bastante inutil leva muito mais tempo para o cerebro assimilar tantas funçoes mas tenho certeza de que nao ha muitos horrores escondidos ali o porta malas tem um tamanho decente os bancos concha opcionais seguram muito bem as costelas e o volante ainda nao tem coluna telescopica na estrada o barulho dos pneus e bastante alto e a ferrari certamente nao se preocupou tanto com o isolamento acustico neste novo carro como fez com a substituta da ff a gtc4 lusso a impressao geral e que a ferrari 812 superfast e um gt extremamente competente apesar destes pequenos detalhes e nao e de se duvidar os caras sempre sabem o que estao fazendo e desta vez ficou claro que eles quiseram dar uma bela despedida para o v12 naturalmente aspirado puro sim tudo indica que a proxima geraçao de ferrari com motor v12 vira com tecnologia hibrida o que pode fazer deste monstro de 800 cv o ultimo de sua especie
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