Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Ferrari terá apenas motores turbo ou híbridos no futuro
Depois do lançamento da California T e das notícias sobre uma evolução turbo da 458 Italia, a Ferrari agora planeja adotar motores turbo ou híbridos para toda a sua linha em um futuro próximo. A notícia vem da própria Ferrari, mais precisamente do diretor de powertrains Vittorio Dini em entrevista ao Automotive News.
Segundo o executivo, todos os V8 da fabricante terão seu deslocamento reduzido e serão sobrealimentados por turbos, enquanto os V12 receberão sistemas híbridos como na LaFerrari. Além da transferência de tecnologia possibilitada pela introdução dos motores turbo e híbridos na Fórmula 1, a Ferrari afirma que esta é a única forma e atender às leis de controles de emissões.
O motivo da adoção de sistemas elétricos nos V12 é que eles necessitariam quatro turbos, o que resultaria em produção excessiva de calor além de um conjunto grande demais. Como vimos anteriormente, a Ferrari 458 Italia deve ganhar o novo motor turbo e um facelift de meia vida em 2015, como modelo 2016. A FF e a F12berlinetta por sua vez, podem ser redesenhadas para receber os sistemas híbridos até 2017. Com essa evolução, a Ferrari não terá mais motores aspirados em sua linha. A única dúvida que resta é se eles vão soar tão bem como seus últimos dois modelos turbo, a 288 GTO e sua sucessora, a F40.
Indy quer coberturas no cockpit de seus carros
A Indy está avaliando a possibilidade de introduzir proteções nos cockpits de seus carros para proteger a cabeça dos pilotos em um futuro próximo. Segundo os parceiros do Grande Prêmio, a novidade pode chegar já na próxima temporada caso haja tempo para o desenvolvimento.
O presidente de competições da Indy, Derrick Walker, conta que já conversa sobre as coberturas com a Dallara (fabricante dos carros da Indy) há algum tempo. Além da proteção, o projeto dessas coberturas envolve também a visibilidade do piloto e a resistência e tipo de material a ser usado.
A intenção é, obviamente, proteger os pilotos de objetos e pneus que sejam eventualmente arremessados contra os carros, além de acidentes mais graves como o que matou Dan Wheldon em 2011, o acidente que encerrou a carreira de Dario Franchitti e a batida fortíssima de Mikhail Aleshin, que o deixou mais de suas semanas internado.
Bentley lança Mulsanne Speed com 112 mkgf de torque
A Bentley revelou na última terça-feira (16) a versão esportiva do sedã Mulsanne, batizada com o sugestivo nome Mulsanne Speed. Ele será apresentado oficialmente no Salão de Paris, que acontece no começo de outubro.
Em relação ao modelo básico, o motor V8 biturbo de 6,75 litros ganhou 25 cv, chegando a 537 cv e absurdos 112,1 mkgf logo a 1.750 rpm. Com toda essa brutalidade, mesmo pesando 2.685 kg o sedã chega aos 100 km/h em 4,9 segundos e pode atingir 305 km/h.
Além do desempenho brutal, ele ainda é 13% mais eficiente que o Mulsanne comum, o que resulta em uma autonomia 80 km maior. Com todo esse peso e precisando combinar conforto e esportividade, o Mulsanne Speed usa um sistema de suspensão a ar com diferentes modos de condução.
No campo visual o Speed tem leves mudanças na grade e para-choque dianteiro, máscara negra nos faróis, rodas de 21 polegadas e saídas duplas de escape. No lado de dentro, os bancos ganharam revestimento em dois tons e detalhes em preto brilhante e fibra de carbono — e o antigo painel do ar-condicionado da Audi, se você reparar bem.
Audi apresenta TT Tazio Nuvolari
A Audi lançou sem muito alarde uma edição especial do novo TT exclusiva para a Itália. O modelo, batizado TT Nuvolari, homenageia o piloto italiano que defendeu a Auto Union na era dos Grandes Prêmios do período entre guerras (veja a história que contamos sobre a época).
O TT Nuvolari é pintado na cor Daytona Grey, e usa rodas de 19 polegadas, além do pacote S-Line, que inclui para-choques esportivos e saias laterais. Por dentro, as mudanças são modestas: bancos de couro preto, soleiras com o logotipo “Nuvolari” e uma plaqueta no console com a numeração de série da edição especial — que terá apenas 100 unidades.
O motor é um 2.0 TDI de quatro cilindros (só para variar) que produz 184 cv e 52,44 mkgf. Com o câmbio manual de seis marchas o cupê pode acelerar de zero a 100 km/h em 7,1 segundos e chegar à velocidade máxima de 241 km/h.
Volvo XC90 First Edition esgota em 48 horas e 11 deles vêm para o Brasil
A primeira leva do novo Volvo XC90 foi vendida como uma série especial batizada First Edition. Foram feitas 1.927 unidades do modelo que saiu de fábrica apenas na cor preto ônix e vem equipada com todos os equipamentos disponíveis para o modelo — incluindo um sistema multimídia com acesso à internet e sistema de áudio Bowers & Wikins com amplificador de 1.400 watts, 19 alto-falantes e software de processamento de áudio.
As diferenças visuais da versão são as rodas de 21 polegadas, soleira metálica com o número de série do veículo, bancos em couro Nappa bege e painel grafite com detalhes em metal.
Apesar de ser um número considerável, todos os exemplares foram vendidos em 48 horas e, segundo a própria Volvo, 11 exemplares serão vendidos no Brasil. O modelo destinado ao nosso mercado é a versão T6, com motor 2.0 turbo de 320 cv, 41 mkgf e câmbio Geartronic de oito marchas. Os 11 modelos serão vendidos por R$ 397.700.