pise fundo a 1 000 rpm em quinta marcha quando o velocimetro do ferrari berlinetta boxer esta a apenas 50 km/h ou a 5500 rpm quando o mesmo instrumento mostra 240 km/h e o resultado e exatamente o mesmo um grande solido incrivel empurrao para a frente tremendamente poderoso mas tambem suave como seda e acompanhado por um glorioso e unico som o que quer que voce faça com o boxer e o que quer que voce pense dele um fato e inescapavel o seu motor e seu coraçao e sua alma o extraordinario doze cilindros contrapostos faz muito mais que prover um impressionante desempenho ao bb e a essencia do conceito do carro o criador de seu carater o provedor de seu nome e a razao por que o boxer e unico no mundo automobilistico e na historia da ferrari mel nichols na introduçao seu livro ferrari berlinetta boxer osprey 1982 tenho que confessar uma coisa sei que o contraposto de 12 cilindros do ferrari bb nao e um boxer sei tambem que o nome bb na realidade vem da maravilhosa brigitte bardot o apelido bb colocado por leonardo fioravanti angelo bellei e sergio scaglietti durante o projeto um apelido que rapidamente pegou dentro da ferrari e somente no lançamento foi alterado para significar berlinetta boxer mas era o significado oficial era o nome do carro segundo a ferrari por decadas o conhecemos por berlinetta boxer um nome gostoso de falar cheio de significado que nos fazia entender na hora o que era afinal de contas existe um monte de ferrari 365 por exemplo o numero significando deslocamento unitario de cilindro mas existe somente uma berlinetta boxer nao nao me importa a origem e os erros semanticos do conhecido sobriquet; para mim e toda uma geraçao este carro sera sempre uma belinetta boxer e e algo realmente cheio de contradiçoes e caracteristicas diferentes sempre esteve a sombra de seus contemporaneos da lamborghini o miura e o countach mas para muitos era o carro melhor era uma mudança radical na ferrari nao por ter motor central traseiro pois os dino ja tinham inaugurado esta configuraçao na empresa; por finalmente abandonar o tradicionalismo mecanico tao amado por enzo um carro criado no conflito entre o novo e o velho as tradiçoes e o futuro seu desenho so e hoje menos lembrado em comparaçao aos lamborghini duas apariçoes divinas que nunca serao repetidas; em isolamento e um carro belissimo que consegue trazer tradiçoes da marca e uma direçao futura ao mesmo tempo e alem disso ha aquele motor; um doze cilindros como nunca mais veremos na historia do carro de rua doze cilindros contrapostos ferrari de motor central a configuraçao de motor central boa mesmo a usada em competiçoes e so uma transeixo traseiro e motor longitudinais piloto com as costas aparafusadas ao motor jim clark teve que se sentar no chao para que os engenheiros da cosworth medissem suas costas e busanfa e assim desenhar o famoso dfv v8 e o local de suas fixaçoes no cockpit mas o uso em corridas começou a pedir que aparecessem carros de rua assim claro competiçoes vendiam carros e esses carros deviam ser parecidos com os de corrida sim os anos 1960 aconteceram ha muito mas muito tempo atras carro de rua e motor central nunca foram boa ideia; foi ai que a jurupoca piou colocar um motor assim num carro de rua vai mandar o motorista para cima da roda obrigando uma posiçao com os pedais no meio do carro se as rodas forem grandes e o carro pequeno o objetivo afinal de contas nos anos 1990 gordon murray resolveria tudo isso no seu f1 primeiro com motor extremamente curto feito sob medida pela bmw; depois com transeixo transversal para economizar mais algum espaço ao longo do carro e por ultimo colocando o piloto alinhado com os pedais no centro do carro como num carro de formula os passageiros ficavam amis atras dos dois lados dele mas antes dele as soluçoes mais vamos dizer assim criativas apareceram para este conundrum de usar motor central no carro de rua era realmente um problema especialmente quando o motor era grande o primeiro carro de motor central traseiro foi o de tomaso vallelunga mas ele tinha um motor ford kent pequeno e so de 4 cilindros em linha a ford quase fez melhor com o prototipo mustang i usando o curtissimo v4 do taunus mas desistiu o miura inaugurou a era do supercarro de motor central traseiro na verdade era tao exotico e lindo que inaugurou o uso do termo supercarro em si a soluçao para colocar um v12 num carro pequeno e de dois lugares lado a lado e inteligente em package assim como o mini original o motor estava transversal no carro em cima do transeixo; para economizar espaço e nao deixar o motor alto demais o oleo do motor era compartilhado com o cambio literalmente o cambio estava no carter do motor era uma soluçao mas nao das melhores a frente ficou pesada o motor ainda um pouco mais alto que o desejavel e o motorista continuava com as pernas de lado viradas para o centro do carro no countach de 1974 a lamborghini tenta outra maneira em um espasmo criativo incrivel tosse e cospe para fora o mais maluco lay out de todos o motor central traseiro era longitudinal montado logo para frente da linha imaginaria do eixo traseiro mas com o cambio virado para a frente do carro o cambio ficava entre os dois ocupantes e dele saia uma arvore la para tras atravessando o carter que entregava potencia para o diferencial la atras montado numa carcaça de aluminio que englobava o carter em si corajoso elegante perfeito teoricamente para a distribuiçao de peso e dava espaço para os ocupantes genial mas complexo e caro pacas a ferrari enquanto isso andava atras do seu novo rival da vizinha cidadezinha de sant’agata 35 km a nordeste de maranello enzo era avesso a tecnologia por tecnologia; seus carros demoravam a ter inovaçoes mas sempre eram mais potentes e rapidos que a maioria por experiencia dele mesmo em desenvolvimento primeiro decidiu testar essa nova moda com seu carro barato a quem nem deu nome de ferrari inicialmente era o dino em homenagem a seu filho falecido os dino 206 e 246gt tinha um esquema de motor v6 transversal e transeixo em linha como se fosse um traçao dianteira so que montado no entre eixos traseiro esta configuraçao era possivel como nos traçao dianteira pelo tamanho compacto do motor como todo ferrari o carrinho foi bem projetado e acertado e era uma delicia sem os problemas do miura por exemplo mas para combater o miura enzo fez o 365 gtb/4 daytona um tradicional dois lugares de motor dianteiro transeixo traseiro e v12 era uma fera mais veloz e rapido carro de sua epoca batendo facilmente o miura mesmo assim ninguem queria saber dele o miura era o futuro o mais belo o mais sensacional nao so um carro mas um supercarro por isso enzo deu o braço a torcer o proximo uber ferrari seria um carro com motor entre eixos traseiro so que por algum motivo acabou com um motor traseiro e nao entre eixos nao traseiro como fusca mas traseiro ainda assim a configuraçao do bb e estranha porque nega a maior virtude do motor contraposto o baixo centro de gravidade o doze cilindros esta montado em cima do cambio elevando o motor no carro na verdade o centro do virabrequim esta a mais de meio metro do solo algo que parece absurdo se voce olhar quao baixo estao os motores contrapostos normalmente vejam por exemplo os porsche 911 boxster/cayman e os subarus ou mesmo um fusca [caption id= attachment_311595 align= aligncenter width= 857 ] em cima do cambio o motor da berlinetta boxer [/caption] o motor tambem nao esta precisamente dentro da definiçao de central traseiro um motor central tem que estar totalmente para dentro do entre eixos e no caso do bb o ultimo par de cilindros esta bem em cima do eixo traseiro o motor por definiçao e traseiro e nao central neste carro o ferrari bb o desenhista chefe do berlinetta boxer dottore ingegnere angelo bellei diz que nao foiu pressionado para mudar o lay out de seu gt grande e sim que a experiencia com o dino 246gt e os motores contrapostos na f1 levaram naturalmente ao bb mas muito provavelmente esse papo e pura balela sim foram obrigados a mudar pelo mercado e o motor contraposto uma necessidade imposta por enzo para manter a ligaçao pista rua bem como deve ter sido imposiçao de enzo o cockpit com o mesmo espaço do daytona preso com o motor largo comprido e baixo um entre eixos gravado indelevelmente em granito e um cockpit tambem imutavel so sobrou espaço para o flat 12 em cima do cambio mesmo uma soluçao que parece deselegante mas olhando por este lado inteligente e como sempre um layout basico genial nao e tudo carros como o porsche 911 estao ai para provar que execuçao e mais importante que inspiraçao que deus esta realmente nos detalhes nas minucias que desenvolvimento diligente sempre vencera a genialidade mais preguiçosa porque se depois da inspiraçao nao se seguir o trabalho duro sua ideia se perdera e um carro de traseira pesada se feito para aproveitar isso e interessante pacas ainda que nesse caso o motor alto seja um problema claro apesar disso o berlinette boxer diferente do countach que obriga que sentemos na soleira com a porta aberta para que possamos dar marcha a re e comparativamente um carro convencional belo mas com portas normais o que faz a frivolidade aparecida das portas lambo tao apreciadas pelos tunadores modernos ficar mais evidente tambem da visibilidade suficiente e nao esqueçamos do motor o centro de todo ferrari e aqui um dos mais fantasticos que a empresa ja criou alem de uma configuraçao unica de f1 o doze cilindros contraposto do bb e coisa de sonho sendo venerado por qualquer pessoa que ja o tenha acelerado suave elastico incrivelmente forte e vocal sao os adjetivos que mais aparecem criado pelo dottore ingegnere giuliano de angelis inicialmente como uma variaçao do motor de formula 1 da epoca acabou como uma coisa totalmente diferente maior e mais acertada para as ruas era um motor todo em aluminio com camisas de aço inicialmente medindo 81 x 71 mm para 365 cm³ por cilindro do nome e um total de 4390 cm³ era na verdade um v a 180° e nao um boxer os dois lados iguais separados no meio do virabrequim este como todo vira ferrari era suportado por sete mancais e criado se usinando uma peça forjada enorme de aço billet os cabeçotes eram dohc com vela central e os dois comandos eram acionados por correia dentada uma novidade em relaçao as correntes dos v12 anteriores menos barulho custo mais baixo mais confiavel os contrapostos de f1 usavam injeçao lucas e o daytona seis webers duplos; o dr de angelis especificou para a 365 gt4 bb quatro webers 40if3c de corpo triplo a taxa permaneceu 8 8 1 como no daytona e agora tinha apenas um distribuidor ao inves dos dois distribuidores da tradiçao italiana apesar do daytona ter um sistema de carter seco avançado e de alta vazao o bb tinha um carter normal; se mostrou um problema em curvas de g alto e depois virou tambem seco no 512 bb eram nada menos que 12 litros de oleo sintetico agip 10w50 algo profundamente exotico nos anos 1970 o primeiro motor dava 380 hp a 7000 rpm um grande progresso comparado aos 352 hp do daytona com o mesmo deslocamento mas em seu lançamento depois de testes de durabilidade e regulado para maior linearidade tinha 360 hp a 7300 rpm e 43 mkgf a 4500 rpm o transeixo era de cinco marchas e tinha diferencial autoblocante o chassi era como todo ferrari da epoca um monocoque de tubos de seçao quadrada soldados a mao as suspensoes de duplo a sobreposto em cada canto bem como discos ventilados em todas as rodas de 11 4 polegadas na frente e 11 7 polegadas atras os pneus era michelin xwx radiais 215/70 vr15 dada a voracidade do doze cilindros levava 120 litros de gasolina no tanque media 4360mm num entre eixos de 2500 mm e pesava 1236 kg com injeçao ar condicionado e vidros eletricos o 512i bb final pesava 1400kg [caption id= attachment_311596 align= aligncenter width= 999 ] os esboços de trabalho de fioravanti [/caption] a carroceria nao era psicodelica como os lamborghini mas ainda assim envelheceu bem pacas e ainda maravilhosa hoje obra de leonardo fioravanti na pininfarina a parte mais lega sao os farois redondos duplos pop up e os cortes limpos de roda num desenho classico de flecha o limpador de para brisa e unico e pantografico em sua historia 365 gt4 bb 512 bb e 512i teve de 340 a 360 cv os mais velhos mais potentes; epoca esquisita e fazia o carro manter velocidades altissimas com grande tranquilidade a primeira versao 365 gt4 bb tem a fama de ser a mais veloz e muita gente reportou que nela era possivel manter uma velocidade de cruzeiro entre 250 e 260 km/h com tranquilidade e conforto a velocidade maxima era de exatos 300 km/h e acelerava de 0 100 km/h em 5 3 segundos pode nao ser o mito que foram seus rivais do outro lado da cidade mas muita gente boa considera ela o carro melhor civilizada benigna em comportamento confortavel e agradavel mas com uma patada e um ronco que so os doze cilindros de maranello podem proporcionar era tao bom que quando apareceu o seu substituto o famoso testarossa de 1984 era basicamente uma evoluçao do berlinetta boxer apenas depois do testarossa ninguem mais tentou um contraposto de 12 cilindros; e um motor que permanece unico mas isso e historia para outro dia
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