Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere conosco.
O Zero a 300 é um oferecimento do Autoline, o site de compra e venda de veículos do Bradesco Financiamentos. Nesta parceria, o FlatOut também apresentará avaliações de diversos carros no canal de YouTube do Autoline – então, clique aqui e se inscreva agora mesmo (e não esqueça de ativar o sininho)!
Nova Ferrari híbrida ganha teaser antes do lançamento
A Ferrari anunciou há alguns dias que irá mostrar amanhã (29) seu novo modelo híbrido, atualmente tratado pelo código F173. Agora, um dia antes da estreia, foi revelado um teaser do supercarro, com a frase Dare to imagine – “ouse imaginar”.
Só podemos imaginar, mesmo, porque a imagem não revela muita coisa. Mas é possível notar alguns detalhes interessantes, como as quatro lanternas traseiras mais retilíneas e dois enormes “buracos” no para-choque traseiro, onde deverão ficar as saídas de escape. Também é possível notar um minúsculo vigia traseiro e aquilo que parece ser um respiro em forma de “U” na cobertura do motor.
Embora a Ferrari ainda não dê informações, especula-se que o novo modelo ficará no topo da linha e terá três motores elétricos, além de um V8 turbo de 3,9 litros. A potência do conjunto é estimada em pelo menos 1.000 cv, o que colocaria o carro no posto de sucessor da LaFerrari – que também era híbrida, vale lembrar. (DH)
Veja as primeiras imagens de “Ford v. Ferrari”
Quem acompanha o Zero a 300 diariamente já sabe que a ex-21st Century Fox, atual Walt Disney Company, está produzindo um filme sobre a disputa entre Ford e Ferrari nas 24 Horas de Le Mans de 1966, quando os americanos derrotaram os italianos por conta de uma rixa pessoal entre Henry Ford II e Enzo Ferrari.
Já faz quase cinco anos que ouvimos sobre o filme pela primeira vez, mas ele só começou a ser gravado no ano passado e agora parece estar em uma etapa avançada de produção — especialmente porque a data de lançamento já está marcada para 15 de novembro deste ano. Desta forma, a Fox e a revista americana Entertainment Weekly divulgaram as primeiras fotos oficiais do filme, que mostram Christian Bale interpretando o piloto britânico Ken Miles, e Matt Damon como Carroll Shelby.
Além das imagens, o site também falou sobre o roteiro, que será mais focado no relacionamento de Shelby, Miles, Dan Gurney e Bruce McLaren, tendo a “missão Le Mans” como pano de fundo — aparentemente, um roteiro dramático, visto que Miles morreu em Riverside, durante um dos testes do Ford GT40 para Le Mans.
Infelizmente ainda não há trailers do filme. As imagens, contudo, mostram que houve um certo cuidado com os detalhes. Os Shelby Cobra, por exemplo, são réplicas convincentes e com detalhes muito semelhantes aos originais — o modelo vermelho das imagens de divulgação é inspirado naquele usado por Ken Miles em Sebring, em 1963, diferenciando-se por detalhes do para-brisa e pelo para-lamas traseiro, algo que só os entusiastas mais atentos poderiam reparar.
Sinceramente estamos todos ansiosos pelo filme, ainda que a história seja mais que conhecida por todos. Afinal, os fatos têm todos os elementos para um roteiro de primeira: uma história empolgante, personagens carismáticos, dramas pessoais e conquistas heróicas. (LC)
FCA fez proposta para fusão com a Renault
Parece notícia repetida de ontem, mas foi somente na tarde desta última segunda-feira (27) que a FCA confirmou e a Renault confirmaram a proposta de fusão entre as empresas em proporção 50% para cada. A proposta foi feita pela FCA à Renault, que irá avaliar os termos com seu conselho de diretores e tomará uma decisão na próxima semana.
A fusão seria vantajosa para a FCA, que é evidenciado pelo comunicado à imprensa publicado pela FCA, no qual a empresa dizia que a fusão criaria o “terceiro maior fabricante do mundo, com cerca de 8,7 milhões de veículos vendidos anualmente”. A Renault-Nissan já é a terceira maior fabricante do mundo atualmente, atrás somente da Toyota e da Volkswagen.
Caso a fusão aconteça, é provável que o presidente da nova empresa seja John Elkann, atual presidente da Exor, holding da família Agnelli que detém 29% da FCA, e do conselho administrativo da Ferrari. O CEO seria Jean-Dominique Senard, atual chefe-executivo da Renault-Nissan.
Ainda não está clara a participação da Nissan e da Mitsubishi na proposta. É possível que a aliança entre Renault e Nissan seja encerrada devido à prisão do ex-CEO Carlos Ghosn. (LC)
Sucessora da Fiat Strada é flagrada em testes no Brasil
A veterana Fiat Strada ganhará, finalmente, uma sucessora. Da última vez que falamos sobre ela, havia algumas imagens dela na Europa. Agora, temos fotos exclusivas, feitas pelo Juliano, no Brasil.
Embora a picape esteja vestindo camuflagem pesadíssima, podemos ver claramente o formato da porta dianteira do Fiat Mobi. Conforme apuraram os colegas do Autos Segredos, a picape derivada do Projeto 281 (código interno da fabricante) usará uma plataforma mista: a porção traseira virá do Mobi, com a travessa dianteira do Fiat Argo, e a parte traseira do furgão Fiorino com a suspensão traseira da Strada.
É possível, com um pouco de atenção, enxergar a silhueta dianteira do Mobi, que deverá trazer mudanças no para-choque e possivelmente grade e faróis para diferenciar-se do compacto. Ainda que a traseira esteja bem coberta, nota-se que as paredes da caçamba são altas e que, como na Strada, as lanternas ficarão em posição bastante elevada. A placa traseira também será instalada no para-choque.
O porte da picape deverá ser próximo da Strada, com pelo menos 4,45 m de comprimento. O entre-eixos, porém, ficou perceptivelmente maior – e deverá ter pelo menos 2,57 metros. A versão flagrada parece ser a de cabine dupla, mas certamente haverá também uma versão de cabine simples.
A adoção da travessa dianteira do Argo possibilitará, além do uso do motor Fire Evo 1.4 de 88 cv, o emprego do motor Firefly 1.3 de 109 cv. O câmbio de série será manual de cinco marchas, mas é bem provável que as versões mais caras usem um câmbio automático de seis marchas.
A Fiat se mantém calada quanto à data de lançamento, mas especula-se que a nova picape começará a ser fabricada em janeiro de 2020, chegando às concessionárias ainda no primeiro trimestre. (DH)
Equipes oficiais suspendem suas participações no SuperBike Brasil após acidente fatal desse domingo
As equipes oficias da Honda, Yamaha e Kawasaki suspenderam suas participações no SuperBike Brasil após o acidente fatal do piloto Danilo Berto em Interlagos nesse domingo (26) e o acidente de Maurício Paludete em abril, também em Interlagos.
A primeira a se manifestar foi a Honda, nessa segunda (27), dizendo que “decidiu suspender temporariamente sua participação em todas as categorias e o patrocínio ao SuperBike Brasil até que as causas sejam esclarecidas e medidas efetivas sejam tomadas pela organização para atestar as condições de segurança aos participantes.”
A Yamaha também emitiu nota sobre o acidente e suspendeu sua participação na categoria nessa segunda pelos mesmos motivos da rival: “A Yamaha informa que irá suspender temporariamente o patrocínio ao SuperBike Brasil e sua participação com a categoria R3 Cup. A suspensão seguirá até que a organização do SuperBike Brasil apresente medidas adicionais que efetivamente comprovem a segurança dos participantes.”
No final do dia a JC Racing – Team Kawasaki, equipe com apoio oficial da Kawasaki, também soltou nota anunciando a suspensão de sua participação no SuperBike Brasil: “Informamos que em razão dos últimos acontecimentos o Team Kawasaki Brasil decide suspender temporariamente a participação da equipe no SuperBike Brasil.”
O acidente desse domingo foi o quinto na categoria e quarto em Interlagos nos últimos três anos. A categoria emitiu uma nota lamentando a morte do piloto e explicando os procedimentos tomados no resgate.
Sobre a segurança, que as equipes questionam, a categoria disse: “O SBK Brasil prioriza a segurança do evento e vem implementando inúmeras melhorias, tais como: ampliação das barreiras de ar de proteção; aumento do número de ambulâncias de suporte avançado; contratação de um renomado diretor médico, que, por sua vez, seleciona um time de profissionais altamente capacitados; treinamento constante com a equipe de sinalização e resgate; treinamento aos motoristas das ambulâncias; implantação de um medical car, entre outras melhorias.” (ER)
Acura prepara novo NSX R para o Salão de Tóquio
A Acura está preparando para o Salão de Tóquio em outubro um novo NSX R, que terá menos concessões ao conforto e será mais focado em desempenho em pista. A previsão é que o novo NSX R tenha 650 cv, 69 cv a mais que o NSX comum. Ainda não se sabe se a potência extra virá do V6 biturbo, dos motores elétricos ou de abmos.
O NSX R virá com um splitter dianteiro inspirado no NSX GT3 de competição e terá um aerofólio fixo na traseira. A versão mais esportiva vem para trazer os holofotes de volta ao carro e melhorar as vendas que andam baixas. (ER)
Nissan Kicks 2020 estreia com cruise control e parte de R$ 78.290
A Nissan anunciou nesta semana a chegada da linha 2020 do crossover Kicks, que traz reajustes nos preços e algumas novidades em termos de equipamentos.
Agora, todas as versões do Kicks (exceto o modelo S Direct, voltado a pessoas com deficiência) trazem luzes de LED nos faróis e piloto automático – algo que, para o público do SUV, fazia falta. Nas versões com câmbio CVT, também foi incluído um apoio de braço entre os bancos dianteiros. Outra novidade é a adoção de uma central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay para espelhamento de smartphones, assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de estabilidade e tração.
Confira a nova tabela de preços para o Nissan Kicks a seguir:
S Direct (PCD): R$ 68.640
S Manual: R$ 78.290 (aumento de R$ 2.500)
S CVT: R$ 85.990 (aumento de R$ 1.600)
SV CVT: R$ 92.790 (aumento de R$ 1.400)
SL CVT: R$ 102.790 (aumento de R$ 1.800)
Todas as versões do Nissan Kicks usam o mesmo motor de 1,6 litro e 114 cv. No Kicks S, o motor é acoplado a uma caixa manual de seis marchas, trazendo o câmbio CVT como opcional. Nas outras, SV e SL, a transmissão CVT é equipamento de série. (DH)