no discurso oficial elas fingem que nao se conhecem mas os departamentos de marketing deixam o atrito em pe de fogo escancarado com uma espetada atras da outra na semana em que a duster oroch foi apresentada leia nossa avaliaçao aqui a fiat vazou um teaser da toro respondido algumas semanas depois pela renault com uma satira inspirada na saga star wars agora na semana de lançamento da fiat toro a renault seguiu na ofensiva com um murro direto a la bmw x audi nao adianta bufar a duster oroch chegou na frente na caçamba da oroch um touro e agora chegou a hora do tira teima entre segunda feira 15 e ontem nos estivemos presentes no evento de lançamento da fiat toro realizado na cidade de campinas sp voces ja estao por dentro das versoes preços e equipamentos caso nao tenha visto confira aqui e agora e hora de descobrirmos todos os detalhes tecnicos e avaliarmos a dinamica de todas as configuraçoes mecanicas da picape 1 8 flex automatica de seis marchas 4x2 2 0 turbodiesel manual de seis marchas e 4x2 2 0 turbodiesel manual de seis marchas e 4x4 a unidade das fotos deste post e por fim a topo de linha volcano 2 0 turbodiesel automatica de nove marchas 4x4 sera que quem ri por ultimo ri melhor como aperitivo vale comparar as dimensoes basicas a duster oroch tem 4 69 m de comprimento 1 82 m de largura 1 69 m de altura e 2 82 m de entre eixos sua caçamba tem capacidade de 683 litros peso varia entre 1 292 kg 1 6 e 1 346 kg 2 0 ambas 4x2 ja a fiat toro e mais encorpada e se afasta mais das picapes compactas 4 91 m de comprimento 1 84 de largura 1 68 m de altura e 2 99 de entre eixos a caçamba comporta 820 litros peso entre 1 619 kg 1 8 automatica de seis marchas 4x2 e 1 871 kg 2 0 turbodiesel automatica de nove marchas e 4x4 se a duster oroch 1 6 4x2 parte de r$ 62 290 expression 1 6 e chega ate r$ 70 790 dynamique 2 0 a fiat toro parte de r$ 76 600 1 8 flex at6 passa por r$ 94 000 e r$ 102 000 2 0 turbodiesel manual de seis marchas 4x2 e 4x4 respectivamente e chega ate r$ 116 500 na topo de linha volcano 2 0 turbodiesel 4x4 automatica de nove marchas ou seja na pratica elas so concorrem porque sao as unicas representantes desta curiosa categoria de picapes do tipo monobloco localizada entre as compactas e as medias com chassi tecnicamente elas pertenceriam a dois segmentos diferentes picapes monobloco deste tamanho sao para quem precisa de uma caçamba para transportar itens volumosos pesados ou sujos necessita de capacidade fora de estrada mas que nao esta disposto a lidar com os inconvenientes de uma picape media do tipo chassi com dimensoes muito avantajadas dinamica no asfalto ruim e manobrabilidade tinhosa especialmente em estacionamentos elas procuram combinar a praticidade do automovel com boa habitabilidade para ate cinco passageiros centro de gravidade mais baixo peso menor e suspensao com bom comportamento no asfalto com o lado utilitario da picape no caso da fiat toro a marca quis ir alem com um conceito de design mais envolvente que foi pensado no publico de suvs e ate de segmentos distantes como sedas e hatches medios em seu material de divulgaçao nao faltaram mulheres como publico alvo deixando claro que os caras querem realmente derrubar o estereotipo das picapes sera que e pra tanto e o que iremos descobrir em tempo fica registrado o nosso agradecimento ao humberto proprietario do novissimo de tao novo sequer foi inaugurado kartodromo de campinas o dom pedro por ter cedido espontaneamente a locaçao para o ensaio ele fica localizado pouco depois da entrada de valinhos caso voce seja da regiao mande um e mail para os caras kartodromodompedro@hotmail com para descobrir quando a pista sera aberta havera baterias de 13 hp e aluguel da pista para karts de competiçao plataforma e suspensao a toro parte da plataforma small wide 4x4 do jeep renegade leia nossa avaliaçao dele aqui que por sua vez emprega uma versao altamente reforçada da plataforma small wide do fiat 500l a small wide 4x4 tem desenho e materiais das longarinas alterados suportes de suspensao reforçados emprego de adesivos estruturais em complemento as soldas 70% de aços de alta e altissima resistencia formados a quente empregados no monobloco colunas e soleiras contudo o fato de ser uma picape com maior capacidade de carga 1 000 kg no total 650 kg na 1 8 flex devido ao motor menos torcudo e que ainda fica mais distante do eixo traseiro devido ao longo balanço e que precisa suportar concentraçao de massa com poucos pontos de apoio uma motocicleta por exemplo altera radicalmente as demandas estruturais na parte traseira entao a toro compartilha com o renegade a mesma plataforma mas somente do assoalho entre as colunas c e b para a frente no modelo das fotos abaixo as peças pintadas de azul representam aços de alta resistencia de ate 420 mpa em rosa aços avançados de alta resistencia de ate 600 mpa e o roxo aços formados a quente com ate 1 500 mpa de resistencia abaixo temos o detalhe da zona de sacrificio do inicio do monobloco bem como detalhes das longarinas do assoalho sob o banco traseiro para tras tudo na toro e exclusivo note a quantidade de aço de alta resistencia empregado sob a pele de aço carbono convencional na sequencia detalhe das longarinas do monobloco cujas chapas internas sao de aço estampado a quente da metade da caixa de roda para a frente abaixo podemos ver que a area na qual os amortecedores traseiros sao instalados tambem sao de aço estampado a quente algo particularmente importante para a aplicaçao de uma picape que eventualmente sera usada em serviços de carga e fora de estrada detalhe dos reforços estruturais sob o assoalho da caçamba note tambem a travessa sob a janela traseira de aço avançado de alta resistencia este componente alem de colaborar diretamente com a rigidez a torçao tambem e o ponto de ancoragem dos cintos traseiros o desenho da tampa traseira e particularmente inteligente para a aplicaçao da toro falaremos mais disso adiante a suspensao traseira e outro ponto de grande separaçao do projeto do jeep renegade se o suv parte para a soluçao chapman struts essencialmente um mcpherson empregado na traseira esta nao era uma opçao para a toro por alguns motivos o repasse de forças para um ponto concentrado na carroceria as torres o espaço exigido para as torres que reduziria a caçamba e a demanda por uma maior amplitude de flexibilidade e de controle dos parametros cinematicos afinal uma picape acaba tendo um cenario de variaçao de carga bem maior que um suv e o veiculo precisa manter o maximo possivel das caracteristicas dinamicas nos dois cenarios vazio e com carga maxima por conta disso a fiat adotou um sistema multibraços com subchassis o mesmo sistema tanto na 4x4 quanto na 4x2 mas com diferenças de carga nos componentes de acordo com a versao na foto acima note a peça amarela com desenho de pegador de mel quando o veiculo esta carregado a bandeja superior se apoia nesta bucha composta de celasto que passa a agir como um componente elastico em complemento as molas que sao de duplo estagio como podemos ver na foto abaixo alem de ajudar a manter o mesmo tipo de tocada vazia ou carregada a progressividade destas buchas ajuda muito a suspensao traseira a se comportar de forma previsivel em compressoes fortes como pequenos saltos em busca de conforto na absorçao de impactos e previsibilidade dinamica a geometria da suspensao foi composta de maneira a ganhar cambagem negativa convergencia e passo o equivalente a um caster positivo mas na traseira com a compressao a suspensao tem 220 mm de curso que esta mais concentrado na compressao que na extensao limitando um pouco o seu uso no fora de estrada mais extremo em pontos de apoio cruzados nao e dificil ficar com uma das rodas no ar como curiosidade uma das novas referencias das picapes tradicionais com chassi a nova toyota hilux srx apresenta 520 mm de curso sao aplicaçoes diferentes note como o eixo traseiro se desloca para tras na compressao isso ajuda no conforto na superaçao de obstaculos um dos engenheiros da fiat comparou este principio com entre puxar ou empurrar uma mala de rodinhas para passar por um pequeno degrau puxar e mais natural e mais facil detalhe do diferencial traseiro e suas respectivas semi arvores como nao ha sistema autoblocante mecanico a transferencia de torque de uma roda para a outra e feita pela aplicaçao de freios de forma independente na roda sem traçao sua caixa e relativamente compacta os componentes estruturais da suspensao sao os mesmos entre as versoes 4x4 e 4x2 detalhe do motor 2 0 16v jtd multijet ii turbo diesel originalmente lançado na alfa romeo giulietta tem bloco de ferro fundido e cabeçote de aluminio sistema common rail acumulador de alta pressao de 1 600 bar e capacidade para ate oito injeçoes por ciclo de combustao alem de turbo de geometria variavel rende 170 cv a 3 750 rpm e 35 7 mkgf a 1 750 rpm ou basicamente potencia de citroen ds3 e torque de golf gti a esquerda do motor temos a caixa de cambio automatica de nove marchas acoplada a caixa de transferencia ao centro de onde sai o eixo carda para tras abaixo detalhe do sistema de acoplamento da embreagem da caixa de transferencia nesta maquete com uma capa acrilica para demonstrar o sistema atuando a toro 4x4 tem tres modos de traçao auto 4x4 e 4x4 low no modo automatico ela funciona sob demanda em condiçoes perfeitamente estabilizadas exemplo numa rodovia plana ela traciona apenas nas rodas dianteiras para beneficiar o consumo mas havendo diferença de velocidade entre as rodas do eixo dianteiro e traseiro o que pode acontecer em uma curva de esquina por exemplo a transferencia para tras ja ocorre de forma variavel ate 40% do torque pode ser transferido ao diferencial traseiro esta transferencia fica mais sensivel quando no modo 4x4 com o mesmo teto a caixa de transferencia do fiat toro bem como a do jeep renegade nao apresenta reduzida entao o que e o modo 4x4 low a primeira marcha do cambio automatico zf de nove marchas exclusivo da topo de linha diesel ao menos por enquanto tem relaçao extremamente curta de 4 7 1 e ela faz o papel de reduzida em transito normal o veiculo sai em segunda marcha quando voce programa a toro no modo 4x4 low portanto a picape passa a utilizar a primeira marcha em baixas velocidades mas nao e so isso a curva de distribuiçao de torque entre os diferenciais fica ainda mais sensivel ficam atuantes os sistemas de auxilio para descidas de barrancos ingremes o cambio trabalha com os acelerometros do veiculo para deixar a transmissao em marchas curtas em qualquer descida e o sistema de freios passa a atuar mais para agir como um autoblocante induzido no caso das 4x4 turbodiesel com cambio manual nao ha a marcha reduzida mas as outras funcionalidades entram em açao normalmente cara marrenta se a duster oroch se apresenta esteticamente como uma versao picape de um suv a toro vai pelo extremo oposto um veiculo de identidade unica no line up da fiat voce pode reconhecer a assinatura da marca em elementos como a regua do emblema frontal o desenho das rodas as molduras dos para lamas e alguma coisa das lanternas traseiras mas nao ha semelhança com nenhum outro veiculo da casa o mix de propostas esta bem espelhado em seu design a carroceria corpulenta com linha de cintura alta grade avantajada e stance agressivo fazem bem o papel de picape media ainda que suas proporçoes fisicas sejam intermediarias a estas e as compactas ja as rodas a parte superior do conjunto otico dianteiro e a cabine foram claramente orientadas ao publico automotivo entre sedas e suvs as versoes 4x4 vem equipadas com pneus mistos pirelli scorpion 215/65 r16 ja as 4x2 calçam coreanos nexen npriz rh1 nas mesmas medidas a traseira da toro e a parte mais beneficiada pela construçao do tipo monobloco pois a caçamba fica integrada a carroceria possibilitando um design mais fluido como a oroch a fiat traz a coluna c voltada para tras mas ela investiu mais no conceito de design envolvente fugindo da tradiçao poligonal das picapes medias ou mesmo das compactas parte essencial desta soluçao sao as lanternas especialmente quando combinadas a tampa de abertura pelo meio que tambem permitiu que o para choque traseiro fosse mais arrojado sem aquele recorte do bocal a tampa traseira acaba sendo a cereja do bolo para a sua proposta de atender tanto a proprietarios de picapes quanto a pessoas de outros filoes do mercado ao eliminar a soluçao classica de bascular a tampa inteira para baixo e resolvido o inconveniente ergonomico de precisar erguer uma tampa extremamente pesada por nao precisar suportar carga em sua superficie a tampa da toro e mais leve e ainda conta com sistema de travamento eletrico como um porta malas e so calçar a mao por tras do emblema apertar o botao e puxar a tampa que conta com molas para facilitar a abertura e o fechamento com paredes altas a caçamba apresenta 820 litros maior que os 683 l da oroch as dimensoes exatas do compartimento nao foram disponibilizadas pensando em agradar gregos e troianos a fiat oferece quatro acessorios interessantes para a caçamba o extensor foto abaixo que e instalado na parede interna da tampa traseira e conta com lanternas e placa basculante uma separador de bagagem com trilho para evitar que poucos volumes fiquem correndo pra la e pra ca na caçamba uma bolsa de lona de 407 litros que protege os objetos de po e de impactos e acaba criando um porta malas flutuante dentro do compartimento e um rack sobre a caçamba com capacidade para ate 57 kg te conheço de algum lugar no momento em que voce abre a porta a sensaçao e extremamente familiar ao menos se voce ja deu uma espiada no interior do jeep renegade mas quando começamos a olhar com atençao começam a surgir varias diferenças entre as similaridades resultando num jogo de sete erros interessante no fim das contas a conclusao e de que a cabine tem identidade propria mas nao conversa muito com nenhum veiculo atual da fiat o que pode ser bom se a toro for o novo norte do portfolio em qualidade e design deixando bem mais claro o link com o primo de plataforma a parte superior do painel por exemplo e uma peça completamente diferente da do renegade incluindo o material embora seja um plastico de boa qualidade perde o emborrachamento do jeep mas o compartimento do cluster e igual embora os instrumentos e seus grafismos sejam diferentes a porçao inferior do painel onde ficam os controles de ventilaçao manopla do cambio estes sao iguais o volante diferente aqui a base e achatada e o miolo e tipico da fiat mas os botoes nos raios sao iguais o grande penalti com cinco polegadas a tela do sistema multimidia figura entre as menores do tipo touchscreen que ja vimos no mercado se um chevrolet onix tem um sistema com tela de 7 um veiculo deste porte nao podia ficar tao pra tras a ergonomia de direçao e surpreendentemente agradavel sim o ponto h e alto como se espera em uma picape mas o volante tem uma pegada excelente a coluna de direçao apresenta regulagem tanto de altura quanto de profundidade a oroch por exemplo so tem de altura e os acionamentos como os pedais cambio e volante sao todos macios na dose certa similares aos de um seda de forma geral esta cabine poderia estar em quase todo o line up da fiat exceto talvez os puxadores de porta grandes que faria um belo serviço deixando claro que a ambientaçao do interior da toro e mesmo automotiva os bancos prosseguem com o mesmo recado apresentam bons apoios laterais que acabam sendo uma mensagem sutil aos ocupantes de que embora seja uma picape da pra fazer graça o espaço traseiro e uma das grandes vantagens de uma picape monobloco em relaçao as de chassi como o assoalho pode ficar mais baixo o assento fica numa altura boa sem jogar seus joelhos la pra cima ela consegue receber com bom conforto tres ocupantes de cerca de 1 75 m ou dois com ate 1 85 m pessoas mais altas que isso começam a ficar bem proximas do teto comparado a oroch o espaço e bem parecido mas ha um pouco mais espaço para os joelhos e o encosto fica numa posiçao menos vertical mais relaxada castigando o bovino em cerca de duas horas de test drive na regiao de campinas pude experimentar todas as configuraçoes mecanicas da fiat toro 1 8 flex automatica de seis marchas 4x2 2 0 turbodiesel manual de seis marchas e 4x2 2 0 turbodiesel manual de seis marchas e 4x4 a unidade fotografada e por fim a topo de linha volcano 2 0 turbodiesel automatica de nove marchas 4x4 neste periodo me perdi propositalmente do roteiro original que era bastante retilineo para expor a toro ao maximo de situaçoes cidade estrada pendura la em alças de retorno vazias atropelar lombadas tartarugas e buracos e dentro do possivel provar um pouco de off road começando pelo o que todas apresentam em comum excelente isolamento acustico digno de um bom suv e uma das suspensoes traseiras mais bacanas se nao a mais que ja provei em uma picape me impressionou dentro de sua categoria como quando experimentei o ford focus pela primeira vez no canto de uma das alças de retorno nas quais pus a toro a prova havia um caroço de asfalto com cerca de 10 cm de altura formado pela deformaçao do solo mais algumas ondulaçoes em sequencia fiz minha trajetoria ja pendurado no limite da aderencia lateral de forma que passasse por este obstaculo com os dois eixos com os pneus de apoio numa picape media de eixo rigido a dianteira absorveria este primeiro bump mas geralmente macia levaria alguns ciclos para normalizar ja a traseira com eixo rigido de grande inercia pularia e tenderia a esterçar ou se deslocar lateralmente resultando numa traseirada repentina e de complicado dominio devido a inercia da massa nao suspensa numa compacta como a saveiro ou a strada o problema seria o contrario com pouco curso de suspensao e carga maior a dianteira ja apoiada pela inercia daria no batente enquanto a traseira daria o mesmo pulo de uma media mas talvez com mais controlabilidade a toro suspensao dianteira e traseira no mesmo fio de comunicaçao bump bump absorçao progressiva curso abundante e dissipaçao imediata sequer precisei alterar o angulo de esterçamento e mais o controle de estabilidade mal entrou em açao e claro meus amigos que estamos falando de um veiculo com tres metros de entre eixos e quase 1 70 m de altura entao o sub esterço e claro e a aderencia lateral e boa mas nao surpreendente contudo para uma picape ou suv o comportamento dinamico desta fiat e invejavel fica registrado os nossos parabens a turma que cuidou do acerto dinamico do brinquedo pois a proposta foi realmente bem atendida a oroch ja tinha nos causado uma bela supresa mas a toro foi algo alem atropelei lombadas incontaveis tartarugas todos os buracos que consegui visualizar embora nao tenha conseguido topar com nenhuma cratera sim eu as procurei em todos os obstaculos nos quais castiguei a toro o resultado foi o mesmo sem pancada e com uma sensaçao de absorçao similar na dianteira e na traseira dando um senso de unidade que nao existe numa picape de chassi mas as limitaçoes existem e nao tardaram para aparecer se a suspensao tem capacidade invejavel de absorçao e um bom curso para compressao ela por outro lado carece de curso em extensao como voces viram la em cima e facil de a toro ficar em tres rodas com apoios cruzados e em situaçoes de piso extremamente judiado de baixa aderencia isso vai acabar ficando bem evidente como consolo o monobloco parece muito rigido pois nao ouvi nem um pio os angulos de ataque saida e de rampa tambem nao sao grande coisa perto de uma picape media utilitaria se voce parar pra pensar esta limitaçao surge justamente no limite da aplicaçao do perfil da toro se voce esta encarando encrencas deste tipo meu caro e porque voce realmente deveria estar com uma picape de chassi sacrificando dinamica e praticidade para ganhar em capacidade no fora de estrada antes de entrarmos nas observaçoes individuais de cada powertrain anote os dados basicos sim o peso e o calcanhar de aquiles dela bem como do jeep renegade a plataforma e a suspensao de ambos sao bem reforçadas mas cobram o seu onus na balança fiat toro 1 8 flex at6 4x2 estreia uma evoluçao do motor 1 8 do renegade chamado 1 8 etorq evo vis esta ultima sigla descreve o coletor de admissao variavel abaixo de 4 000 rpm o ar faz a rota mais longa acima desta rotaçao os flaps se abrem para encurtar o coletor tem bomba de oleo variavel e comando variavel contudo seus 135/139 cv a 5 750 rpm gasolina/etanol e 18 8/19 3 mkgf a 3 750 rpm sao poucos para a massa de 1 619 kg o que fica evidente pela reduçao da capacidade de carga de 1 000 kg para 650 kg em relaçao ao modelo diesel o consumo medio guiando de forma normal ficou na casa dos 8 5 km/l de gasolina a 100 km/h a rotaçao em sexta marcha e de 2 000 rpm e a 120 km/h 2 500 rpm sao giros confortaveis a velocidade maxima declarada e de 175 km/h com 12 2 s no 0 a 100 km/h com etanol achei este ultimo dado um pouco otimista para vocaçao urbana despretensiosa e viagens de turismo e um conjunto suficiente ate porque o silencio a bordo e maior e com dianteira mais leve e pneus de asfalto nexen todas as outras usam pneus mistos pirelli scorpion da ate pra fazer bobagens e dar risada com a dinamica bacana mas ultrapassagens em estrada demoram o cambio automatico de seis marchas e obrigado a reduzir constantemente em ladeiras e em uma situaçao de carga de cinco passageiros ou muita bagagem certamente as coisas vao ficar dificeis e importante dizer que com este novo motor e o diferencial mais curto que em relaçao ao renegade a pegada em baixa rotaçao esta melhor que o jeep 1 8 flex ainda que em alto giro seja algo semelhante nao tem muito milagre o motor a gasolina ou etanol correto para a toro seria o 2 4 tigershark e idealmente um downsized turbinado fiat toro 2 0 diesel m6 4x2 e 4x4 dinamicamente a 4x2 e a mais interessante por ter melhor relaçao peso potencia ambas apresentam um motor muito bem isolado da cabine em termos de vibraçoes talvez nao tanto em ressonancia em algumas rotaçoes mas nada que incomode a primeira marcha parece bastante longa de forma que e facil deixar o motor morrer pois o acelerador eletronico nao compensa muito bem saidas feitas apenas com a embreagem esta primeira marcha comprida tambem faz sobrecarregar a embreagem no fora de estrada um pouco mais do que o ideal para uso geral ambas deverao ser as favoritas consumo medio castigando o pedal da direita foi de 9 km/l de diesel a 100 km/h na sexta marcha 1 950 rpm e a 120 km/h 2 400 rpm dados declarados 190 km/h de maxima 188 km/h na 4x4 e 0 a 100 km/h em 9 5 s em ambas apenas nao entendemos por que o cambio automatico ficou restrito a versao topo de linha ja que a proposta da fiat era justamente de oferecer um veiculo universal feito para agradar gente de fora deste setor como mulheres proprietarias de suvs e homens donos de sedas mercados nos quais o cambio automatico ou automatizado e obrigaçao de portfolio fiat toro 2 0 diesel at9 4x4 o melhor powertrain da toro comete apenas um pecado por alguma razao a configuraçao automatica de nove marchas transmite mais vibraçoes aos pedais e aos bancos que a manual dando uma sensaçao de picape diesel com chassi fora isso este cambio da um bom show a 100 km/h ele sequer deixa engatar a nona marcha registrando 1 750 rpm em oitava a 120 km/h a mesma rotaçao mas em nona com tres marchas a mais as trocas ficam mais suaves o silencio a bordo fica maior e o consumo melhora passando dos 10 km/l no meu test drive para quem vai encarar piso judiado e morros recomendo esta versao devido a presença da primeira marcha reduzida ela lida melhor com rampas velocidade maxima declarada de 188 km/h e zero a 100 km/h em dez segundos cravados bottom line ao contrario da maior parte dos suvs cujas funcionalidades sao melhor executadas por uma perua com exceçao dos suvs com capacidade off road existem razoes tecnicas reais para um veiculo como a toro ou a oroch existir se uma picape media 4x4 com chassi e mais robusta e e o que voce precisa para o fora de estrada mais serio ou na necessidade de uma caçamba realmente grande ela cobra um contracheque em diversos outros quesitos dificil de estacionar dinamica ruim espaço traseiro limitado devido ao assoalho alto design limitado pelas caracteristicas construtivas para quem precisava transportar objetos grandes ou sujos picapes compactas faziam o serviço mas a limitaçao de habitabilidade era inerente bem como uma maior limitaçao no off road devido a suspensao e vao livre comparaveis a automoveis na pratica a toro e a oroch atendem as demandas da maior parte dos usuarios das picapes medias de cabine dupla simplesmente porque em varios casos ha um que de overkill por falta de opçao mais compacta e dinamica mas que ainda ofereça caçamba e bom espaço interno para cinco o fato de a toro avançar em termos de estilo e recursos para simpatizar com o publico de suvs e aposta a fiat ate de sedas e hatches medios nao deve ser subestimado no test drive uma das primeiras abordagens foi feita por um senhor a bordo de uma passat variant da geraçao anterior se ela nao e um veiculo entusiasta certamente pode atender aos caprichos de um ja que consegue transportar motores karts e motocicletas em sua caçamba com extensor de forma geral a toro e superior a oroch em termos de design dinamica acabamento e conjunto mecanico ja que ja nasce com opçao 4x4 e turbodiesel mas ela deixa a guarda aberta em relaçao a renault ao nao oferecer uma versao mais basica de cambio manual nao apresentar um motor flex mais compativel com a sua massa e ao se posicionar num flanco de preços substancialmente mais alto nota o powertrain das versoes a diesel e importado o que ajuda a explicar o salto a ponto de podermos separa las em duas categorias diferentes tambem nao entendemos a ausencia da opçao automatica nos modelos a diesel intermediarios e a presença do tambor nos freios traseiros em todas as versoes mas mesmo com estes detalhes nao temos muita duvida de que esta fiat que ja goza de reputaçao de robustez com a strada vai crescer bem rapido no mercado [ agradecimentos humberto do kartodromo dom pedro ]
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