sabe por que todo mundo gosta de rali porque aquilo e loucura cara claro todo tipo de automobilismo e meio que uma forma de loucura mas no rali esta sensaçao parece se amplificar — vemos carros acelerando ate o limite em piso pouco aderente com motores subindo de giro em um ritmo inacreditavel e terra voando por todos os cantos arvores no caminho espectadores irresponsaveis a centimetros da pista isto sem falar em um possivel encontro inesperado com a fauna local mas nada disso nada mesmo parece abalar o cara que a gente vai conhecer hoje quer dizer nao vamos conhece lo de verdade porque primeiro ele mora na polonia segundo sabemos sobre ele pouco mais que seu nome piotr filapek e meio que um heroi desconhecido conhecido como malucha criança em polones no meio dos ralis regionais poloneses por causa do carro que dirige um fiat 126 o mini fiat e pouco maior que um fiat 500 classico e tem motor um pouco mais potente pouco mesmo [youtube id= 0cqumtwzy7q width= 620 height= 350 ] ele participa regularmente de eventos de rali e autocross com seu 126p — assim era o nome do carro fabricado na polonia por uma divisao da companhia italiana a polski fiat que literalmente significa fiat polonesa entre 1973 e acredite o ano 2000 decifrando comentarios em polones postados abaixo do video descobrimos que aparentemente o motor do carro de piotr e exatamente o mesmo dois cilindros de 652 cm³ menos de 0 7 litro que veio no cofre do carro quando ele saiu da fabrica em algum ponto entre 1977 e 1987 originalmente sao apenas 23 cv mas segundo consta o carro de piotr tem um compressor mecanico voce nao precisa de muito para um carro que pesa tanto quanto um saquinho de baconzitos [youtube id= ogl9t lcvfi width= 620 height= 350 ] e isto e tudo o que se sabe sobre o carro — e claro que ele e vermelho e que piotr pilota feito um maniaco ele pilota como se nao desse a minima para sua vida ou para seu carro ele pilota como se o apocalipse o estivesse perseguindo piotr so quer ser o mais veloz e se for necessario comer um pouco de grama amassar a lataria e arrebentar toda a parte de baixo do carro para isto ele o fara duvida entao assista a estes gloriosos pouco mais de dois minutos [youtube id= ydbuwzraeaw width= 620 height= 350 ] o que temos aqui e um bichinho valente o fiat 126 foi proposto no inicio dos anos 1970 como uma forma de modernizar o ja consagrado nuova 500 que apesar de muito simpatico ja sofria com o peso da idade — ele havia sido lançado em 1957 afinal de contas acontece que a fiat estava errada o cinquecento era carismatico demais e por mais que o 126 tivesse uma aparencia mais moderna inspirada no irmao maior o 127 que deu origem ao nosso fiat 147 em 1976 ele nao caiu no gosto dos italianos da mesma forma que seu antecessor como resultado apesar de ter vendido muito bem — quase 1 4 milhao de unidades apenas na italia entre 1973 e 1991 — o 126 nao tem o mesmo status de classico e nem e conhecido por tanta gente quer dizer mundialmente falando porque no leste europeu o mini 147 fez muito mais sucesso tanto que foi produzido por mais nove anos e tornou se — para os poloneses em especial — mais ou menos o que o fusca e para os brasileiros em termos de popularidade do ponto de vista entusiasta no entanto o fiat 126 esta para os poloneses como o chevette para nos existe aos montes e barato e um dos favoritos dos fuçadores caramba nem faz tanto tempo que mostramos aqui mesmo no flatout um exemplar da lituania com carroceria alargada e um motor honda turbo de 1 6 litro e 170 cv [youtube id= nhpawi4gpao width= 620 height= 350 ] considerando que o 126 pesa menos de 600 kg fica facil concluir que ele de fato nao precisa de muito mais potencia para ficar verdadeiramente rapido tanto que colocar motores de outros carros nele nao e tao comum quanto colocar motores de motos esportivas como a yamaha r1 e a suzuki hayabusa mais que força bruta estes motores tem alta capacidade de rotaçao e sao suficientes para tornar o desempenho do 126 ainda mais interessante alem disso sao menores e mais leves o que nunca e ruim — especialmente em um projeto de pista [youtube id= 74ojgozgkme width= 620 height= 350 ] o carinha ai em cima por exemplo berra muito alto com seu quatro cilindros vindo de uma r1 capaz de girar a quase 14 000 rpm e entregar por volta de 130 cv abaixo temos outro exemplo porem com o motor de 1 000 cm³ de uma yamaha fzr capaz de entregar 145 cv e ele nem aparenta tanta selvageria [youtube id= yyxvkzet5mu width= 620 height= 350 ] de qualquer forma nada impede que se coloque outros motores na traseira do 126 que tal um boxer vw de quatro cilindros e 2 3 litros capaz de entregar 205 cv [youtube id= dl4ci2npsdq width= 620 height= 350 ] ou que tal um fiat 126 com motor v8 ainda que nao seja uma cirurgia tao comum quanto o swap para motor de moto existe uma quantidade razoavel de 126 modificados para arrancada com motor central traseiro pneus enormes e a incrivel capacidade de devorar esportivos maiores e mais potentes na dragstrip [youtube id= uddsjjrfs6c width= 620 height= 350 ] desconsidere o fato de o video ser gravado com uma calculadora ok mas o que impressiona mesmo e o potencial do fiat 126 para ser abusado piotr que o diga [youtube id= l7sso3r13vg width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.