Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!
Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicos, histórias de carros e pilotos, avaliações e muito mais!
Ferrari Purosangue flagrada em testes
A Ferrari Purosangue sequer foi vista e já se tornou o modelo mais criticado da história da marca. Não é para menos: trata-se de um SUV com a marca do cavalinho rampante. Mas ao que tudo indica, o novo modelo não será um utilitário com suspensão elevada, carroceria abrutalhada e capacidade off-road (ainda que leve) como o Porsche Cayenne ou o Lamborghini Urus. Ele será mais uma GTC4Lusso “adventure”. Ao menos é o isso o que parece a mula de testes da Purosangue.
O modelo foi flagrado em testes na fábrica da Ferrari pelo canal SupercarNews e, embora esteja usando a carroceria da GTC4Lusso, é possível ver a suspensão mais elevada pelos vãos entre os pneus e os para-lamas. Embora seja mera especulação do canal, por que razão a GTC4Lusso estaria camuflada e com suspensão elevada? Além disso, o fato de a GTC estar sendo usada como mula de testes vai ao encontro do que fontes ligadas à Ferrari já disseram anteriormente à imprensa europeia sobre a Purosangue usar um sistema de tração nas quatro rodas semelhante ao do grã-turismo da marca.
Por último, ao avistar a pessoa que gravou o vídeo, o piloto de testes para o carro e inicia a marcha à ré para esconder o protótipo, uma reação instintiva que provavelmente não aconteceria com um protótipo comum.
Ford terá Edge ST no Brasil e mais quatro novidades para o Salão
A Ford organizou nesta semana um evento para apresentar suas principais novidades para o Salão do Automóvel à imprensa. A marca confirmou a importação do Edge ST, e também anunciou o EcoSport sem estepe na traseira, o novo crossover Territory, a Ranger Black Edition e mais dois modelos conceituais.
O Edge ST chegará em 2019 com o motor V6 biturbo de 2,7 litros e 335 cv combinado ao câmbio automático de oito marchas e um pacote de tecnologias semi-autônomas. Será o primeiro modelo da linha esportiva da Ford no Brasil (e é justamente um SUV…), capaz de chegar de zero a 100 km/h em 5,9 segundos e à máxima de 250 km/h limitada eletronicamente.
Em 2019 também chega o EcoSport sem estepe, que agora está alinhado ao modelo oferecido na Europa e nos EUA, e perderá as versões 2.0 com tração dianteira, passando a usá-lo somente na versão Storm 4WD. As demais usarão todas o motor 1.5 Dragon, de três cilindros e 137 cv. Sem o estepe, para não diminuir o volume do porta-malas o modelo será equipado com pneus run-flat.
A maior novidade, contudo, é o Territory, que será posicionado acima do EcoSport, competindo com o Tiguan e com o Jeep Compass, em um papel parecido com o do Ford Kuga na Argentina e Europa.
O modelo foi desenvolvido na China pela Ford em parceria com a JMC Yusheng e tem 4,58 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,67 metro de altura e 2,71 metros de entre-eixos. Seu motor é o 1.5 EcoBoost de 163 cv (a versão turbo do 1.5 Dragon) que trabalha combinado ao câmbio automático de 6 marchas.
Por fim, a Ford ainda apresentará dois modelos conceituais: a Ranger Storm, com pneus off-road, snorkel, motor 3.2 turbodisel de 200 cv e a palavra Storm na grade dianteira; e o Ka Urban Warrior, com suspensão elevada, protetores nos para-lamas e faróis de máscara negra.
Chevrolet terá Cruze SS de 300 cv no Salão — mas só como conceito
Continuando sua tradição de conceitos para o Salão de São Paulo, a Chevrolet irá apresentar neste ano o Cruze SS, uma versão esportiva do seu hatchback inspirada na versão RS americana, porém com motor recalibrado para 300 cv!
Além do motor, a Chevrolet também anunciou que o modelo terá bancos esportivos, pedais e volante esportivos, bancos concha, e suspensão recalibrada. O visual, claro, também será modificado com uma pegada esportiva, ficando mais adequado ao potencial do carro.
Infelizmente a marca divulgou apenas um teaser com a grade do conceito — o visual completo ficará guardado como uma das surpresas do Salão, que começa no próximo dia 8 de novembro.
Contran suspende a alteração das placas do Mercosul em todo o Brasil
Depois de quase duas semanas desde a liminar que pediu a suspensão das placas do Mercosul, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) acatou o pedido da desembargadora Daniele Maranhão Costa e anunciou a suspensão da alteração das placas do Mercosul em todo o Brasil.
No comunicado que anunciou a suspensão, o Contran disse que “aguarda no mérito ou em instância superior a possível mudança da decisão final”.
“O Contran entende que a suspensão pode gerar grandes prejuízos técnicos e econômicos no país. A medida acarreta a impossibilidade de novos emplacamentos e transferências de veículos no estado do Rio de Janeiro. Desde 2014 o poder público e a iniciativa privada se preparam para a adesão do Brasil ao sistema proposto pelo Bloco.
Para o órgão, a determinação também traz reflexos para as empresas fabricantes e estampadoras de placas que investiram na modernização e segurança fabril para a adoção da nova placa. Comprometendo, assim, o cumprimento da Resolução 033/2014, que trata da Patente e Sistema de Consulta sobre Veículos do Mercosul.”
Audi R8 ganha facelift
Você deve lembrar que, na ocasião do lançamento do R8 LMS em Paris, dissemos que o modelo de pista da Audi acabaria influenciando o facelift da versão de rua do supercarro. Pois bem, aí está: o R8 com seu novo visual inspirado no LMS.
As mudanças são sutis, e passam pela grade central mais larga e com elementos verticais para separá-la das tomadas de ar laterais. Na traseira, ele tem um respiro para o cofre se estendendo por todo o painel e o difusor ficou mais pronunciado.
Os detalhes decorativos externos agora são pintados de preto brilhante na versão básica e acabamento titânio fosco na versão Performance Quattro. O motor continua o mesmo V10 de 5,2 litros, porém agora com a potência aumentada em 50 cv, passando de 570 para 620 cv.