japones quando voce vir fazer o curso de pilotagem do manzini clique aqui para ler nossa reportagem nao deixe de andar no palio que a gente montou faço questao de te mostrar voce vai pirar na encrenca o japones em questao sou eu e o autor da ligaçao o gearhead ricardo dilser piloto e jornalista reconhecido por ambas as carreiras nas pistas de turismo entre 2002 e 2008 conquistou tres vezes o campeonato brasileiro de endurance ganhou duas vezes as mil milhas e uma vez as 500 milhas de londrina os 500 km de sao paulo e os 1 000 km de brasilia nas ultimas decadas trabalhou em diversas publicaçoes como quatro rodas motor show oficina mecanica e a auto & tecnica hoje dilser e assessor tecnico do grupo fca fiat chrysler fazendo a ponte entre os jornalistas e os departamentos de engenharia design produto e marketing das fabricantes sua entrada na fiat teve intima relaçao com as pistas em 2008 o caique carlos henrique ferreira me convidou para participar do desenvolvimento dos linea de corrida junto com o juliano moro ele e caique foram os responsaveis pela famosa fiat marea weekend turbo de corrida que venceu os 1 000 km de brasilia um carro que iremos detalhar a historia futuramente contar a sua historia era necessario para voces para entenderem o contexto da ligaçao com o nome do dilser no meio um convite para conhecer um palio em interlagos e certeza de que tem pimenta e arte no meio e de sobra [youtube id= kmobukkg9gc width= 620 height= 349 ] como uma motocicleta de competiçao carros de corrida de traçao dianteira fazem o apontamento inicial para o ponto de tangencia com a traseira nao com a dianteira sempre de forma comunicativa e controlavel o ronco do 1 6 berrando a quase 8 mil rpm era eletrizante pura musica mecanica transmitindo vibraçoes ao assoalho que fazia os pes formigarem ou sera que era a adrenalina observar a pilotagem agressiva e moderada de dilser era um deleite frenagens com pe esquerdo punta taccos perfeitos contra esterços derrapagens controladas escorregadas de lado ate a zebra de fora exigindo reaçoes instantaneas que carro intenso e impressionante pelo fato de estar usando pneus radiais verdes do segmento de entrada voces estao vendo em açao o unico sobrevivente de uma bacanerrima empreitada de competiçao da fiat abortada por uma infelicidade do destino dilser conta o prologo da historia em meados de 2013 começaram a circular noticias da volta das 24 horas de interlagos que ja tinha ate data 25 de janeiro de 2014 nesta epoca a gente ainda tinha o trofeo linea e para tres equipes do campeonato lançamos o desafio de correr de palio nas 24 horas demos tres carros gemeos para eles um para o greco outro para o bucheca rj e outro para o pater que fazia o carro do marcos gomes e partimos para um desenvolvimento conjunto entre a fiat e as equipes os motores ficaram a cargo do zezao da automec de brasilia a ideia dos tres carros era de termos tres equipes diferentes uma equipe de artistas e personalidades outra equipe so de jornalistas com talento pra pista e por fim uma equipe composta de pilotos do trofeo linea a fiat e as tres equipes profissionais do trofeo linea cuidariam de todo esse time provas de endurance envolvem um dos mais complicados balanços do esporte a motor que e o cruzamento de alta performance com durabilidade tudo enquadrado sob um regulamento restritivo inspirado no do paulista de marcas por isso foram utilizados o maximo de componentes originais possiveis tanto pelas restriçoes quanto pelo fato de serem peças ja validadas pela engenharia da fiat para uso em condiçoes severas zezao se inspirou no motor do formula futuro que era um 1 8 para preparar um 1 6 girador para o palio e curioso este motor em particular possui valvulas pequenas dutos pequenos curso grande mas por alguma razao ele rende bem demais em rotaçoes altas nos temos apenas indicativos do cabeçote talvez o comprimento dos dutos em relaçao ao diametro das valvulas talvez o fato de ele ter apenas um eixo de comando o que resulta em pouco atrito e menos inercia do valvetrain em altas rotaçoes entao talvez a gente esteja falando mais de um desperdicio energetico reduzido do que de caracteristicas construtivas dedicadas para altas rotaçoes em si explica dilser a receita do motor em si e simples eles encomendaram um comando bravo para a fiat corsa italiana com capacidade para mais de 8 000 rpm substituiram os tuchos hidraulicos por mecanicos construiram um coletor de escape fluxado e mandaram ver na taxa por meio de rebaixamento do cabeçote 14 3 1 rendimento 170 cv a 7 300 rpm e 19 3 mkgf a 5 700 rpm o cambio manteve a carcaça do c510 do e torq mas teve uma relaçao customizada montada com outras engrenagens da prateleira da fiat o que incluiu tambem o diferencial da doblo adventure que tem a relaçao mais curta da familia duas curiosidades primeiro todos os tres palio racing nasceram brancos esta unidade foi repintada na planta da fiat depois de uma gigantesca bateria de testes consecutivos cerca de quatro dias no autodromo de brasilia outros tres no finado autodromo de jacarepagua e mais de 1 000 voltas no mega scape no desmonte medimos absolutamente tudo desgaste de bronzinas rolamentos suspensao freios etc ficamos muito empolgados com o que vimos o bicho tava virando rapido e era um tanque de guerra iamos com tudo pra buscar o topo da nossa categoria afirma dilser mas esta e uma historia que terminou sem começar como voces sabem as 24 horas de interlagos nao foram realizadas e continua apenas em nossas memorias com isso os carros ficaram orfaos de seu destino dois dos prototipos dilser foi obrigado a scrapear sim destruir mas ele conseguiu preservar este filho unico mais do que isso houve o legado do conhecimento o zezao acabou vendo o enorme potencial deste motor e por isso continuou a desenvolve lo para usar nos uno de competiçao do campeonato centro oeste hoje ele rende mais de 184 cv a quase 8 000 rpm e tanto giro que tivemos de manufaturar uma engrenagem da bomba de oleo nova em cnc e em vez de ganhar taxa pelo rebaixamento o zezao esta indo por pistoes argentinos mais altos feitos sob encomenda preservando a geometria do cabeçote complementa ricardo e qual o futuro do amarelinho bom a coisa mais importante e evitar que ele tenha o mesmo destino dos irmaos quem sabe as 24 horas voltam talvez alguma outra prova do genero preferencialmente de endurance porque todo o projeto foi dimensionado pra isso pra andar bem em um track day ou provas curtas ele precisaria sofrer varias mudanças afirma dilser o palio esta com a carroceria toda de lata alem da remoçao das forraçoes internas foram removidos apenas os reforços estruturais internos das portas capo e tampa traseira os vidros laterais foram substituidos por peças em policarbonato e foi adicionado um santantonio homologado por isso ele nao e exatamente leve com 980 kg mas a distribuiçao de peso e excelente para um traçao dianteira flutuando entre 46 54 e 47 53 a suspensao foi alterada de forma a conseguir chegar aos ate seis graus negativos de cambagem na dianteira acompanhado de quase quatro graus de caster e uma convergencia bem aberta portanto divergente nos dois eixos; geometria que resulta em um comportamento sobre esterçante nas entradas de curva a ideia era fazer o veiculo rotacionar e apontar para o ponto de tangencia com a traseira nao com a dianteira leia nossa reportagem tecnica a respeito desta caracteristica dinamica aqui como todos os carros de turismo de traçao dianteira isso seria importante nao so para os tempos de volta mas tambem para equilibrar o consumo de pneus entre os eixos mas o ajuste nao esta perfeito pra interlagos a dianteira esta dura e baixa o que faz o carro quicar um pouco e escorregar de dianteira no meio da curva complementa dilser a caixa de direçao conta com uma pequena artimanha o miolo e da doblo que e um pouco mais direta para compensar as respostas mais lentas do seu pneu mais alto os freios sao originais de fabrica discos pinças e ate pastilhas as unicas mudanças foram a adoçao de dutos de refrigeraçao na dianteira e fluido de competiçao na prova seriam apenas empregadas pastilhas de competiçao da cobreq os pneus verdes firestone multihawk 185/65 r14 so estao la para divertir com a sua baixa aderencia e alta previsibilidade dinamica devido ao seu alto angulo de deriva confira nossa materia a respeito clicando aqui eles estao rodando com 33 libras na dianteira e 55 na traseira pressao quente com pneus radiais de melhor qualidade ricardo dilser cre que os tempos do palio racing fiquem na casa dos 2 02 em interlagos no fim do dia em que fiz o curso de pilotagem do roberto manzini alem de pegar a espetacular carona com ricardo dilser pude ate mesmo dar algumas voltas com o palio a foto abaixo foi tirada pelo amigo marcio murta e me deliciar com sua traseira rebelde combinada a alta comunicabilidade dos pneus radiais o ronco deste fiatzinho berrando a quase 8 000 rpm transmitindo suas vibraçoes de forma impiedosa a carroceria sem nenhum isolamento acustico me fez lembrar imediatamente dos classicos honda civic vti em uma versao hardcore de pista o tipo de experiencia que um carro com estas caracteristicas oferece e mais do que envolvente e viciante e uma via de mao dupla uma constante e enervante troca de inputs e respostas açoes e reaçoes entre piloto e veiculo um dialogo agil e dinamico sem pausas como futebol de salao ou esgrima fica a nossa torcida para que este filho unico da fiat um dia consiga cumprir o seu objetivo e alinhe no grid
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