foto daniel vaughn ha alguns dias conversando com um leitor sobre as diferenças entre a versao americana e a versao italiana da ferrari f40 notei que havia poucas fontes confiaveis sobre as especificaçoes de fabrica de cada modelo as informaçoes eram todas baseadas em especialistas na marca em sites de fichas tecnicas e reproduçoes de topicos de foruns de internet ma che cazzo onde vou encontrar os dados confiaveis e precisos sobre os modelos diferentes da f40 simples no melhor lugar para se encontrar informaçoes sobre um carro o manual do proprietario da ferrari f40 com o manual em maos na verdade em tela porque e um scan do livreto pude comparar as principais diferenças entre os dois modelos e ate derrubando alguns mitos [caption id= attachment_157019 align= aligncenter width= 1024 ] os manuais sao estes dois amarelinhos a foto e meramente ilustrativa infelizmente [/caption] começando pelo lado de fora temos as diferenças mais evidentes entre os dois modelos graças a legislaçao americana a f40 vendida na america do norte tem protetores de borracha no para choques para resistir a impactos de ate 5 mph 8 km/h uma exigencia da epoca que deixou todos os carros us spec queixudos como explicamos neste post fotos tom hardley por conta dos para choques diferentes a posiçao de encaixe do gancho de reboque tambem e diferente na europeia ele fica exposto um ponto preto no para choque dianteiro enquanto a americana esconde o orificio na grade dianteira alem dos para choques diferentes a f40 americana tambem tem luzes de posiçao integradas no filete do para choques dianteiro e na lateral traseira [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 156997 156998 ] e nao tem as luzes traseiras de neblina como a versao europeia e tem uma discreta terceira luz de freio abaixo da asa traseira para ser homologada nos eua a f40 recebeu os para choques feiosos e uma serie de reforços estruturais que a deixaram mais pesada quanto ha quem diga que ela pesa 1 350 kg seca ou seja sem fluidos mas o manual confirma que este e o peso em ordem de marcha com todos os fluidos e 50% do tanque de combustivel este alias era menor na versao americana 100 litros vs 120 litros da versao europeia os reforços estruturais podem ser vistos parcialmente nesta imagem abaixo tratam se dos suportes do para choques traseiro que e integrado ao subchassi na versao americana para suportar impactos de ate 5 mph e amarrado por tubos de aluminio na versao europeia [caption id= attachment_156996 align= aligncenter width= 1024 ] acima a europeia embaixo a americana[/caption] entrando no carro as diferenças começam pelos bancos nos dois modelos eles sao esportivos envolventes feitos de kevlar e revestidos de nomex nas duas versoes eles eram oferecidos em dois tamanhos diferentes mas na versao americana o encosto e mais estreito sem os apoios superiores para os ombros bancos europeus em cima americanos embaixo o motivo era o sistema de cinto automatico que corria pelo arco do teto muito comum nos modelos americanos dos anos 1990 [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 157004 157005 ] o painel da versao americana tambem era ligeiramente diferente ele tinha um acabamento revestido na parte inferior que envolvia as saidas de ar condicionado e ajudava a esconder parte da coluna de direçao e dos chicotes que normalmente ficam expostos sob o painel agora o ponto mais polemico o conjunto mecanico e o desempenho suspensao direçao freios e embreagem sao identicos nos dois carros as coisas começam a mudar no sistema de alimentaçao alem dos tanques de combustivel com volumes diferentes 100 litros na f40 americana e 120 litros na f40 europeia no modelo europeu as bombas de combustivel sao externas posicionadas na parte central do carro enquanto o americano usa bombas submersas no tanque depois ha diferenças no tempo de abertura das valvulas — o que significa que os comandos sao diferentes no modelo americano as valvulas de admissao sao abertas 12 graus antes do ponto morto superior e fecham se 52 graus depois do ponto morto inferior na europeia tudo acontece quatro graus mais cedo abrem a 16 graus do ponto morto superior e fecham 48 graus depois do ponto morto inferior as valvulas de escape tem a mesma sincronizaçao abrem 54 graus antes do ponto morto inferior e fecham 10 graus depois do ponto morto superior o motivo e a presença do catalisador no escape da versao americana a mudança do enquadramento visa compensar a pressao de retorno causada pelo catalisador curiosamente a potencia e realmente mais elevada no modelo americano com catalisador mas nao chega aos 500 cv estimados por ai a conta e bem mais conservadora sao 478 cv na versao europeia e 484 cv na versao americana o torque maximo e menor e aparece em rotaçoes mais altas sao 58 8 mkgf a 4 000 rpm na europeia vs 58 6 mkgf a 4 500 na americana por essas diferenças o motor do modelo americano e batizado como f120d enquanto a variaçao europeia chama se f120a o modelo americano ainda ganhou marchas mais curtas para manter o desempenho proximo de sua irma europeia sem catalisador mas com o torque maximo em rotaçoes mais elevadas e os 115 kg a mais a aceleraçao de zero a 100 km/h e feita em 4 8 segundos de acordo com o manual enquanto a europeia faz o mesmo em 4 1 segundos acima a europeia abaixo a americana a velocidade maxima tambem e diferente mesmo com a potencia mais alta o modelo americano e limitado pelo cambio mais curto e fica nos 313 km/h enquanto a europeia vai aos 324 km/h o catalisador tambem afeta o consumo de combustivel a f40 americana e mais economica segundo a ferrari ela roda 5 6 km/l na cidade e 9 5 km/l na estrada enquanto o modelo europeu roda 5 4 km/l em ciclo urbano e 9 7 km/l na estrada com esse tira teima trazido diretamente dos manuais de maranello encerramos nossa serie de especiais sobre a ferrari f40 e seus 30 anos de estrada mais adiante conheceremos os detalhes das outras ferrari especiais a 288 gto a f50 a enzo e a 599 gto com detalhes de seus manuais fique ligado
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