a ferrari nasceu nas pistas e so começou a criar carros de rua para financiar suas corridas disto todo mundo sabe no começo elas eram exatamente isto por baixo de belas carrocerias e dos equipamentos obrigatorios para uso nas ruas as ferrari classicas eram carros de competiçao tanto que muitas ferrari de rua dos anos 1960 acabavam voltando as origens e disputando corridas com seus gentlemen drivers ao volante ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] e por isso que para alguns fas as ferrari de hoje em dia sao justificadas em seu visual agressivo e seus motores absurdamente potentes que a gente adora alias mesmo as ferrari com motor dianteiro que teoricamente tem uma pegada mais gran turismo como a 812 superfast e a recem descontinuada gtc4 tem um jeitao de inseto nervoso que os mais tradicionalistas nao conseguem engolir alem disso elas sao carros avançadissimos cheios de assistencias eletronicas e tecnologias como esterçamento das rodas traseiras que nao agradam quem gostaria de ver uma experiencia mais a moda antiga em uma ferrari entao em novembro de 2019 foi apresentada a ferrari roma em um evento online como mandam os tempos modernos mas todos incluindo a gente ficaram surpresos com o carro em si uma ferrari de linhas limpas e elegantes equilibrando perfeitamente elementos marcantes e discriçao um carro que passava uma imagem de gt muito mais forte que qualquer outra ferrari recente ate mesmo seu nome uma homenagem a capital romana e nao uma sopa de numeros e letra dispostos de forma esquisita transmitia uma mensagem diferente agora quase um ano depois começam a ser publicados os primeiros reviews da ferrari roma que garantem uma coisa ela e diferente das outas ferrari mas isto e uma coisa boa no que depender apenas do visual a resposta e um sonoro sim nao ha outra ferrari que tenha a mesma graça nas linhas sao sempre farois afilados com um olhar malefico uma enorme grade com um sorriso igualmente mal intencionado e uma multitude de recortes e vincos que claro tem funçao aerodinamica mas tambem maculam o perfil dos carros com tanta informaçao o interior destes carros da mesma forma aposta em linhas arrojadas com inspiraçao nas pistas mas nao exala muita sofisticaçao sao todos elementos muito caracteristicos das ferrari e fazem parte do seu apelo mas a roma e uma bem vinda quebra neste padrao [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 269102 269097 ] os farois sao horizontais ficam bem no bico do carro e sao atravessados por um charmoso filete de led a grade e discreta pintada na mesma cor da carroceria o que quase da a dianteira um ar retro indo pelas laterais nota se as linhas sinuosas e robustas o que em conjunto com a curvatura do teto da a impressao de um carro mais compacto e baixo e tambem notamos o capricho com que as saias laterais de fibra de carbono foram desenhadas seguindo o contorno da carroceria logo acima por fim temos a traseira com as lanternas encaixadas na borda superior uma soluçao bem mais criativa que as tradicionais lanternas redondas por dentro percebe se a mesma abordagem a arquitetura do cockpit com um console central elevado separando motorista e carona e pouco usual para uma ferrari lembra mais os superesportivos britanicos de mclaren a aston martin alias toda a filosofia de design do carro em especial sua silhueta e muito mais aston martin pense no atual vantage como referencia mas feito pela ferrari que na verdade inspirou se em seus carros com motor dianteiro de antigamente o perfil do carro como bem aponta jens meiners da car and driver e totalmente 275 gtb/4 enquanto o formato a la kamm da traseira remete a 412 e de forma geral o perfil da roma traz algo da 365 gtb/4 daytona os jornalistas europeus e americanos concordam com a gente beleza e bom gosto sao coisas subjetivas claro mas quando o desenho de um carro e unanimidade entre a imprensa e o publico ficamos tentados a dizer que a fabricante acertou uma qualidade notavel do desenho e a forma como a ferrari conseguiu fazer com que a roma nao parecesse um modelo de entrada sim e isto que ela e compartilhando o monobloco com a portofino sucessora da ferrari california isto fica mais claro no entre eixos de 2 67 m exatamente igual em ambas mas o restante do carro esconde muito bem a origem comum a ferrari afirma que a roma tem 70% de componentes proprios e basicamente e isto que eles admitem os detalhes sao segredo mas eles nao precisam mesmo ficar se justificando porque de acordo com as impressoes gerais de quem acelerou a ferrari roma ela tem personalidade propria e e bem melhor que a portofino e da para perceber isso imediatamente como afirma matt saunders da autocar uma vez que voce sai com ela e a qualquer velocidade a roma causa uma primeira impressao muito melhor que a portofino ou sua antecessora a california ele prossegue nas curvas mais rapidas a roma rola bem menos que a portofino e passa a sensaçao de ser naturalmente muito mais agil as respostas do chassi sao muito melhor ajustadas a direçao rapida em outras palavras e como resultado sua dinamica parece muito mais natural harmoniosa e afiada ha bons motivos para isto a ferrari fez diversos ajustes ao conjunto mecanico e ao chassi o motor v8 e basicamente o mesmo com 3 9 litros e dois turbos mas graças a novos comandos de valvulas e uma reprogramaçao na ecu entrega 620 cv entre 5 750 e 7 500 rpm uma vantagem de 20 cv sobre a portofino com os mesmos e 77 6 kgfm de torque o cambio de dupla embreagem derivado da sf90 stradale tem oito marchas em vez das sete marchas encontradas na portofino tem trocas mais rapidas e seu escalonamento aproveita melhor a curva de potencia a ferrari diz que a roma tem exatamente a mesma suspensao que a portofino porem com molas 10% mais macias na traseira mas ela tambem tem bitolas mais largas e isto ajuda a reduzir a rolagem da carroceria e tambem contribui para fazer com que o carro mude de direçao mais rapido nas curvas ela tambem e o primeiro gt da ferrari a contar com o modo race que a portofino nao tem ele torna as respostas do acelerador ainda mais rapidas deixa a suspensao que pode opcionalmente ter amortecedores magneticos mais firme e tambem liga o chamado ferrari dynamic enhancer que utiliza os freios individualmente para atuar como um controle de estabilidade fazendo com que o comportamento do carro fique mais previsivel caso se perca a traseira em uma curva mais animada contudo nao se trata de uma mudança drastica como alerta angus mackenzie da motor trend nao ha nenhuma transformaçao de jekyll e hyde quando voce coloca o manettino no modo race o comportamento e a postura perfeitos para estradas cheias de curvas da roma e parte fundamental da receita o v8 debaixo do capo pode ate ser turbo mas responde aos comandos do acelerador com a precisao de um aspirado atirando se sem esforço algum ate sua redline de 7 500 rpm e maravilhosamente suave e docil abaixo das 2 000 rpm e totalmente epico das 5 000 rpm para cima mas a transiçao entre os dois estados e soberbamente linear e este e um aspecto importante da roma sua versatilidade o visual e o interior pendem bastante para o lado dos gt mas o acerto geral do carro e seu desempenho possuem uma amplitude maior e o tipo de ferrari que voce pode ate levar para a pista mas o caminho ate o autodromo pode ser tao divertido quanto e quanto mais longe melhor o foco no conforto em longas distancias e na usabilidade foi maior que nas outras ferrari e isto fica evidente em cada detalhe do interior chris chilton da road and track resume bem esta dupla personalidade a ferrari nao sugere que este carro seja um equivalente dinamico a f8 tributo mas acelerando por estradas emolduradas por quilometros e quilometros de vinicolas ao sul de turim a roma nao nos parece uma opçao muito suave nao ela nao vai mudar de direçao com a mesma energia das ferrari de motor central traseiro e voce certamenete vai de colocar o manettino no modo sport ou race para algo proximo do comportamento que se espera de uma ferrari mas os freios sao igualmente firmes e o mesmo pedal curto da sf90 e com o motor espremido contra a parede corta fogo o equilibrio de massas e excelente a roma e feita para relaxar e empolgar para aguentar bem qualquer tipo de conduçao e qualquer situaçao numa boa ela e confortavel tem cruise control adaptativo opcional e tem dois pequenos bancos traseiros que podem nao ser muito bons para sentar mas ajudam a melhorar a ja generosa capacidade de carga se na sua cabeça isto nao soa muito como uma ferrari talvez seja esta mesma a ideia mas a ferrari espera que soe exatamente como o tipo de carro que vai atrair clientes que jamais haviam considerado uma este e possivelmente o ponto chave da ferrari roma atrair novos clientes e para isto a ferrari fez um carro diferente de qualquer outro modelo em sua linha e claro que a roma nao e um carro perfeito mas felizmente seus defeitos estao nos detalhes e nao interferem na tocada uma reclamaçao em comum foi a troca dos comandos fisicos por botoes na tela sensivel ao toque do console central nao e algo exatamente intuitivo como o top gear observa nao ha nada de errado com o mostrador principal uma tela hd de 16 polegadas personalizavel pela qual voce navega usando um touchpad no raio direito do volante no raio esquerdo estao os comandos do cruise control enquanto isso as setas retrovisores e o manettino ficam no volante como tem sido em todas as ferrari dos ultimos 15 anos mas ainda assim parece um pouco errado as areas realmente problematicas sao o botao start/stop escondido no volante o touchpad para ajustar os retrovisores e o botao que abre a porta eu preferia interagir com um pedaço de metal de verdade ou um botao fisico nessas coisas por favor e ja que estamos falando disso sera que da para colocar controles manuais para o volume e para o ar condicionado ambos ficam no dominio da tela de 8 4 polegadas do console central o que significa que voce vai ficar colocando os dedos ali varias vezes e quase sempre a toa e claro que se nao tivesse defeitos a roma nao seria um carro italiano mas brincadeiras a parte esta nova forma de fazer ferrari pode dar resultado parece que a ferrari esta percebendo que nao pode se apoiar so nos fas mais ferrenhos para sempre aqueles que fazem questao de colocar o escudo amarelo do cavalinho rampante nos para lamas este para quem nao sabe e um item opcional que quase sempre e instalado nos carros e nao de serie mas a ferrari diz que segundo seus calculos cerca de 20% dos compradores da roma vao abrir mao deles para uma marca que assim como seus fas da tanto valor a sua propria identidade isto diz muita coisa na visao de matt saunders da autocar a roma tem chances ate mesmo de explorar um publico inedito da para sentir claramente que a ferrari v8 moderna esta finalmente atingindo seu potencial com a roma tanto esteticamente quanto dinamicamente incluindo o potencial de invadir o territorio dos porsche 911 mais caros audi aston martin e mercedes amg sendo pela primeira vez uma ameaça de verdade
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