a ultima ferrari feita com a supervisao pessoal de enzo foi tambem para muitos entusiastas a mais incrivel de todas f40 dificil argumentar contra uma evoluçao de um prototipo do grupo b — a 288 gto evoluzione — movida por um v8 biturbo de 2 9 litros com 478 cv e um dos roncos mais bonitos que existem e nos nem vamos tentar fazer isto o que vamos fazer e contar uma historia sobre a f40 que nem todos conhecem — sobre a unica f40 sem teto de que se tem noticia a f40 lm barchetta se a ferrari f40 era um carro de corrida transformado em um carro de rua sendo derivada da 288 gto evoluzione a f40 lm era o carro de rua transformado novamente em bolido de competiçao e se por causa do fim do grupo b em 1986 a ferrari 288 gto evoluzione jamais participou de um rali como era o objetivo da marca o mesmo nao aconteceu com a versao de corrida da f40 [youtube id= nyya2je3ze0 width= 620 height= 350 ] a f40 de rua foi lançada em 1987 e dois anos depois a ferrari chamaria a michelotto que modificava modelos ferrari para competiçoes para fazer da f40 um carro competitivo no campeonato de turismo da imsa international motor sports association para tal a michelotto pegou 19 f40 e a tornou ainda mais espartana baixando seu peso de 1 100 kg para 1 050 kg a aerodinamica mudou pouco — um splitter de fibra de carbono difusores traseiros o iconico aerofolio ajustavel entradas de ar redesenhadas a diferiam da f40 de rua bem como os farois fixos com cobertura de perspex que substituiam as peças escamoteaveis a maior mudança de todas porem era o motor ele mantinha o mesmo deslocamento mas recebeu um novo modulo de controle enquanto os trubocompressores receberam um aumento de pressao alem novos comandos de valvulas e intercoolers maiores — modificaçoes que elevaram a potencia para 720 cv com os restritores de ar no motor sem eles estima se que o numero fosse de 760 cv — o suficiente para aceletar ate os 100 km/h em 3 1 segundos e chegar perto dos 370 km/h agora estes carros nao foram colocados para correr pela equipe de fabrica da ferrari mas sim nas maos de equipes independentes que a levaram nao so para o imsa gt championship mas competiram em diversas categorias de endurance e ate em le mans — o que afinal justificava o sobrenome lm mas partes desta historia ja foram contadas aos poucos aqui no flatout o que ainda nao contamos e que uma destas ferrari f40 lm acabou perdendo o teto — e segundo alguns junto com ele foi se a identidade de uma ferrari e nao estamos falando de nenhum debate filosofico nao e que a origem desta ferrari mesmo quase tres decadas depois ainda e nebulosa vamos falar primeiro da historia mais aceita a ferrari france era uma das equipes independentes mais fieis a marca de maranello e tornou se ainda em 1989 a primeira a colocar as maos na f40 lm ainda que nao tenha vencido eles terminaram a temporada em terceiro lugar confiante a ferrari france voltou ao torneio no ano seguinte desta vez com dois carros e ate chegou ao podio quatro vezes mas sem vitorias um dos homens ao volante era jean alesi que entre os resultados conseguiu um terceiro lugar em laguna seca o outro era jean pierre jabouille que conseguiu um segundo lugar em road america a ausencia de vitorias contudo levou a ferrari france a abandonar a imsa depois que a ferrari france saiu do imsa gt championship nao apareceram outras equipes que quisessem usar a f40 no campeonato mas ela se mostrou um dos favoritos em outras categorias este exemplar em especial por exemplo foi comprado em 1993 pelo milionario belga jean beurlys blaton — e trata se do carro de nº 79890 um dos tres que correram pela ferrari france na imsa blaton era piloto amador com um vasto curriculo em corridas regionais pela europa ele deve ter achado uma boa ideia adicionar uma f40 de competiçao a sua coleçao ainda mais uma que tivesse competido de fato mas ele nao estava exatamente satisfeito com o fato de ela ainda ser igual a outras 18 f40 lm que existiam por ai ele queria algo mais exclusivo [gallery link= file columns= 4 ids= 23694 23693 23692 23695 ] entao ele procurou a oficina de um homem chamado tony gillet e pediu que ele transformasse sua f40 lm em uma barchetta — aqueles carros sem teto sem capota e ate sem para brisa — no maximo com defletores para desviar o ar do rosto do piloto e so mas o fato e que ele pediu para que o teto fosse removido e aplicados os devidos reforços estruturais com fibra de carbono no chassi tubular alem de uma gaiola adicional no interior para compensar a perda na rigidez e nao morrer esmagado pelo carro em caso de capotamento o sistema de escape tambem foi reprojetado com as saidas posicionadas antes das rodas traseiras desse modo uma nova traseira levemente redesenhada foi fabricada sob medida o carro tambem recebeu uma nova suspensao que trocava os braços sobrepostos do tipo duplo a por um sistema pushrod com amortecedores ajustaveis do tipo coilover ainda independente nas quatro rodas o interior sem ar condicionado sem forraçoes sem luxo algum e com painel digital foi mantido — afinal nao havia mais o que retirar de la para reduzir peso e adicionar itens de conforto nao faria sentido aquilo era um carro de corrida acontece que as transformaçoes no carro acabaram custando lhe a autenticidade como voce bem deve saber a ferrari tem severas restriçoes quanto a modificaçoes em seus carros por parte de terceiros certo deadmau5 mesmo que os carros ja tenham sido vendidos e revendidos desse modo a ferrari exigiu que blaton retirasse todos os emblemas ferrari e f40 visiveis no carro — ate mesmo a inscriçao em baixo relevo na asa traseira e e ai que entram as outras duas versoes da historia ha quem acredite que este carro nao e nem mesmo uma ferrari e sim uma replica com motor alfa romeo — um kit car em essencia e ha quem pense que jean blaton encomendou o carro a uma equipe italo suiça que a concebeu sob a supervisao de um engenheiro argentino chamado mario navarete e de ex membros da equipe coloni de formula 1 — neste caso o motor veio de uma f40 batida e foi preparado para render 650 cv nenhuma das versoes foi confirmada oficialmente [gallery columns= 4 link= file ids= 23706 23707 23708 23690 ] o que se sabe realmente e que este carro saiu pouco as pistas ele foi visto algumas vezes em track days pela europa antes de aparecer a venda em 2005 em um leilao do ebay ele foi vendido por uma quantia bem abaixo do valor esperado — us$ 195 mil ou r$ 490 mil conversao direta normalmente uma f40 de rua ou lm e vendida por algo proximo do milhao de dolares [gallery columns= 4 link= file ids= 23686 23687 23685 23689 ] [youtube id= cgk6bxpdnug width= 620 height= 350 ]
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