quando foi lançado no brasil em setembro de 1991 o fiat tempra era uma revoluçao para a marca ate o momento a fiat so vendia carros pequenos no brasil primeiro o 147 de 1976 e depois o uno que chegou em 1984 o fiat uno era um carro excelente sem duvida e estabeleceu um novo padrao de modernidade para o segmento mas era preciso mais especialmente porque da metade dos anos 1980 em diante carros como o volkswagen santana e o chevrolet monza estavam vendendo muito bem o monza ate chegou a ser o carro mais vendido do pais por tres anos consecutivos entre 1984 e 1986 feito que jamais foi repetido por um seda medio brasileiro o tempra chegou com um motor 2 0 8v de 99 cv e 16 5 kgfm era um projeto assinado por aurelio lampredi dotado de caracteristicas interessantes para um propulsor da decada de 1970 como camaras de combustao hemisfericas cabeçote de fluxo cruzado e duplo comando de valvulas ainda que com duas valvulas por cilindro um de seus pecados porem era o uso de um carburador claro sistemas de injeçao eletronica ainda eram raridade em nosso pais mas para um lançamento importante e cheio de pompa como o tempra a presença de um carburador decepcionava um pouco a adoçao de um catalisador obrigatorio pela legislaçao nao ajudou o primeiro tempra tinha desempenho apenas modesto para o segmento levando mais de 12 segundos para ir de zero a 100 km/h o fato de ser um carro pesado com 1 250 kg tambem nao colaborava o nosso tempra era diferente do italiano a plataforma original desenvolvida na italia desembarcou por aqui somente com o tipo e a perua o tempra era baseado na plataforma de seu antecessor o regata com reforços no monobloco e arranjo mcpherson na traseira o modelo europeu tinha braços arrastados alem disso tinha pneus de perfil mais alto tudo para garantir um conjunto mais robusto e maior vao livre do solo necessarios para lidar com a qualidade inferior das estradas brasileiras fora isto outras modificaçoes ao projeto foram incorporadas com o tempo em 1992 seguindo a preferencia nacional a fiat desenvolveu uma versao de duas portas exclusiva para nosso mercado nao existe tempra de duas portas na italia ja em 1993 no mes de abril as versoes mais caras do tempra passaram a vir equipadas com um motor 2 0 16v de 127 cv ja com injeçao multiponto bem mais adequado a proposta do carro mas o melhor ao menos para os entusiastas ainda estava por vir o tempra turbo lançado em maio de 1994 tres meses antes a fiat ja havia conquistado a primazia entre os turbinados nacionais ao lançar o uno turbo o tempra turbo vinha para reforçar a afirmaçao de que a fiat era uma empresa de vanguarda e conseguiu neste guia de compra elaborado com a ajuda de proprietarios e especialistas no modelo vamos te contar tudo o que voce precisa saber antes de colocar um tempra turbo na garagem este guia de compra foi feito com a ajuda de fernando kfouri rafael ogro bayao bruno tinoco e alan brito por que considerar um tempra turbo desempenho e a palavra chave o tempra turbo usava uma versao sobrealimentada do motor 2 0 8v alimentado por um sistema de injeçao eletronica bosch motronic no lugar do modulo magneti marelli usado pelo motor 2 0 16v com uma turbina garrett t3 operando a 0 75 bar e intercooler a fiat conseguiu extrair 165 cv e 26 5 kgfm do motor lampredi numeros que faziam dele um dos carros brasileiros mais potentes do mercado coincidencia ou nao era exatamente a mesma potencia do chevrolet omega com motor 3 0 de seis cilindros ao contrario dos outros tempra a versao turbo usava cambio acionado por cabos o mesmo do alfa romeo 164 e nao varoes resultando em trocas mais precisas e macias de acordo com os dados de fabrica o tempra turbo era capaz de ir de zero a 100 km/h em 8 2 segundos com velocidade maxima de 220 km/h desempenho impressionante na epoca era a versao mais potente e rapida do tempra em todo o planeta alem disso trata se de um dos carros melhor equipados da epoca e mais alguns poucos tempra turbo vinha equipada com o chamado grupo 6 de opcionais o pacote mais completo com bancos de couro sistema de som alpine freios abs e ar condicionado digital [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 267736 267717 ] se ainda precisar de motivos para ser convencido saiba que o motor do tempra turbo era o mesmo de algumas versoes do lancia delta hf 4wd versao de homologaçao do carro para o grupo a do wrc na virada da decada de 1990 agora chegando aos 25 anos ele ja se tornou uma opçao para quem procura um neo classico nacional ou finalmente pode realizar o sonho da epoca as diferentes versoes o fiat tempra turbo durou pouco tempo foi vendido entre 1994 e 1998 apenas ele pode ser encontrado na versao de duas portas que por vezes e chamada de cupe embora na pratica seja um seda de duas portas ; e com quatro portas o tempra turbo de quatro portas chamado tempra stile foi lançado em 1995 com uma proposta mais luxuosa incluindo a opçao por revestimento de couro bege que nao fez muito sucesso e e rarissima a versao de duas portas foi extinta em 1996 deixando apenas o tempra turbo de quatro portas na linha rebatizado como tempra turbo stile no ano seguinte uma reestilizaçao externa deu ao carro novos farois de perfil mais baixo alem de lanternas traseiras coma seta arredondada em alto relevo a chamada lanterna gota [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 267727 267713 ] mecanicamente todo tempra turbo e identico o que muda e o visual ano a ano o tempra turbo de duas portas era a versao esportiva enquanto a versao de quatro portas tinha uma pegada mais luxuosa nao e uma regra mas as chances de um exemplar de quatro portas estar em melhor estado de conservaçao sao maiores quanto custam alan brito restaurador e eletricista de guararema sp que e bastante requisitado entre os proprietarios do tempra turbo e profundo conhecedor do modelo e quem da um panorama dos preços que sao praticados atualmente de acordo com ele o tempra turbo varia bastante em preço ainda se ve exemplares custando r$ 6 000 r$ 7 000 mas estes sao para iniciar um projeto lento sem pressa uma restauraçao completa na faixa dos r$ 12 000 a r$ 15 000 e possivel encontrar um exemplar de quatro portas em estado de conservaçao razoavel mas ainda longe de ser considerado impecavel e e preciso procurar muito para a versao duas portas a faixa segura fica mais acima começa nos r$ 25 000 sendo um carro da decada de 1990 o tempra turbo esta em valorizaçao rapida assim ja se observa carros absolutamente conservados chegando aos r$ 45 000 no caso destes carros fatores como o historico do carro procedencia configuraçao de opcionais cor externa e tipo de carroceria tambem influenciam no preço alan diz que os carros de duas portas sao sempre mais caros recentemente vi um exemplar turbo cupe vermelho impecavel anunciado por r$ 50 000 em um grupo no que ficar de olho agora vamos ao miolo da questao os detalhes que voce deve verificar na hora de comprar um tempra turbo a primeira coisa que todos os proprietarios e especialistas consultados mencionaram foi a solda do suporte na caixa de direçao proximo a parede corta fogo e comum que a solda se rompa nos exemplares fabricados ate 1997 por conta do redimensionamento dos componentes de suspensao e pela adoçao de pneus de perfil mais alto conforme conta rafael winter bayao proprietario de um tempra turbo stile nestes carros os componentes da suspensao e os semieixos trabalham em um angulo diferente do que foi definido pela matriz italiana o que pode causar rupturas no suporte da caixa de direçao devido ao stress na regiao em uso prolongado com a solda refeita o problema cessara fernando kfouri da oficina racer preperaçoes em sao paulo sp reforça o recado e comum que este suporte esteja trincado quebrado ou que tenha sido reparado de forma inadequada isto e o principal ponto de atençao vale observar que nos carros fabricados apos 1997 este problema e menos comum algo que aflige bastante os proprietarios do tempra turbo e a parte eletrica bruno tinoco que atualmente possui exemplares de 1995 e 1997 da versao de quatro portas tem a palavra e um carro de eletrica muito fragil e isto pode acarretar problemas no sistema de arrefecimento uma simples ventoinha que nao e acionada no momento certo em um motor que trabalha naturalmente em alta temperatura pode acarretar o superaquecimento alan brito reforça e comum haver desgaste nos chicotes que sao frageis e tambem e comum encontrar intervençoes equivocadas feitas por donos anteriores uma boa revisao na parte eletrica e crucial na compra de qualquer exemplar bem como uma geral no sistema de arrefecimento para detectar possiveis vazamentos na mangueira e no radiador felizmente problemas estruturais sao raros no tempra turbo mas e bom prestar atençao em um tempra mal cuidado nao apenas o turbo podem apodrecer as bordas das portas a tampa do tanque e as bordas do porta malas mas e raro encontrar um tempra podre de fato agora o ponto mais delicado do tempra turbo e que deve ser analisado com mais rigor na hora da compra e mesmo o motor sendo um dos primeiros modelos turbinados do mercado o motor 2 0 8v usado pela fiat tinha um projeto relativamente conservador com pressao mediana 0 75 a 0 8 bar e taxa de compressao mais baixa 8 1 enquanto o 2 0 16v naturalmente aspirado tinha 9 5 1 alem disso pelas proprias caracteristicas do projeto o motor do tempra turbo foi feito para girar menos priorizando a entrega de torque em rotaçoes mais baixas o pico de 26 5 kgfm aparece ja a 3 000 rpm assim e um motor surpreendentemente robusto no entanto o tempra turbo passou por um periodo de desvalorizaçao que encorajou a compra por proprietarios que nao estavam preparados para mante lo da forma correta o que ocasiona muitas adaptaçoes rafael bayao entra em detalhes algumas adaptaçoes sao mais simples como a bomba de combustivel que e externa o que possibilita adaptar a bomba do golf gti ou do kadett gsi por exemplo explica como diversos componentes especificos nao sao mais encontrados em concessionarias alguns exemplares podem ter adaptaçoes mais arriscadas junta de cabeçote por exemplo nao se encontra mais em concessionaria entao a soluçao que alguns encontram e instalar a junta do 2 0 aspirado aplicando mais torque nos parafusos que prendem o cabeçote no bloco pistoes e bielas voce tambem nao encontra e por isso alguns carros tambem receberam as peças do motor naturalmente aspirado nao e o ideal a cabeça dos pistoes do motor aspirado nao tem a concavidade dos pistoes feitos para o motor turbo e nao e ideal para a taxa de compressao definida pela fabricante e por causa destes detalhes que se a intençao e ter um exemplar todo original para curtir ou integrar uma coleçao o ideal e procurar um carro com bom historico que tenha tido poucos donos tenha baixa quilometragem e que traga algum tipo de documentaçao para comprovar seu estado de conservaçao e originalidade nao ha como fugir disto ou de uma extensa restauraçao por outro lado se o que voce busca e um project car e originalidade total nao e um criterio pode incluir carros que receberam modificaçoes na sua lista a troca do turbo e a instalaçao de um sistema de injeçao programavel sao alteraçoes relativamente comuns e se bem feitas nao comprometem a usabilidade do veiculo por outro lado existem alguns pontos que podem ser verificados em uma visita para conferir o carro de perto rafael lista voce pode retirar a tubulaçao do filtro de ar e verificar se ha oleo ali se esta passando oleo pela turbina tambem se pode deitar embaixo do carro e olhar abaixo do farol de neblina esquerdo ali ficam a tubulaçao da pressurizaçao e a entrada do intercooler que fica naquele canto do para choque se a turbina estiver no final da vida pode passar um pouco de oleo ele fica empoçado ali e a mangueira fica babada; sao estes os indicios de vazamento e tambem e bom verificar se ha alguma folga no eixo da turbina e facil de avaliar porque a turbina fica na frente do cofre rafael tambem menciona as peças que podem dar trabalho para encontrar os amortecedores do tempra turbo sao estruturais e nao por cartucho como nas outras versoes sao dificeis de encontrar e e preciso ver se eles estao com a carga em dia peças de acabamento sao em sua maioria compartilhada com os outros tempra farois lanternas e vidros por exemplo mas emblemas especificos das versoes sao raros e costumam custar caro ja me pediram r$ 1 200 por um emblema do tempra turbo stile usado a partir de 1997 antes disto a versao de quatro portas era chamada apenas de tempra stile nas rodas as que podem ser mais dificeis de achar sao as utilizadas ate 1996 isto vale tanto as do tempra turbo cupe que sao de 14 polegadas iguais as do uno turbo; quanto as rodas helice do tempra stile que tem 15 polegadas e tambem sao exclusivas a partir de 1997 as rodas passaram a ser iguais as do tempra hlx sobre as rodas bruno tinoco acrescenta as rodas de 14 polegadas do turbo duas portas e do primeiro tempra stile usam pneus 195/60 uma medida meio chatinha de encontrar as rodas de 15 polegadas tem pneus 195/55 uma medida mais facil rafael lembra que componentes como distribuidor tampa do distribuidor rotor radiador e bomba d agua sao exclusivos do tempra turbo estas coisas ainda podem ser encontradas em concessionarias mas sao muito dificeis de achar e possivel adaptar a bomba d agua da versao aspirada mas e preciso trocar o suporte do calço do motor completa por sorte tambem existem algumas peças que sao compartilhadas com outras versoes do tempra existem algumas adaptaçoes que se pode fazer em varias partes do carro usando componentes compartilhados com as versoes naturalmente aspiradas sensor do nivel de arrefecimento check control sistema de som alpine com magazine no porta malas e ar digital sao compartilhados com a versao 2 0 16v diz rafael como foram vendidos muitos tempra 2 0 16v certas peças voce nao vai ter muita dificuldade de encontrar nao existe infelizmente um catalogo com part numbers usados pelo tempra turbo a dica e garimpar grupos de proprietarios e ferros velhos em especial peças de acabamento como volante spoiler e emblemas contudo rafael adverte em alguns casos como a ja citada junta do cabeçote ou as partes moveis do motor o jeito e recorrer as importaçoes para fugir de componentes paralelos de baixa qualidade testemunho do proprietario bruno tinoco tempra stile 1995 e turbo stile 1997 e engraçado que o brasileiro e muito apegado a quilometragem e as vezes a quilometragem nao diz tanta coisa este tempra turbo 1995 eu conheço ha uns 15 anos e consegui comprar ha dois anos unica dona comprou zero quilometro uma senhora que hoje deve ter seus 80 anos ela chegou la e disse eu quero o tempra mais caro da concessionaria e era esse um tempra turbo vermelho asti que e vinho quase roxo grupo 6 com todos os opcionais nesses 15 anos que eu conheço o carro nos ultimos dez doze anos ele era ligado na garagem uma vez por semana e desligado depois de meia hora trocava se a bateria quando necessario se o carro falhava era levado para a oficina quando o combustivel esgotava era colocado combustivel novo e assim foi claro o carro tem quilometragem baixa e isso tem suas vantagens ele e extremamente novo por fora e por dentro agora eu acho legal ter um carro bonito mas o principal e ter um carro funcional e eu nao meço esforços para isso entao assim que comprei comecei a revisao fluidos correias mangueiras pneus que ainda eram originais do carro ai voce começa a desmontar ve uma junta ali acerto do distribuidor aqui vela cabo de vela etc e eu percebi que o carro sempre estava com a marcha lenta irregular no fim das contas eu troquei tudo o que voce pode imaginar no carro e no fim das contas o que o carro tinha era um defeito no cabeçote com 59 000 km precisei trocar duas valvulas que nao estavam vedando e era por isso que o carro falhava os dois carros sao 100% originais o unico detalhe e que o 1995 nao tem o catalisador que eu tirei mas esta guardado para mim o ponto mais importante e o historico do carro historico estrutural com relaçao a batidas se o carro sofreu algum acidente que comprometeu sua estrutura e tambem o suporte da caixa de direçao mas o problema foi sanado em 1997 e um carro que tenha todos os acabamentos em ordem e importantissimo que tudo esteja no lugar rafael winter bayao tempra turbo stile 1997 o trabalho de engenharia do tempra turbo foi muito bem feito um 2 0 8v projetado por aurelio lampredi e um motor subquadrado com curso maior que o diametro sendo um motor que privilegia torque nao e um motor girador e com a sobrealimentaçao voce consegue caracteristicas de entrega de potencia e torque muito interessantes na faixa intermediaria e um carro que tem reserva de potencia o cambio foi alongado para aproveitar melhor e o turbo e antigo um garrett t3 com peças de auto inercia ele nao gosta de que voce fique trocando de marcha esvaziando a turbina e um carro que prefere ter potencia e torque de reserva em quinta marcha a 120 km/h voce so usa 30% do acelerador e ainda tem muito folego o projeto de fluxo do cabeçote e muito bem pensado; a turbina garrett t3 apesar de antiga tem dimensoes razoaveis e empurra o carro com muita facilidade sem contar que e um moto derivado do lancia delta que tambem tinha oito valvulas e foi homologado para ralis entao os componentes sao todos superdimensionados como nao havia a mesma tecnologia e os mesmos materiais nobres que temos hoje os engenheiros tinham de pecar pelo excesso trabalhando com uma margem de segurança altissima alem de durar muito e um motor que aguenta muito esforço tem gente que andou com esta mecanica com ate 1 5 bar de pressao com injetores maiores e o carro nao quebrava tambem houve um cuidado extra na suspensao com molas e amortecedores mais rigidos barras de amarraçao dianteiras o carro e todo diferenciado e muito bem feito e e delicioso de dirigir tenho outros carros esportivos mais novos e mais potentes e andando em todos eles eu consigo manter minha posiçao o tempra e um projeto absurdamente bom e o meu ficou ainda melhor eu tirei os bancos de couro deixei guardados e instalei os bancos de veludo mudou a tocada do carro os bancos de veludo tem melhor apoio e ate te seguram melhor por nao escorregar tanto quanto o veludo cometi uma heresia aos olhos dos puristas mas se voce dirigir o carro vai me dar razao [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 267743 267742 ] a dinamica e excelente com a dianteira obediente e a direçao comunicativa especialmente no caso do meu carro que tem rodas de 15 polegadas e pneus 195/55 nao e super arisco com a direçao ultra rapida como um citroen dos anos 1990 ou um audi s3 e um seda familiar estradeiro e de transito rapido e muito bom mesmo mas nao adianta falar so guiando mesmo para entender
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