FlatOut!
Image default
História

Fiat Oggi CSS: da pista para a rua

Fiat Oggi. Você está desculpado se não lembra dele. Na época de início da Fiat no Brasil, era uma tentativa atrapalhada de se estender um pouco mais a oferta da empresa, ainda que mantando a base de um mesmo carro: o Fiat 147. No começo aqui, a Fiat era o 147, e só. Sabemos que o Fiat 147 é a versão brasileira ligeiramente modificada do Fiat 127 italiano, a criação de Pio Manzú baseada no sedan pequeno Fiat 128, de 1969. O 128, sabemos, é a obra-prima de Dante Giacosa: o carro que sozinho definiu como seriam os carros normais de alta produção dali em diante. Motor transversal dianteiro em linha com um transeixo, tração dianteira, suspensão McPherson dianteira com direção via pinhão e cremalheira, pneus radiais, e freio a disco, num monobloco de chapa estampada e soldada a ponto. https://flatout.com.br/o-fiat-127-e-a-tragedia-de-seu-criador/ Tudo isso já existia, mas nunca tudo foi junto num