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Guia de Compra

Fiat Tempra Turbo: tudo o que você precisa saber antes de comprar o seu

Quando foi lançado no Brasil, em setembro de 1991, o Fiat Tempra era uma revolução para a marca. Até o momento a Fiat só vendia carros pequenos no Brasil – primeiro o 147, de 1976, e depois o Uno, que chegou em 1984. O Fiat Uno era um carro excelente, sem dúvida, e estabeleceu um novo padrão de modernidade para o segmento. Mas era preciso mais – especialmente porque, da metade dos anos 1980 em diante, carros como o Volkswagen Santana e o Chevrolet Monza estavam vendendo muito bem. O Monza até chegou a ser o carro mais vendido do País por três anos consecutivos entre 1984 e 1986, feito que jamais foi repetido por um sedã médio brasileiro. O Tempra chegou com um motor 2.0 8V de 99 cv e 16,5 kgfm. Era um projeto assinado por Aurelio Lampredi, dotado de características interessantes para um propulsor da década de 1970, como câmaras de combustão hemisféricas, cabeçote de fluxo cruzado e duplo comando de válvulas (ainda que com duas válvulas por cilindro). Um de seus pecados, porém, era